Avançar para o conteúdo principal

Novo malware para iOS surge pela sincronização com o OSX

Foi descoberto pela empresa de segurança Palo alto Network. um novo mallware que está a infectar os Iphones através do Mac OS X.
ios_malware_2
O nome deste novo malware é WireLurker e tem algumas particularidades únicas e que se revelam muito perigosas para os utilizadores do IOS.
O WireLurker é o primeiro malware que se sabe estar a afectar equipamentos com iOs que não têm jailbreak feito e que por isso deveriam estar protegidos. Propaga-se da mesma forma que um vírus o faz, alterando as aplicações instaladas.
Este malware é também o primeiro que se sabe ter a capacidade de instalar aplicações sem o consentimento dos utilizadores e de gerar código malicioso de forma automática, através da substituição dos binários das aplicações.
ios_malware_1A propagação do WireLurker sabe-se que é feita pelos computadores a correr OSX onde depois se ligam os equipamentos com iOS, via USB, sendo nesse momento infectados. 
Para já sabe-se que o WireLurker está apenas activo na China, tendo sido detectada a sua propagação numa loja de aplicações alternativas para o OSX, onde já infectou 467 aplicações, que foram descarregadas mais de 350 mil vezes.
Caso pretendam saber se estão infectados com o WireLurker, a Palo Alto Network disponibiliza uma ferramenta para o OSX que verifica a presença deste malware.
 É um simples script em pyton que através das assinaturas do WireLurker o tenta encontrar no sistema operativo.
O parar da propagação do WireLurker poderá ser um processo complicado por estar a espalhar-se com recurso a uma loja de aplicações que a Apple não controla, podendo depois saltar para o outro sistema operativo da Apple.
Mas mesmo que se consiga parar a sua infecção, as simples barreiras que fez cair no mundo da Apple vêm criar novas preocupações e colocar novas questões de segurança em sistemas que se julgavam imunes.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Llama Mountain: A board mais pequena do mundo é da Intel

A miniaturização dos componentes que constituem os nossos computadores tem estado a atingir níveis microscópicos. Ao criarem estes componentes passa a ser possível incluí-los em chassis ainda mais pequenos ou permite ganhar espaço para a colocação de outros elementos de maiores dimensões. A Intel apresentou hoje um protótipo, de nome Llama Mountain, que revela uma motherboard completa, mas de dimensões extremamente pequenas. Esta tecnologia vai estar disponível para qualquer OEM criar dispositivos, completos, ainda mais pequenos ou com outras características únicas. O Llama Mountain foi apresentado pela Intel na Computex um tablet único, a correr Windows 8.1 Pro, que é suportado por uma motherboard de dimensões reduzidas e que permite que exista espaço para a colocação de duas baterias. Estas duas baterias, de dimensões generosas, garantem a este tablet de 12.5 polegadas uma autonomia de 32 horas. Também como resultado da utilização desta motherboard, o tablet que fo...

Ubuntu 13.10 Saucy Salamander virá com o MIR

Durante o dia de hoje, o mundo Linux assistiu ao anuncio de duas informações antagónicas: Por um lado Jonathan Riddell,  do projecto  Kubuntu,   referiu que o Mir/XMir não será (ainda) integrado na sua distribuição  ;  Relativamente ao projecto Ubuntu, a informação é que o Ubuntu 13.10 Saucy Salamander virá com o MIR. Tal como anunciado  o Ubuntu 13.10 Saucy Salamander virá com o MIR, um novo servidor gráfico, desenvolvido pela Canonical, desenhado para ser rápido, eficiente e transversal a várias versões do Ubuntu (ex. Ubuntu para smartphones/ tablets, desktops, TV, etc). O Mir será o  substituto do X-Window e X.org  e oferecerá uma nova experiência aos utilizadores (de referir que a não adopção do  Wayland   – projecto idêntico desenvolvido por um grupo de programadores da Redhat, se deveu a incompatibilidades com os objectivos traçados pela Canonical). Como objectivo traçado, a equipa de desenvolvimento pretende...

Download Windows 7,8,10

Download Windows 7,8,10 num unico ISO - mega