Avançar para o conteúdo principal

Como usar o Linux Ubuntu 14.04… sem comandos

Webmin - Uma das mais fantásticas ferramentas open source que permite gerir todo o sistema através de um simples browser.
Já pensou se fosse possível configurar e gerir todos os serviços da nossa máquina Linux/Unix através de um simples browser? Tal cenário é possível sendo apenas necessário instalar uma das ferramentas mais fantásticas do mundo open source: o Webmin.
Apesar de já ser uma ferramenta conhecida dos nossos leitores, hoje vamos ensinar como instalar no Ubuntu e derivados.
webmin_06
O Webmin é uma ferramenta de administração gráfica (web-based), escrita por Jamie Cameron, que nos permite administrar facilmente o nosso sistema Linux. Desta forma, através de um simples browser, poderemos controlar/gerir, de qualquer parte do mundo, o nosso “poderoso” sistema Linux.
Principais funcionalidades
  • Configuração Administração de impressoras
  • Sistema de boot
  • Gestão de Discos/partições, etc
  • Configurar os mais diversos serviços: Apache, SSH, Sendmail, qmail, postfix, samba, DNS, DHCP, PPP, tuneis SSL
  • Configurar o Crontab
  • Definir regras no iptables
  • Gerir quotas, utilizadores, grupos
  • etc, etc, etc
Como instalar o Webmin?
Para instalar o Webmin no Ubuntu e derivados basta que siga os seguintes passos:
Passo 1) Adicionar o repositório oficial do Webmin. Para isso basta editar o ficheiro /etc/apt/sources.list e adicionar as seguintes linhas:
deb http://download.webmin.com/download/repository sarge contrib
deb http://webmin.mirror.somersettechsolutions.co.uk/repository sarge contrib
webmin_00
Passo 2) Adicionar a chave GPG
sudo wget http://www.webmin.com/jcameron-key.asc
sudo apt-key add jcameron-key.asc
Passo 3) Actualizar a lista de sources
sudo apt-get update
Passo 4) Instalar o webmin
O Webmin ocupa cerca de 140 MB.
sudo apt-get install webmin
Passo 5) Abrir a porta 10000 na firewall
Por omissão o webmin usa a porta 10000. Para abrir na firewall as comunicações para essa porta basta executar o seguinte comando:
sudo ufw allow 10000
Acesso à Interface Web
Depois de instalado basta aceder ao link fornecido no (https://mouse:10000//), onde mouse é o nome da nossa máquina. Outras das formas mais credível para acederem é trocarem o nome pelo IP da vossa máquina em . Depois de abrirem o link no vosso browser deverá ser apresentado o menu do login no qual devem colocar as vossas credenciais (username + login) da conta local que usam na vossa máquina.
Uma vez que o certificado SSL não é reconhecido pelo sistema, devem carregar em I Understand the Risks
webmin_01
Depois Add Exception
webmin_02
E por fim carregar em Confirm Security Exception
webmin_03
Depois de aceitar o certificado (algo que só acontece na primeira vez de actualização) basta introduzir as credenciais de acesso (as mesmas usadas para entrar no sistema).
webmin_04
Depois de acederem à Dashboard é só ter algum tempo para explorar todas as funcionalidades que esta ferramenta oferece.
webmin_05

Como viram o processo de instalação é algo bastante simples e acessível. Fica deste já prometido que nos próximos tempos iremos apresentar, em mais detalhe, algumas funcionalidades desta fantástica ferramenta que nos permite gerir, usando um único browser, todo o poderoso sistema Linux.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Ubuntu 13.10 Saucy Salamander virá com o MIR

Durante o dia de hoje, o mundo Linux assistiu ao anuncio de duas informações antagónicas: Por um lado Jonathan Riddell,  do projecto  Kubuntu,   referiu que o Mir/XMir não será (ainda) integrado na sua distribuição  ;  Relativamente ao projecto Ubuntu, a informação é que o Ubuntu 13.10 Saucy Salamander virá com o MIR. Tal como anunciado  o Ubuntu 13.10 Saucy Salamander virá com o MIR, um novo servidor gráfico, desenvolvido pela Canonical, desenhado para ser rápido, eficiente e transversal a várias versões do Ubuntu (ex. Ubuntu para smartphones/ tablets, desktops, TV, etc). O Mir será o  substituto do X-Window e X.org  e oferecerá uma nova experiência aos utilizadores (de referir que a não adopção do  Wayland   – projecto idêntico desenvolvido por um grupo de programadores da Redhat, se deveu a incompatibilidades com os objectivos traçados pela Canonical). Como objectivo traçado, a equipa de desenvolvimento pretende que o MIR seja totalmente compatível e estável com o

Download Windows 7,8,10

Download Windows 7,8,10 num unico ISO - mega