Avançar para o conteúdo principal

Brasil, o lugar mais caro para se comprar um iPhone

Cerca de 1700 pessoas estiveram presentes na abertura da primeira loja oficial no Brasil esta semana. Além disso, o país constitui uma das economias mais consumidoras do planeta, mesmo apresentando varias condicionantes na economia, era de esperar que a inauguração da loja oficial enchesse o centro comercial e formarem-se longas filas.
Mas os impostos tributados aos dispositivos fazem com que o iPhone 5S, por exemplo, seja vendido a preços exorbitantes, é mesmo o mais caro do mundo.

A primeira loja oficial da Apple no Brasil foi aberta neste sábado passado, dia 15 de Fevereiro, no centro comercial Village Mall, no Rio de Janeiro. A loja segue o mesmo padrão das lojas internacionais da Apple, em que existe áreas de testes de produtos, realização de workshops e zonas mais específicas para se tirar dúvidas e problemas que possam surgir.
O visual da fachada da loja é muito característico das habituais lojas espalhadas pelo mundo, com uns longos vidros a cobrir toda a frente da loja.
Tudo é perfeito e bonito na Apple, mas o grande problema é quando os dispositivos no Brasil são vendidos por um preço exorbitante que em mais lado nenhum se encontra. O seu dispositivo de topo e o mais vendido, o iPhone 5S, é vendido por 2799 reais, o que equivale a cerca de 1174$, para a versão de 16 gigabytes livre de contrato.É de notar que o Brasil apresenta alguns impostos pesados que fazem aumentar o preço de tecnologia no país. Segundo um jornal na área da economia, o salário médio brasileiro é de 2000 reais, o que torna um exagero o preço do iPhone ser superior a um ordenado médio e ter um valor tão supérfluo como este.
No Brasil o iPhone 5S de 16GB custa 860 euros
Da mesma forma, o iPad 2 está a ser vendido no Brasil por 566$, contra os 399$ que é vendido nos Estados Unidos da América. Retirando a parte dos impostos, existe algum porquê de a Apple vender mais caro que nos EUA smartphones num país que está em desenvolvimento?
Parte disto, é que a Apple actualmente não está à procura de ser a empresa mais popular no sector das telecomunicações, mas sim a tentar ser a empresa de smartphones mais rica do planeta. De acordo com um analista dedicado aos negócios da empresa, a Apple recebe 87% dos lucros da área das telecomunicações do mundo inteiro.
A política de vendas da Apple faz da marca a que mais recebe de lucro da venda dos seus dispositivos, independentemente se estes não são os mais vendidos no mundo, a margem de lucro da Apple é substancialmente maior, em termos globais, que qualquer outro player neste segmento.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Ubuntu 13.10 Saucy Salamander virá com o MIR

Durante o dia de hoje, o mundo Linux assistiu ao anuncio de duas informações antagónicas: Por um lado Jonathan Riddell,  do projecto  Kubuntu,   referiu que o Mir/XMir não será (ainda) integrado na sua distribuição  ;  Relativamente ao projecto Ubuntu, a informação é que o Ubuntu 13.10 Saucy Salamander virá com o MIR. Tal como anunciado  o Ubuntu 13.10 Saucy Salamander virá com o MIR, um novo servidor gráfico, desenvolvido pela Canonical, desenhado para ser rápido, eficiente e transversal a várias versões do Ubuntu (ex. Ubuntu para smartphones/ tablets, desktops, TV, etc). O Mir será o  substituto do X-Window e X.org  e oferecerá uma nova experiência aos utilizadores (de referir que a não adopção do  Wayland   – projecto idêntico desenvolvido por um grupo de programadores da Redhat, se deveu a incompatibilidades com os objectivos traçados pela Canonical). Como objectivo traçado, a equipa de desenvolvimento pretende que o MIR seja totalmente compatível e estável com o

Download Windows 7,8,10

Download Windows 7,8,10 num unico ISO - mega