Avançar para o conteúdo principal

Puppy Linux 6.0 “Tahrpup” – Distribuição poderosa com apenas 199 MB de RAM

O Puppy Linux é ums distribuição Linux pela qual temos uma enorme simpática, porque é pequena, muito completa e acima de tudo muito poderosa. Esta é uma distribuição que permite transformar qualquer PC (mesmo os mais antigos), numa máquina super simples, rápida e segura.
puppy_05
O Puppy Linux é distribuição que foi desenvolvida inicialmente por Barry Kauler. Recentemente foi disponibilizado o Puppy Linux 6.0 “Tahrpup que está disponível nas versões 4G (NO PAE) e PAE.
Como as versões anteriores, esta nova versão é simples de usar, extremamente rápida e bonita.
puppy_06
O Puppy Linux 6.0 “Tahrpup” tem como base o Ubuntu 14.04 LTS Trusty Tah e traz as seguintes novidades:
  • Linux Kernel 3.14.20.
  • Suporte para pacotes do Ubuntu 14.04
  • Melhorias ao nível do sistema woof CE
  • Várias correcções
Veja todas as novidades aqui
puppy_07
Qual versão descarregar? noPAE ou PAE?

O PAE (Physical Address Extension Patch) é uma funcionalidade dos processadores X86 que permite endereçar 4 GB até 64 GB em sistemas de 32 bits. Por norma os sistema operativos de 32 bits apenas reconhecem 4GB (2^32 bits) mais concretamente 3.5 GB de RAM. 
Para quem tem sistema de 32 bits com memória superior a 4G então é aconselhável o download da versão PAE.
Os processador Intel Pentium M a 400Mhz FSB não consegue correr a versão PAE. Normalmente o PAE é suportado a partir dos processadores Centrino (em 2005).
Nesse casos deve-se fazer o download da versão 4G.
Ao nível de ferramentas/ aplicações,o Puppy Linux 6.0 traz uma suite de produtividade muito completa e todas as ferramentas necessárias para gerir o sistema.
puppy_08

Licença: GPL/LGPL
Download: tahr-6.0-CE_noPAE.iso (199MB, MD5), tahr-6.0-CE_PAE.iso (199MB, MD5).
Homepage: Puppy

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Llama Mountain: A board mais pequena do mundo é da Intel

A miniaturização dos componentes que constituem os nossos computadores tem estado a atingir níveis microscópicos. Ao criarem estes componentes passa a ser possível incluí-los em chassis ainda mais pequenos ou permite ganhar espaço para a colocação de outros elementos de maiores dimensões. A Intel apresentou hoje um protótipo, de nome Llama Mountain, que revela uma motherboard completa, mas de dimensões extremamente pequenas. Esta tecnologia vai estar disponível para qualquer OEM criar dispositivos, completos, ainda mais pequenos ou com outras características únicas. O Llama Mountain foi apresentado pela Intel na Computex um tablet único, a correr Windows 8.1 Pro, que é suportado por uma motherboard de dimensões reduzidas e que permite que exista espaço para a colocação de duas baterias. Estas duas baterias, de dimensões generosas, garantem a este tablet de 12.5 polegadas uma autonomia de 32 horas. Também como resultado da utilização desta motherboard, o tablet que fo...

Ubuntu 13.10 Saucy Salamander virá com o MIR

Durante o dia de hoje, o mundo Linux assistiu ao anuncio de duas informações antagónicas: Por um lado Jonathan Riddell,  do projecto  Kubuntu,   referiu que o Mir/XMir não será (ainda) integrado na sua distribuição  ;  Relativamente ao projecto Ubuntu, a informação é que o Ubuntu 13.10 Saucy Salamander virá com o MIR. Tal como anunciado  o Ubuntu 13.10 Saucy Salamander virá com o MIR, um novo servidor gráfico, desenvolvido pela Canonical, desenhado para ser rápido, eficiente e transversal a várias versões do Ubuntu (ex. Ubuntu para smartphones/ tablets, desktops, TV, etc). O Mir será o  substituto do X-Window e X.org  e oferecerá uma nova experiência aos utilizadores (de referir que a não adopção do  Wayland   – projecto idêntico desenvolvido por um grupo de programadores da Redhat, se deveu a incompatibilidades com os objectivos traçados pela Canonical). Como objectivo traçado, a equipa de desenvolvimento pretende...