Avançar para o conteúdo principal

Como usar o Linux Ubuntu 14.04… sem comandos

Webmin - Uma das mais fantásticas ferramentas open source que permite gerir todo o sistema através de um simples browser.
Já pensou se fosse possível configurar e gerir todos os serviços da nossa máquina Linux/Unix através de um simples browser? Tal cenário é possível sendo apenas necessário instalar uma das ferramentas mais fantásticas do mundo open source: o Webmin.
Apesar de já ser uma ferramenta conhecida dos nossos leitores, hoje vamos ensinar como instalar no Ubuntu e derivados.
webmin_06
O Webmin é uma ferramenta de administração gráfica (web-based), escrita por Jamie Cameron, que nos permite administrar facilmente o nosso sistema Linux. Desta forma, através de um simples browser, poderemos controlar/gerir, de qualquer parte do mundo, o nosso “poderoso” sistema Linux.
Principais funcionalidades
  • Configuração Administração de impressoras
  • Sistema de boot
  • Gestão de Discos/partições, etc
  • Configurar os mais diversos serviços: Apache, SSH, Sendmail, qmail, postfix, samba, DNS, DHCP, PPP, tuneis SSL
  • Configurar o Crontab
  • Definir regras no iptables
  • Gerir quotas, utilizadores, grupos
  • etc, etc, etc
Como instalar o Webmin?
Para instalar o Webmin no Ubuntu e derivados basta que siga os seguintes passos:
Passo 1) Adicionar o repositório oficial do Webmin. Para isso basta editar o ficheiro /etc/apt/sources.list e adicionar as seguintes linhas:
deb http://download.webmin.com/download/repository sarge contrib
deb http://webmin.mirror.somersettechsolutions.co.uk/repository sarge contrib
webmin_00
Passo 2) Adicionar a chave GPG
sudo wget http://www.webmin.com/jcameron-key.asc
sudo apt-key add jcameron-key.asc
Passo 3) Actualizar a lista de sources
sudo apt-get update
Passo 4) Instalar o webmin
O Webmin ocupa cerca de 140 MB.
sudo apt-get install webmin
Passo 5) Abrir a porta 10000 na firewall
Por omissão o webmin usa a porta 10000. Para abrir na firewall as comunicações para essa porta basta executar o seguinte comando:
sudo ufw allow 10000
Acesso à Interface Web
Depois de instalado basta aceder ao link fornecido no (https://mouse:10000//), onde mouse é o nome da nossa máquina. Outras das formas mais credível para acederem é trocarem o nome pelo IP da vossa máquina em . Depois de abrirem o link no vosso browser deverá ser apresentado o menu do login no qual devem colocar as vossas credenciais (username + login) da conta local que usam na vossa máquina.
Uma vez que o certificado SSL não é reconhecido pelo sistema, devem carregar em I Understand the Risks
webmin_01
Depois Add Exception
webmin_02
E por fim carregar em Confirm Security Exception
webmin_03
Depois de aceitar o certificado (algo que só acontece na primeira vez de actualização) basta introduzir as credenciais de acesso (as mesmas usadas para entrar no sistema).
webmin_04
Depois de acederem à Dashboard é só ter algum tempo para explorar todas as funcionalidades que esta ferramenta oferece.
webmin_05

Como viram o processo de instalação é algo bastante simples e acessível. Fica deste já prometido que nos próximos tempos iremos apresentar, em mais detalhe, algumas funcionalidades desta fantástica ferramenta que nos permite gerir, usando um único browser, todo o poderoso sistema Linux.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Llama Mountain: A board mais pequena do mundo é da Intel

A miniaturização dos componentes que constituem os nossos computadores tem estado a atingir níveis microscópicos. Ao criarem estes componentes passa a ser possível incluí-los em chassis ainda mais pequenos ou permite ganhar espaço para a colocação de outros elementos de maiores dimensões. A Intel apresentou hoje um protótipo, de nome Llama Mountain, que revela uma motherboard completa, mas de dimensões extremamente pequenas. Esta tecnologia vai estar disponível para qualquer OEM criar dispositivos, completos, ainda mais pequenos ou com outras características únicas. O Llama Mountain foi apresentado pela Intel na Computex um tablet único, a correr Windows 8.1 Pro, que é suportado por uma motherboard de dimensões reduzidas e que permite que exista espaço para a colocação de duas baterias. Estas duas baterias, de dimensões generosas, garantem a este tablet de 12.5 polegadas uma autonomia de 32 horas. Também como resultado da utilização desta motherboard, o tablet que fo...

Ubuntu 13.10 Saucy Salamander virá com o MIR

Durante o dia de hoje, o mundo Linux assistiu ao anuncio de duas informações antagónicas: Por um lado Jonathan Riddell,  do projecto  Kubuntu,   referiu que o Mir/XMir não será (ainda) integrado na sua distribuição  ;  Relativamente ao projecto Ubuntu, a informação é que o Ubuntu 13.10 Saucy Salamander virá com o MIR. Tal como anunciado  o Ubuntu 13.10 Saucy Salamander virá com o MIR, um novo servidor gráfico, desenvolvido pela Canonical, desenhado para ser rápido, eficiente e transversal a várias versões do Ubuntu (ex. Ubuntu para smartphones/ tablets, desktops, TV, etc). O Mir será o  substituto do X-Window e X.org  e oferecerá uma nova experiência aos utilizadores (de referir que a não adopção do  Wayland   – projecto idêntico desenvolvido por um grupo de programadores da Redhat, se deveu a incompatibilidades com os objectivos traçados pela Canonical). Como objectivo traçado, a equipa de desenvolvimento pretende...

Avira PC Cleaner, do alerta para a segurança

As ferramentas que nos podem ajudar a detectar uma eventual infecção no nosso sistema são sempre uma mais-valia. Mas tornam-se ainda mais úteis quando chegam pela mão das grandes marcas de software com tradição em soluções de segurança, como é o caso da  Avira . Assim, a marca alemã disponibilizou o seu Avira PC Cleaner que pode ser descrito como uma ferramenta individual de pesquisa para vírus que funcional de forma independente, em espécie de «auditor» quer tenhamos ou não outras ferramentas de segurança instaladas. Vamos conhecer? O primeiro programa é bastante leve, rondando pouco mais de 2 MB de download sem necessidade de instalação. Uma vez descarregado basta correr o programa para que, de forma automática ele descarregue via INternet a «segunda parte» dele mesmo. Penso que começamos bem por aqui, pois este procedimento reduz, em certa forma, a possibilidade de eventuais conflitos com outras ferramentas de segurança que possamos ter instaladas. Uma vez d...