Depois de analisarmos várias plataformas para este efeito, a nossa escolha recaiu sobre a solução da empresaE-goi, hoje vamos mostrar como é muito simples criar uma Newsletter.
Quando entramos na plataforma Web da E-goi para começar a construir a nossa Newsletter são várias as opções disponíveis, como por exemplo Listas, Relatórios, Formulários, etc. Vamos explicar sucintamente cada uma delas.
Listas
O sucesso de uma newsletter deve-se, em grande parte, ao número de subscritores da mesma. Nesse sentido, a plataforma oferece ferramentas de captação (ex. formulários) que facilitam a subscrição da Newsletter ficando os dados guardados por listas.
Campanhas
Dentro do menu Campanha podemos aceder aos sub-menus:
- Criar Campanha
- Ver Todas
- Automáticas
- Ensaios
- Sequência
Criar Campanha
Através da opção Criar Campanha é possível definir qual o canal a usar para a distribuição da campanha, que pode ser por e-mail, SMS, Smart SMS, FAX e Voz.
Considerando a escolha de e-mail, existem 4 opções à escolha:
- Básico (Criar do Zero)
- Modelos E-Goi
- Modelos que Gravei
- Importar
Para esta apresentação da plataforma, vamos escolher a opção Modelos E-goi que nos disponibiliza vários templates que facilitam a criação de qualquer tipo de campanha.
Depois de seleccionado o Modelo, o utilizador pode proceder à personalização do mesmo, adaptando-o à imagem da sua empresa/campanha de acção.
Do lado esquerdo dispomos de secções:
- Cores e estilos globais
- Texto Longo
- Adicionar Elementos
Cores e estilos globais
Dentro de cores e estilos globais é possível definir, por exemplo, a largura da newsletter, estilo dos textos, cores globais, assim como transformar a Newsletter num modelo responsivo (adaptável a vários equipamentos).
Dentro da secção texto longo dispomos de um conjunto de parâmetros que nos permitem personalizar o estilo dos conteúdos da Newsletter.
Na última secção podemos encontrar elementos que podem ser colocados na Newsletter, como por exemplo, imagens, separadores, vídeo, divisão por colunas, etc.
A plataforma dispõe ainda de um editor avançado de HTML e ferramentas que permitem antever e enviar a Newsletter para um conjunto de contactos definidos (por exemplo, para avaliar se está tudo correcto antes de enviar para a lista).
Podemos também realizar testes de SPAM, recorrendo ao SpamAssasin, avaliar todo o código da newsletter e até testar o aspecto do e-mail nos mais diversos serviços de e-mail.
Num próximo artigo vamos mostrar outras interessantes funcionalidades. Para quem necessitar de um serviço deste tipo, experimente gratuitamente aqui.
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