Avançar para o conteúdo principal

Google passa a Apple e é agora a marca mais valiosa do mundo

Corria o Ano de 2008 e a Google era considerada a marca mais valiosa do mundo. O índice BrandZ destacava esta marca que se sobrepunha à Microsoft, nessa altura. A Coca-Cola sempre andou a rondar as primeiras posições mas desde 2011 que a marca de Cupertino era a considerada como a mais valiosa.
No mais recente relatório do índice BrandZ, a Google ascende ao primeiro lugar deste ranking.
imgem_google_mais_valiosa00_small

índice BrandZ é uma base de dados brand equity que detém dados de mais de 650 mil consumidores e profissionais de 31 países, comparando mais de 23.000 marcas. Esta base de dados é usada para estimar as avaliações das marcas e a cada ano, desde 2006, tem sido usada para gerar uma lista das 100 maiores marcas globais.
Segundo o BrandZ “o valor da marca é o valor financeiro de uma marca definido como a soma de todos os ganhos que a marca deverá gerar”. O BrandZ recolhe anualmente dados dos consumidores, com cada pessoa questionada para avaliar marcas num competitivo contexto de uma categoria de mercado. Isso gera opiniões de pessoas que conhecem a categoria e, portanto, podem julgar uma marca com base nos atributos que são importantes para eles.
imgem_google_mais_valiosa01_small
Índice BrandZ com as mais valiosas marcas mundiais.
Após 3 anos de liderança deste índice, a Apple perdeu o seu posto para a Google. Esta é agora a marca mais valiosa do mundo. A análise da consultora MillwardBrown, responsável por este índice, considerou que a marca de Cupertino vale 147,8 milhões de dólares ao passo que a sua concorrente, a Google, está avaliada em 158,8 milhões de dólares.
Esta descida de posição, conforme podemos ver na imagem em cima, deve-se a perdas entre 2013 e 2014, onde perdeu 20% do seu valor. Já a Google aumentou cerca de 40% o seu valor em marca.

Mas então, como empresa, a Apple deixou de ser a mais valiosa?
Não, este índice BrandZ não retrata o poder financeiro das empresas, mas sim, em grosso modo, a sua força como marca no mercado global. Em termos de mercado e retirando os valores actuais do índice 2000 que pode ser consultado na Forbes (dados compilados com base nas vendas, lucros, activos e valor de mercado), o ranking está estruturado pela seguinte ordem de grandeza:
  1. Apple = 483.1 mil milhões de dólares
  2. Google = 382.5 mil milhões de dólares
  3. Microsoft = 343.8 mil milhões de dólares
  4. IBM = 202.5 mil milhões de dólares
  5. Samsung = 186.5 mil milhões de dólares
  6. Oracle = 185 mil milhões de dólares
  7. Facebook = 159.7 mil milhões de dólares
  8. Amazon = 157.5 mil milhões de dólares
  9. Qualcomm = 135.5 mil milhões de dólares
  10. Intel = 129.2 mil milhões de dólares
Este TOP 10 de valores de mercado de cada empresa mostra que há dentro de um segmento tecnológico uma proximidade entre a Google, no 2º lugar, e a Microsoft, no 3º posto, antecedendo um fosso para a quarta posição e seguintes.
O Facebook, por exemplo, é dentro das redes sociais a que mais se destaca, com um valor de mercado na ordem dos 159.7 mil milhões de dólares, contra o seu “rival” Twitter com uma valor de 27.6 mil milhões de dólares. A título de curiosidade, a maior rede asiática, a poderosa Baidu tem um valor de mercado de 55.8 mil milhões de dólares.
Mas esta queda da Apple poderá “influênciar” os seus resultados financeiros?
É sinal de algum arrefecimento em termos de imagem no mercado de consumo, é uma marca que perdeu algum fulgor nos últimos anos e isso custou-lhe muito mercado nalguns segmentos. Contudo, uma marca como a Apple tem argumentos para responder a esta perda de carisma, mas… tem de mostrar mais a um mercado que actualmente é mais exigente!

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Llama Mountain: A board mais pequena do mundo é da Intel

A miniaturização dos componentes que constituem os nossos computadores tem estado a atingir níveis microscópicos. Ao criarem estes componentes passa a ser possível incluí-los em chassis ainda mais pequenos ou permite ganhar espaço para a colocação de outros elementos de maiores dimensões. A Intel apresentou hoje um protótipo, de nome Llama Mountain, que revela uma motherboard completa, mas de dimensões extremamente pequenas. Esta tecnologia vai estar disponível para qualquer OEM criar dispositivos, completos, ainda mais pequenos ou com outras características únicas. O Llama Mountain foi apresentado pela Intel na Computex um tablet único, a correr Windows 8.1 Pro, que é suportado por uma motherboard de dimensões reduzidas e que permite que exista espaço para a colocação de duas baterias. Estas duas baterias, de dimensões generosas, garantem a este tablet de 12.5 polegadas uma autonomia de 32 horas. Também como resultado da utilização desta motherboard, o tablet que fo...

Ubuntu 13.10 Saucy Salamander virá com o MIR

Durante o dia de hoje, o mundo Linux assistiu ao anuncio de duas informações antagónicas: Por um lado Jonathan Riddell,  do projecto  Kubuntu,   referiu que o Mir/XMir não será (ainda) integrado na sua distribuição  ;  Relativamente ao projecto Ubuntu, a informação é que o Ubuntu 13.10 Saucy Salamander virá com o MIR. Tal como anunciado  o Ubuntu 13.10 Saucy Salamander virá com o MIR, um novo servidor gráfico, desenvolvido pela Canonical, desenhado para ser rápido, eficiente e transversal a várias versões do Ubuntu (ex. Ubuntu para smartphones/ tablets, desktops, TV, etc). O Mir será o  substituto do X-Window e X.org  e oferecerá uma nova experiência aos utilizadores (de referir que a não adopção do  Wayland   – projecto idêntico desenvolvido por um grupo de programadores da Redhat, se deveu a incompatibilidades com os objectivos traçados pela Canonical). Como objectivo traçado, a equipa de desenvolvimento pretende...

Avira PC Cleaner, do alerta para a segurança

As ferramentas que nos podem ajudar a detectar uma eventual infecção no nosso sistema são sempre uma mais-valia. Mas tornam-se ainda mais úteis quando chegam pela mão das grandes marcas de software com tradição em soluções de segurança, como é o caso da  Avira . Assim, a marca alemã disponibilizou o seu Avira PC Cleaner que pode ser descrito como uma ferramenta individual de pesquisa para vírus que funcional de forma independente, em espécie de «auditor» quer tenhamos ou não outras ferramentas de segurança instaladas. Vamos conhecer? O primeiro programa é bastante leve, rondando pouco mais de 2 MB de download sem necessidade de instalação. Uma vez descarregado basta correr o programa para que, de forma automática ele descarregue via INternet a «segunda parte» dele mesmo. Penso que começamos bem por aqui, pois este procedimento reduz, em certa forma, a possibilidade de eventuais conflitos com outras ferramentas de segurança que possamos ter instaladas. Uma vez d...