Avançar para o conteúdo principal

ALERTA: Ubuntu 14.04 permite acesso ao sistema sem password

Actualize já o seu Ubuntu 14.04
O Ubuntu 14.04 foi lançado há cerca de 15 dias, e a critica à escala mundial tem sido muito positiva. A distribuição está muito mais rápida, graças as alterações significativas que a Canonical realizou ao nível da interface Unity.
No entanto, nem tudo são boas noticias pois foi recentemente descoberta uma falha grave que permite a qualquer utilizador entrar no sistema sem password.
ubuntu_01
Ao contrário de outros sistemas, não é muito normal serem descobertos bugs nos sistemas Linux que permitam acesso simples ao sistema. No entanto, o novo Ubuntu 14.04 LTS tem uma falha grave que permite a qualquer pessoa mal intencionada entrar no sistema, mesmo sem password.
O bug “‘lock screen bypass” foi detectado por um utilizador e a Canonical já procedeu à correcção do mesmo, devendo os utilizadores procederem urgentemente à actualização do sistema.
Mas como se podia entrar no sistema sem password?
Após ser descoberto o bug, o Pplware experimentou os passos reportados pelo utilizador que descobriu tal falha grave e de facto conseguiu entrar no acesso ao sistema. Para isso, no lock scren, basta carregar, carregar em ALT + F2 e depois carregar algumas vezes, com o botão do lado direito do rato, sobre o ícone da bateria (na barra de notificações superior).
ubuntu_05
Feito isso, o utilizador passa a ter acesso a interface que permite escrever todos os comandos do sistema.
No caso do utilizador pretender entrar no sistema, basta escrever compiz –-replace
ubuntu_00
Caso tenham instalado o Ubuntu 14.04 LTS, procedam de imediato à actualização do sistema para correcção da vulnerabilidade.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Ubuntu 13.10 Saucy Salamander virá com o MIR

Durante o dia de hoje, o mundo Linux assistiu ao anuncio de duas informações antagónicas: Por um lado Jonathan Riddell,  do projecto  Kubuntu,   referiu que o Mir/XMir não será (ainda) integrado na sua distribuição  ;  Relativamente ao projecto Ubuntu, a informação é que o Ubuntu 13.10 Saucy Salamander virá com o MIR. Tal como anunciado  o Ubuntu 13.10 Saucy Salamander virá com o MIR, um novo servidor gráfico, desenvolvido pela Canonical, desenhado para ser rápido, eficiente e transversal a várias versões do Ubuntu (ex. Ubuntu para smartphones/ tablets, desktops, TV, etc). O Mir será o  substituto do X-Window e X.org  e oferecerá uma nova experiência aos utilizadores (de referir que a não adopção do  Wayland   – projecto idêntico desenvolvido por um grupo de programadores da Redhat, se deveu a incompatibilidades com os objectivos traçados pela Canonical). Como objectivo traçado, a equipa de desenvolvimento pretende que o MIR seja totalmente compatível e estável com o

Download Windows 7,8,10

Download Windows 7,8,10 num unico ISO - mega