Avançar para o conteúdo principal

Discos SSD 4x mais rápidos graças a novo sistema de cache

…e com um consumo mais eficiente de energia.
Os discos continuam a ter um papel fundamental na performance de qualquer sistema. A capacidade de armazenamento dos dispositivos tem crescido significativamente desde há uns anos para cá, atingindo hoje os Terabytes. No entanto, a aposta tem sido cada vez mais em discos híbridos ou discos SSD que garantem performances estonteantes.
Recentemente uma equipa de investigadores Japoneses criou uma nova tecnologia que aumenta drasticamente a performance dos discos SSD garantindo velocidades 4x superiores às actuais.
ssd-intel
A equipa liderada por Ken Takeuchi, professor do Departamento de Engenharia na Universidade de Chuo, anunciou recentemente uma nova tecnologia que melhora significativamente a velocidade de escrita em discos SSD, ao mesmo tempo que garante uma melhor eficiência energética. Esta “nova” tecnologia foi anunciada este ano durante o evento International Memory Workshop (IMW), numa palestra com o tema “NAND Flash Aware Data Management System for High-Speed SSDs by Garbage Collection Overhead Suppression”.
Como nas memória flash NAND não é possível reescrever dados na mesma área de memória, é necessário então escrever essa informação numa nova área e depois “invalidar” a área antiga. Como resultado, a memória fica fragmentada, aumentando a área inválida e diminuindo assim, de certa forma, a capacidade de armazenamento e também a performance do dispositivo. Portanto, as memórias flash NAND necessitam de reorganizar a informação mantendo-a em espaços de blocos contíguos (eliminando assim as áreas inválidas). Este processo demora, em média, cerca de 100ms ou mais, afectando drasticamente a velocidade de escrita do disco SSD.
Com a nova tecnologia, em vez de escrever em novas páginas, a informação é gravada em páginas fragmentadas localizadas no bloco que irá ser apagado posteriormente. Como resultado, a proporção de páginas inválidas no bloco a ser apagada aumenta, reduzindo o número de páginas válidas que precisam de ser copiadas para uma outra área no momento do “garbage collecting” – processo automático para gestão/alocação de memória.
nand_00
Na simulação realizada, a equipa de investigadores confirmou que estava nova tecnologia aumenta a velocidade de escrita em 300% e diminui o consumo de energia em cerca de 60% e também a redução do número de escritas/eliminação de dados em 55%, aumentando assim o tempo de vida do próprio disco SSD.
nand_01
Além da velocidade e eficiência energética, há também a informação que esta tecnologia poderá ser incorporada nos discos actuais uma vez que pode ser realizada via software.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

O Windows 8.1 já chegou!

A mais recente actualização do Windows já está na loja de aplicações do Windows! De acordo com as datas que Microsoft tinha apresentado para o lançamento da mais recente versão do windows, seria hoje que a sua chegada aconteceria. E como a Microsoft cumpre escrupulosamente aquilo que promete, o Windows 8.1 já começou a ser visto na Loja de Aplicações para actualização. Segundo vários relatos, e confirmado pelo Pplware, já existem utilizadores a ter disponível na Store do Windows a opção de actualização para o Windows 8.1. A instalação desta actualização, que será muito mais que isso, vai permitir aos utilizadores terem acesso a todas as novidades do Windows 8.1, sendo a mais esperada o regresso do botão Iniciar. Existem ainda outras novidades, que formos apresentando e que podem ser descobertas com a utilização deste novo sistema operativo. Para verificarem se o Windows 8.1 já está disponível para download no vosso sistema, devem abrir a Store e verificar ...

Llama Mountain: A board mais pequena do mundo é da Intel

A miniaturização dos componentes que constituem os nossos computadores tem estado a atingir níveis microscópicos. Ao criarem estes componentes passa a ser possível incluí-los em chassis ainda mais pequenos ou permite ganhar espaço para a colocação de outros elementos de maiores dimensões. A Intel apresentou hoje um protótipo, de nome Llama Mountain, que revela uma motherboard completa, mas de dimensões extremamente pequenas. Esta tecnologia vai estar disponível para qualquer OEM criar dispositivos, completos, ainda mais pequenos ou com outras características únicas. O Llama Mountain foi apresentado pela Intel na Computex um tablet único, a correr Windows 8.1 Pro, que é suportado por uma motherboard de dimensões reduzidas e que permite que exista espaço para a colocação de duas baterias. Estas duas baterias, de dimensões generosas, garantem a este tablet de 12.5 polegadas uma autonomia de 32 horas. Também como resultado da utilização desta motherboard, o tablet que fo...

Download Windows 7,8,10

Download Windows 7,8,10 num unico ISO - mega