Avançar para o conteúdo principal

Alerta: Nova Vulnerabilidade do kernel afecta Ubuntu 13.10

Se é utilizador do sistema operativo Ubuntu 13.10 e não actualizou o sistema durante a última semana então é importante que o faça. Numa noticia avançada pela própria Canonical, a empresa informa que o Ubuntu 13.10 tem uma vulnerabilidade grave, que faz com que o sistema crash e também permite que sejam executados programas com permissões de root.
ubuntu_04
Referenciada como  CVE-2014-0038, a vulnerabilidade reportada pela Canonical deve-se a m problema no kernel Linux e, como referido, faz com que o sistema falhe abruptamente e também permita a execução de aplicações com privilégios de administrador.
Esta vulnerabilidade afecta principalmente o Ubuntu 13.10 (Server e Desktop) e todas as distribuições que são baseadas nesta versão. Para corrigir o problema o utilizador apenas terá de proceder à actualização do sistema.

Na versão Desktop, pode actualizar o sistema através do Update Manager (Carregando em Alt-F2  e introduzindo o comando  update-manager) que irá proceder à actualização do kernel para a versão  linux-image-3.11.0-15 (3.11.0-15.25).

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Llama Mountain: A board mais pequena do mundo é da Intel

A miniaturização dos componentes que constituem os nossos computadores tem estado a atingir níveis microscópicos. Ao criarem estes componentes passa a ser possível incluí-los em chassis ainda mais pequenos ou permite ganhar espaço para a colocação de outros elementos de maiores dimensões. A Intel apresentou hoje um protótipo, de nome Llama Mountain, que revela uma motherboard completa, mas de dimensões extremamente pequenas. Esta tecnologia vai estar disponível para qualquer OEM criar dispositivos, completos, ainda mais pequenos ou com outras características únicas. O Llama Mountain foi apresentado pela Intel na Computex um tablet único, a correr Windows 8.1 Pro, que é suportado por uma motherboard de dimensões reduzidas e que permite que exista espaço para a colocação de duas baterias. Estas duas baterias, de dimensões generosas, garantem a este tablet de 12.5 polegadas uma autonomia de 32 horas. Também como resultado da utilização desta motherboard, o tablet que fo...

Ubuntu 13.10 Saucy Salamander virá com o MIR

Durante o dia de hoje, o mundo Linux assistiu ao anuncio de duas informações antagónicas: Por um lado Jonathan Riddell,  do projecto  Kubuntu,   referiu que o Mir/XMir não será (ainda) integrado na sua distribuição  ;  Relativamente ao projecto Ubuntu, a informação é que o Ubuntu 13.10 Saucy Salamander virá com o MIR. Tal como anunciado  o Ubuntu 13.10 Saucy Salamander virá com o MIR, um novo servidor gráfico, desenvolvido pela Canonical, desenhado para ser rápido, eficiente e transversal a várias versões do Ubuntu (ex. Ubuntu para smartphones/ tablets, desktops, TV, etc). O Mir será o  substituto do X-Window e X.org  e oferecerá uma nova experiência aos utilizadores (de referir que a não adopção do  Wayland   – projecto idêntico desenvolvido por um grupo de programadores da Redhat, se deveu a incompatibilidades com os objectivos traçados pela Canonical). Como objectivo traçado, a equipa de desenvolvimento pretende...