Avançar para o conteúdo principal

eTree – A árvore que tem Wifi e carrega carrega telemóveis a energia solar

Chama-se eTree e é um projecto de uma startup israelita que consiste numa árvore “tecnológica” que está actualmente “plantada” em Ramat Hanadiv Garden, em Israel, tem a capacidade de gerar energia eléctrica (através dos painéis solares que fazem a vez das folhas), oferecer acesso à Internet através do wireless e até tem água fresca para consumo de animais e de pessoas.
eTree_01A ideia pertence a uma startup israelita e o objectivo era criar uma árvore auto-sustentável, capaz de gerar energia que permitisse carregar smartphones, portáteis, entre outros equipamentos.
Esta árvore metálica com 7 painéis solares, baptizada de eTree, consegue produzir 1.4 kW por hora o que permite recarregar 35 portáteis em simultâneo.
eTree_00
A eTree foi imaginada pelo desinger Yoav Ben-Dov que demorou cerca de 18 meses a passar do papel para um projecto real.
Além da sombra e de gerar energia (que pode também ser aproveitada para o sistema de iluminação), a eTree disponibiliza também acesso à Internet, através de uma rede wifi, e tem também um sistema de refrigeração de água.
eTree_02
A empresa Sologic, responsável pelo projecto, referiu que no futuro esperam que haja eTrees em todo o país e em todo o mundo.
A eTree custa  $100,000 (cerca de 79 mil euros) – um valor elevado, especialmente se for pensada para “plantar” em países não desenvolvidos.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Llama Mountain: A board mais pequena do mundo é da Intel

A miniaturização dos componentes que constituem os nossos computadores tem estado a atingir níveis microscópicos. Ao criarem estes componentes passa a ser possível incluí-los em chassis ainda mais pequenos ou permite ganhar espaço para a colocação de outros elementos de maiores dimensões. A Intel apresentou hoje um protótipo, de nome Llama Mountain, que revela uma motherboard completa, mas de dimensões extremamente pequenas. Esta tecnologia vai estar disponível para qualquer OEM criar dispositivos, completos, ainda mais pequenos ou com outras características únicas. O Llama Mountain foi apresentado pela Intel na Computex um tablet único, a correr Windows 8.1 Pro, que é suportado por uma motherboard de dimensões reduzidas e que permite que exista espaço para a colocação de duas baterias. Estas duas baterias, de dimensões generosas, garantem a este tablet de 12.5 polegadas uma autonomia de 32 horas. Também como resultado da utilização desta motherboard, o tablet que fo...

Ubuntu 13.10 Saucy Salamander virá com o MIR

Durante o dia de hoje, o mundo Linux assistiu ao anuncio de duas informações antagónicas: Por um lado Jonathan Riddell,  do projecto  Kubuntu,   referiu que o Mir/XMir não será (ainda) integrado na sua distribuição  ;  Relativamente ao projecto Ubuntu, a informação é que o Ubuntu 13.10 Saucy Salamander virá com o MIR. Tal como anunciado  o Ubuntu 13.10 Saucy Salamander virá com o MIR, um novo servidor gráfico, desenvolvido pela Canonical, desenhado para ser rápido, eficiente e transversal a várias versões do Ubuntu (ex. Ubuntu para smartphones/ tablets, desktops, TV, etc). O Mir será o  substituto do X-Window e X.org  e oferecerá uma nova experiência aos utilizadores (de referir que a não adopção do  Wayland   – projecto idêntico desenvolvido por um grupo de programadores da Redhat, se deveu a incompatibilidades com os objectivos traçados pela Canonical). Como objectivo traçado, a equipa de desenvolvimento pretende...