Avançar para o conteúdo principal

TOP 4: melhores gestores de passwords e informação

Segurança, segurança e mais segurança é a chave da sobrevivência para qualquer internauta actualmente. Com a crescente informação pessoal que temos de guardar: cartões de crédito , números de segurança social, logins, etc, torna-se premente uma protecção real e eficaz a todos esses dados, coisa nada fácil. A primeira solução, e também a mais capaz, passa por escrever tudo em papel e guardar em local seguro – contudo de prático não tem nada.
Depois de uma sugestão de 5 preciosas aplicações do género, o PPLWARE remata e refresca hoje os seus leitores com 4 sugestões de topo para a gestão de palavras-chave e protecção de informação em geral.
top-5-ferramentas-proteccao-password-00-pplware


Tudo começa com a eterna discussão de guardar os nossos dados pessoais online. Pois bem, a discussão é simples: fica ao critério de cada um. Se falamos de serviços GRATUITOS que guardam dados online então os resultados podem não ter, ou apresentar, os resultados que estamos à espera. Por outro lado, os serviços pagos podem ser os mais fiáveis, apesar de tal não ser uma verdade absoluta, especialmente se a empresa por detrás mostrar histórico e tradição nesse tipo de trabalho, não uma qualquer.

Mas comecemos com as sugestões, umas gratuitas outras nem por isso, mas que certamente agradarão a muitos dos nossos leitores:
eWallet
top-5-ferramentas-proteccao-password-01-pplware
O eWallet , software original da Ilium Software, pode ser descrito como um programa moderno no seu aspecto com suporte a um vasto conjunto de plataformas: Windows, OS X , Android, iOS. O programa apresenta-se de forma simples com estilo de painéis e uma navegação em árvore (tree) que vai de encontro ao estilo de cada um dos sistemas operativos onde se encontra.
Com esta ferramenta – não gratuita, mas disso já falaremos mais adiante – poderemos guardar e sincronizar todos os nossos dados através da rede ou da Web, embora não exista um serviço online ou portal para o efeito. Com um visual moderno e suporte multi-plataforma o eWallet é considerado pelos especialistas como de topo da sua classe.
A carteira electrónica apresenta cada registo como um se de um cartão de visita se tratasse, ajustando a imagem de fundo para existir um maior destaque para quando tenhamos uma enorme base de dados de «cartões». Uma das grandes vantagens de trabalhar com este programa é que existem bastantes modelos de tudo, desde receitas a contas bancárias para partilhar os números de série, etc. Todos os modelos são editáveis e, importante, personalizáveis. Para os leitores com maior criatividade ou necessidade específica é possível criar o próprio modelo a partir do zero.
Como reforço de protecção o eWallet vem guarnecido com um gerador de palavras-passe. Por outro lado, a sincronização, por exemplo, entre um PC e clientes Mac OS X pode ser feito via FTP ou SFTP. No caso da sincronização com um dispositivo iOS, tanto o PC como o iPhone ou iPad devem estar na mesma rede local – aqui subsistem algumas dúvidas de como deixar todos na mesma rede, a não ser que tenhamos todos os dispositivos em casa.
Em resumidas palavras eWallet é muito fácil de operar, estando ao alcance do mais desajeitado utilizador de informática. Os dados são verdadeiramente protegidos, as principais plataformas foram incluídas. Chega contudo a dolorosa notícia: o facto de apenas existirem versões pagas: o Windows 20 dólares e todas as restantes 10 dólares.
Homepage: eWallet

DataVault
top-5-ferramentas-proteccao-password-02-pplware
O DataVault, da casa de software Ascendo, começa por apresentar um aspecto de estilo árvore (tree) com painel de navegação. À semelhança do eWallet, os nossos registos são apresentados tipo roller card, cartões de visita em rolo. A árvore de navegação pode ser ligado a uma exibição de lista. A barra de ferramentas pode ser ocultada, dando assim um visual mais net e clean, mas cada vez que abrirmos o programa lá estará ela de novo, à nossa espera, cheia de opções para nos oferecer.
As cores predominam no DataVault e os botões à direita de cada campo que permitem ocultar ou exibir o seu conteúdo, com excepção do campo de notas. Para evitar ter várias palavras-passe, o programa permite ter uma password geral permitindo poupar bastante tempo e entre funções.
Existem vários tipos de modelos para os nossos registos que vão de encontro, certamente, às necessidades de cada utilizador. Existe ainda um gerador de palavras-passe que vai medindo a força da mesma perante eventuais ataques. De pouca personalização visual, o programa centra toda a sua força na protecção dos nossos dados sensíveis e fá-lo com bastante sucesso.
Uma das grandes desvantagens apontadas na web por vários utilizadores prende-se com o facto de o DataVault abrir a sua janela com a mesma configuração da última pessoa que esteve a operar com o programa, podendo mostrar informação que não deve a qualquer outro utilizador – como a organização dos dados do utilizador prévio.
Por outro lado, outra dos seus valores acrescentados, do nosso ponto de vista, do DataVault reside no facto de permitir sincronizar via Dropbox, matando dois coelhos de uma só cajadada, resolvendo os problemas de sincronização com as mais diversas plataformas.
O programa em si é mais rude visualmente mas isso é o de menos, pois a sua usabilidade é fantástica. Com suporte ao Windows , OSX , Android, iOS e Blackberry o preço desta ferramenta é de 10 dólares não importa qual a versão.
Homepage:  DataVault

KeePass
top-5-ferramentas-proteccao-password-03-pplware
Para os utilizadores que apenas procuram um tipo de protecção: a protecção de passwords então o KeePass, de Dominik Reichl, é a ferramenta para eles. Tudo dito? Nem por isso.
Neste site podemos ler sobre o KeePass: “KeePass é um gestor de passwords gratuito/open-source que o ajuda a gerir em segurança as passwords. As palavras chave são guardadas numa base de dados, que é guardada por uma chave-mestra ou um key-disc. Basta memorizar uma única password ou introduzir o disco para desbloquear a base de dados.” – nada podia ser mais certo.
O programa vem acompanhado de um gerador de palavras-passe versátil que produz diferentes tipos de senhas como 40-bit até passwords para 256-bits. Uma das mais-valias está definida na espectacular função de temporizar uma determinada password para nos obrigar, assim, a redifinir uma nova como meio de protecção mais eficaz. Existe também o suporta à transacção única (TAN), geralmente utilizada pelos sistemas bancários online.
Para um programa gratuito podemos dizer que o KeePass é dos mais completos no que diz respeito à protecção de senhas, contudo não disso e o suporte a outros tipos de dados é mínimo. Contudo, podemos dizer que o KeePass talvez não seja o mais adequado para outros tipos de contas como os dados bancários, cartões de crédito, etc, pois ao contrário dos anteriores programas não permite a consulta em estilo cartão e todos os anexos que adicionemos são sempre abertos por meio de link numa nova janela.
À semelhança do eWallet, o KeePass deixa-nos criar grupos e subgrupos no painel da árvore (tree) do lado esquerdo, e com exclusividade, podemos proteger o ficheiro principal KeePass com as nossas informações de login da conta do Windows ou um ficheiro mestre com uma super palavra-chave. A sincronização FTP e SFTP são possíveis com esta ferramenta.
No fundo, podemos afirmar que o KeePass é ideal para uma gestão mais concentrada em palavras-passe, não passando disso mesmo. Vale a pena? Só pelo facto de ser gratuito e apresentar todo o conjunto de características citado, vale mesmo a pena, no mínimo a testar!
Homepage: KeePass

TK8 Safe
top-5-ferramentas-proteccao-password-04-pplware
O TK8 Safe, da TK8 Software, é sem margem para dúvidas uma ferramenta com um público alvo muito refinado: profissionais de TI, contudo pode ser utilizador pelos demais sectores de utilizadores.
A aplicação visualmente não pode ser mais simples: todos os registos são mostrados numa lista, estilo excel com uma organização tipo pastas do Windows e que podem ser facilmente fechados quando usada uma árvore de navegação.
A exibição da dita lista, tipo excel, permite facilmente classificar e filtrar os dados que pretendemos, ficando a sua leitura bem fácil para qualquer um.
Existe um vasto conjunto de formas de filtrarmos registos dentro das pastas que abordamos acima – inclusivamente filtros booleanos para os vários campos. As pesquisas podem tornar-se algo lentas, mas como diz o povo, não há sem senão.
TK8 Safe oferece diversos templates para podermos guardar os dados de cartões de crédito, contas bancárias e outros tipos de dados. Como todos os registos são filtrados e organizados por tipo na exibição de lista, o TK8 Safe pode mostrar nomes de campos específicos na cabeça de colunas em vez do campo genérico 1, campo 2 – uma espécie de mini desktop seguro.
TK8 Safe oferece a função de preenchimento auto seja para sites, seja para passwords, etc que pode ajudar nalguma ou outra situação. O TK8 Safe é uma ferramenta paga e está distribuída em 2 versões e 2 preços: 20 dólares na versão standard e 30 dólares a versão profissional que permite o acesso de múltiplos utilizadores, à criação de palavras-passe a partir de modelos e sincronização de ficheiros.
Apesar de se tratar à primeira vista de um excelente programa de protecção das nossas passwords, parece que o TK8 Safe pede demasiado dinheiro por uma licença – perspectiva pessoal -, especialmente pela versão profissional.
Homepage: TK8 Safe

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Ubuntu 13.10 Saucy Salamander virá com o MIR

Durante o dia de hoje, o mundo Linux assistiu ao anuncio de duas informações antagónicas: Por um lado Jonathan Riddell,  do projecto  Kubuntu,   referiu que o Mir/XMir não será (ainda) integrado na sua distribuição  ;  Relativamente ao projecto Ubuntu, a informação é que o Ubuntu 13.10 Saucy Salamander virá com o MIR. Tal como anunciado  o Ubuntu 13.10 Saucy Salamander virá com o MIR, um novo servidor gráfico, desenvolvido pela Canonical, desenhado para ser rápido, eficiente e transversal a várias versões do Ubuntu (ex. Ubuntu para smartphones/ tablets, desktops, TV, etc). O Mir será o  substituto do X-Window e X.org  e oferecerá uma nova experiência aos utilizadores (de referir que a não adopção do  Wayland   – projecto idêntico desenvolvido por um grupo de programadores da Redhat, se deveu a incompatibilidades com os objectivos traçados pela Canonical). Como objectivo traçado, a equipa de desenvolvimento pretende que o MIR seja totalmente compatível e estável com o

Download Windows 7,8,10

Download Windows 7,8,10 num unico ISO - mega