Avançar para o conteúdo principal

Google Maps ganha funcionalidades para ajudar à navegação

A nova versão do Google Maps introduz um novo interface, formas inovadoras de pesquisar rotas e locais, incluindo informações de tráfego em tempo real, rotas alternativas e conteúdos escritos e visuais que enriquecem a experiência de navegação.
A partir de ontem e durante as próximas semanas a Google vai disponibilizar a nova versão do Google Maps para desktops e em formato de Apps para dispositivos móveis, introduzindo alterações significativas no modo como os utilizadores podem usar esta aplicação para encontrar locais, definir rotas ou aceder a informações em tempo real.gmaps_0

Graças ao trabalho realizado desde maio do ano passado sobre a versão preview do novo Google Maps, a Google introduziu alterações significativas com base nas sugestões dos utilizadores, tornando ainda mais fácil e enriquecedora a experiência de navegação – uma interface reorganizada, formas mais rápidas e eficazes de percorrer ruas, estradas, ou de descobrir locais interessantes.
Nas próximas semanas serão adicionadas funcionalidades e conteúdos para todos os países.
Trânsito em tempo real
gmaps_1
Uma das inovações da nova versão do Google Maps é a disponibilização de informações de trânsito em tempo real, o que ajuda o utilizador a encontrar a rota alternativa mais rápida e eficaz para chegar a horas ao seu destino.
Em Portugal as principais vias de norte a sul estão abrangidas por esta funcionalidade, garantindo uma mais-valia real a quem pretende saber “ao minuto” qual o estado do tráfego numa determinada estrada.
Além do trânsito em tempo real, está ainda disponível um modo de “Tráfego típico”, a partir do qual é possível saber qual o histórico do tráfego rodoviário habitual num determinado local, a uma determinada hora e dia da semana.
A informação do trânsito em tempo real pode ser observada de uma perspetiva global, em todo o mundo, com poucos níveis de zoom, pormenorizando a informação à medida que o utilizador vai ampliando o mapa.
Obras numa estrada na Flórida ou um engarrafamento no Túnel do Grilo? Com a nova versão do Google Maps basta olhar para o mapa e clicar para uma visualização mais próxima.
Nova interface e conteúdos mais ricos
gmaps_2
As mudanças no Google Maps surgem não só ao nível da própria interface, com nova organização e mais conteúdos diretamente acessíveis, mas também em relação ao tipo de funcionalidades disponíveis para o utilizador. 
Por exemplo, o ecrã principal passa agora a disponibilizar informação mais diversificada: clicando num qualquer local do mapa é possível aceder automaticamente a uma caixa com fotos, texto e sugestões de locais semelhantes; na base do ecrã é possível selecionar um friso com imagens sobre o local que se pretende – que podem ser fotos de utilizadores, imagens em modo Street View ou gráficos 3D; e também na base do ecrã o utilizador pode selecionar o guia Pegman e, a partir dele, aceder a imagens Street View (Photosphere), a imagens de interiores de edifícios (quando disponíveis), sempre com possibilidade de partilhar tudo diretamente no Google+.
Rotas (ainda) mais precisas
gmaps_3
O novo Google Maps apresenta também uma componente de rotas atualizada, permitindo ao utilizador estabelecer caminhos mais inteligentes e práticos sempre que procura ligar vários pontos.
Além das convencionais rotas de automóvel, usando transporte público ou a pé, está agora disponível a opção de usar a bicicleta, contribuindo para estabelecer trajetos mais amigos do ambiente e da saúde.
Tudo isto, claro, com possibilidade de consultar o trânsito em tempo real, de modo a escolher o caminho mais indicado, ou de introduzir vários pontos de paragem no trajeto inicialmente definido, o que abre um novo mundo de possibilidades a quem deseja encontrar locais e caminhos a percorrer.
Estas e muitas outras novidades estão disponíveis desde já no novo Google Maps, cujos pormenores podem ser conhecidos no próprio site do serviço, ou no blogue oficial da Google
Homepage: Google Maps

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Llama Mountain: A board mais pequena do mundo é da Intel

A miniaturização dos componentes que constituem os nossos computadores tem estado a atingir níveis microscópicos. Ao criarem estes componentes passa a ser possível incluí-los em chassis ainda mais pequenos ou permite ganhar espaço para a colocação de outros elementos de maiores dimensões. A Intel apresentou hoje um protótipo, de nome Llama Mountain, que revela uma motherboard completa, mas de dimensões extremamente pequenas. Esta tecnologia vai estar disponível para qualquer OEM criar dispositivos, completos, ainda mais pequenos ou com outras características únicas. O Llama Mountain foi apresentado pela Intel na Computex um tablet único, a correr Windows 8.1 Pro, que é suportado por uma motherboard de dimensões reduzidas e que permite que exista espaço para a colocação de duas baterias. Estas duas baterias, de dimensões generosas, garantem a este tablet de 12.5 polegadas uma autonomia de 32 horas. Também como resultado da utilização desta motherboard, o tablet que fo...

Ubuntu 13.10 Saucy Salamander virá com o MIR

Durante o dia de hoje, o mundo Linux assistiu ao anuncio de duas informações antagónicas: Por um lado Jonathan Riddell,  do projecto  Kubuntu,   referiu que o Mir/XMir não será (ainda) integrado na sua distribuição  ;  Relativamente ao projecto Ubuntu, a informação é que o Ubuntu 13.10 Saucy Salamander virá com o MIR. Tal como anunciado  o Ubuntu 13.10 Saucy Salamander virá com o MIR, um novo servidor gráfico, desenvolvido pela Canonical, desenhado para ser rápido, eficiente e transversal a várias versões do Ubuntu (ex. Ubuntu para smartphones/ tablets, desktops, TV, etc). O Mir será o  substituto do X-Window e X.org  e oferecerá uma nova experiência aos utilizadores (de referir que a não adopção do  Wayland   – projecto idêntico desenvolvido por um grupo de programadores da Redhat, se deveu a incompatibilidades com os objectivos traçados pela Canonical). Como objectivo traçado, a equipa de desenvolvimento pretende...

Download Windows 7,8,10

Download Windows 7,8,10 num unico ISO - mega