Avançar para o conteúdo principal

Hackers Australianos atacaram dispositivos Mac e iOS

Numa espécie de ataque Ransomware contra dispositivos Mac e iOS, alguns australianos deram conta que, de forma remota, os seus equipamentos ficavam bloqueados e para reverter essa situação teriam de pagar a quem perpetuou esse ataque e deixou uma “notinha” no ecrã!
imagem_ataque_ao_mac00_small

Está a aumentar o número de utilizadores australianos que reportaram, nas últimas horas, um problema “estranho” no fórum de suporte da Apple. Segundo eles, os seus dispositivos, sejam Macs, iPhones ou iPads, estão a ser remotamente bloqueados e mostram uma mensagem de aviso que para serem desbloqueados têm de pagar um valor monetário.
O site The Sydney Morning reportou que alguém cujo nome é “Oleg Pliss.”, o hacker (ou hackers), exige o pagamento de um valor, que vai dos 50 até aos 100 dólares, a ser pago através do PayPal numa conta anónima para libertar as máquinas do bloqueio conseguido via iCloud. Só dessa forma os legítimos proprietários recebem de novo o controlo da máquina.
i was using my ipad a short while ago when suddenly it locked itself, and was askiwhich I’d never previously set up. I went to check my phone and there was a message on the screen (it’s still there) saying that my device(s) had been hacked by ‘Oleg Pliss’ and he/she/they demanded $100 USD/EUR to return them to me.
São vários o testemunhos da tentativa de extorsão que está a ser levada a cabo pelo hacker:
Same things here, both Ipads got the “hacked by Oleg Pliss” message, both have passcodes. In Western Australia also. I’ve chatted with Apple Chat and they said “this is very serious.” They’ve set up a phone call back from the correct department (whoever they are) tomorrow morning so we’ll see what happens then. We can access the ipads because they both had passcodes but when an app is used, it comes up with GameCentre password request; we didn’t put it in.
O especialista em segurança IT, Troy Hunt, consultado sobre esta questão, afirma que os hackers estão a usar provavelmente dados expostos de recentes violações de segurança de login para contas iCloud.
Um problema que existiu no passado e que os utilizadores facilitaram
Um problema que existiu no passado e que os utilizadores facilitaram.
Troy referiu também que as contas atacadas provavelmente não estavam a usar a verificação em dois passos, sugerindo que uma única senha não garante total segurança ao serviço e poderá estar aí o problema.
A Apple ainda não se pronunciou sobre esta situação, embora os utilizadores tinham sido incentivados a activar a verificação a dois passos para o seu ID da Apple com instruções disponíveis em uma página de suporte.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Llama Mountain: A board mais pequena do mundo é da Intel

A miniaturização dos componentes que constituem os nossos computadores tem estado a atingir níveis microscópicos. Ao criarem estes componentes passa a ser possível incluí-los em chassis ainda mais pequenos ou permite ganhar espaço para a colocação de outros elementos de maiores dimensões. A Intel apresentou hoje um protótipo, de nome Llama Mountain, que revela uma motherboard completa, mas de dimensões extremamente pequenas. Esta tecnologia vai estar disponível para qualquer OEM criar dispositivos, completos, ainda mais pequenos ou com outras características únicas. O Llama Mountain foi apresentado pela Intel na Computex um tablet único, a correr Windows 8.1 Pro, que é suportado por uma motherboard de dimensões reduzidas e que permite que exista espaço para a colocação de duas baterias. Estas duas baterias, de dimensões generosas, garantem a este tablet de 12.5 polegadas uma autonomia de 32 horas. Também como resultado da utilização desta motherboard, o tablet que fo...

Ubuntu 13.10 Saucy Salamander virá com o MIR

Durante o dia de hoje, o mundo Linux assistiu ao anuncio de duas informações antagónicas: Por um lado Jonathan Riddell,  do projecto  Kubuntu,   referiu que o Mir/XMir não será (ainda) integrado na sua distribuição  ;  Relativamente ao projecto Ubuntu, a informação é que o Ubuntu 13.10 Saucy Salamander virá com o MIR. Tal como anunciado  o Ubuntu 13.10 Saucy Salamander virá com o MIR, um novo servidor gráfico, desenvolvido pela Canonical, desenhado para ser rápido, eficiente e transversal a várias versões do Ubuntu (ex. Ubuntu para smartphones/ tablets, desktops, TV, etc). O Mir será o  substituto do X-Window e X.org  e oferecerá uma nova experiência aos utilizadores (de referir que a não adopção do  Wayland   – projecto idêntico desenvolvido por um grupo de programadores da Redhat, se deveu a incompatibilidades com os objectivos traçados pela Canonical). Como objectivo traçado, a equipa de desenvolvimento pretende...

Avira PC Cleaner, do alerta para a segurança

As ferramentas que nos podem ajudar a detectar uma eventual infecção no nosso sistema são sempre uma mais-valia. Mas tornam-se ainda mais úteis quando chegam pela mão das grandes marcas de software com tradição em soluções de segurança, como é o caso da  Avira . Assim, a marca alemã disponibilizou o seu Avira PC Cleaner que pode ser descrito como uma ferramenta individual de pesquisa para vírus que funcional de forma independente, em espécie de «auditor» quer tenhamos ou não outras ferramentas de segurança instaladas. Vamos conhecer? O primeiro programa é bastante leve, rondando pouco mais de 2 MB de download sem necessidade de instalação. Uma vez descarregado basta correr o programa para que, de forma automática ele descarregue via INternet a «segunda parte» dele mesmo. Penso que começamos bem por aqui, pois este procedimento reduz, em certa forma, a possibilidade de eventuais conflitos com outras ferramentas de segurança que possamos ter instaladas. Uma vez d...