Avançar para o conteúdo principal

Discos SSD 4x mais rápidos graças a novo sistema de cache

…e com um consumo mais eficiente de energia.
Os discos continuam a ter um papel fundamental na performance de qualquer sistema. A capacidade de armazenamento dos dispositivos tem crescido significativamente desde há uns anos para cá, atingindo hoje os Terabytes. No entanto, a aposta tem sido cada vez mais em discos híbridos ou discos SSD que garantem performances estonteantes.
Recentemente uma equipa de investigadores Japoneses criou uma nova tecnologia que aumenta drasticamente a performance dos discos SSD garantindo velocidades 4x superiores às actuais.
ssd-intel
A equipa liderada por Ken Takeuchi, professor do Departamento de Engenharia na Universidade de Chuo, anunciou recentemente uma nova tecnologia que melhora significativamente a velocidade de escrita em discos SSD, ao mesmo tempo que garante uma melhor eficiência energética. Esta “nova” tecnologia foi anunciada este ano durante o evento International Memory Workshop (IMW), numa palestra com o tema “NAND Flash Aware Data Management System for High-Speed SSDs by Garbage Collection Overhead Suppression”.
Como nas memória flash NAND não é possível reescrever dados na mesma área de memória, é necessário então escrever essa informação numa nova área e depois “invalidar” a área antiga. Como resultado, a memória fica fragmentada, aumentando a área inválida e diminuindo assim, de certa forma, a capacidade de armazenamento e também a performance do dispositivo. Portanto, as memórias flash NAND necessitam de reorganizar a informação mantendo-a em espaços de blocos contíguos (eliminando assim as áreas inválidas). Este processo demora, em média, cerca de 100ms ou mais, afectando drasticamente a velocidade de escrita do disco SSD.
Com a nova tecnologia, em vez de escrever em novas páginas, a informação é gravada em páginas fragmentadas localizadas no bloco que irá ser apagado posteriormente. Como resultado, a proporção de páginas inválidas no bloco a ser apagada aumenta, reduzindo o número de páginas válidas que precisam de ser copiadas para uma outra área no momento do “garbage collecting” – processo automático para gestão/alocação de memória.
nand_00
Na simulação realizada, a equipa de investigadores confirmou que estava nova tecnologia aumenta a velocidade de escrita em 300% e diminui o consumo de energia em cerca de 60% e também a redução do número de escritas/eliminação de dados em 55%, aumentando assim o tempo de vida do próprio disco SSD.
nand_01
Além da velocidade e eficiência energética, há também a informação que esta tecnologia poderá ser incorporada nos discos actuais uma vez que pode ser realizada via software.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Ubuntu 13.10 Saucy Salamander virá com o MIR

Durante o dia de hoje, o mundo Linux assistiu ao anuncio de duas informações antagónicas: Por um lado Jonathan Riddell,  do projecto  Kubuntu,   referiu que o Mir/XMir não será (ainda) integrado na sua distribuição  ;  Relativamente ao projecto Ubuntu, a informação é que o Ubuntu 13.10 Saucy Salamander virá com o MIR. Tal como anunciado  o Ubuntu 13.10 Saucy Salamander virá com o MIR, um novo servidor gráfico, desenvolvido pela Canonical, desenhado para ser rápido, eficiente e transversal a várias versões do Ubuntu (ex. Ubuntu para smartphones/ tablets, desktops, TV, etc). O Mir será o  substituto do X-Window e X.org  e oferecerá uma nova experiência aos utilizadores (de referir que a não adopção do  Wayland   – projecto idêntico desenvolvido por um grupo de programadores da Redhat, se deveu a incompatibilidades com os objectivos traçados pela Canonical). Como objectivo traçado, a equipa de desenvolvimento pretende que o MIR seja totalmente compatível e estável com o

Download Windows 7,8,10

Download Windows 7,8,10 num unico ISO - mega