Avançar para o conteúdo principal

Novo malware para iOS surge pela sincronização com o OSX

Foi descoberto pela empresa de segurança Palo alto Network. um novo mallware que está a infectar os Iphones através do Mac OS X.
ios_malware_2
O nome deste novo malware é WireLurker e tem algumas particularidades únicas e que se revelam muito perigosas para os utilizadores do IOS.
O WireLurker é o primeiro malware que se sabe estar a afectar equipamentos com iOs que não têm jailbreak feito e que por isso deveriam estar protegidos. Propaga-se da mesma forma que um vírus o faz, alterando as aplicações instaladas.
Este malware é também o primeiro que se sabe ter a capacidade de instalar aplicações sem o consentimento dos utilizadores e de gerar código malicioso de forma automática, através da substituição dos binários das aplicações.
ios_malware_1A propagação do WireLurker sabe-se que é feita pelos computadores a correr OSX onde depois se ligam os equipamentos com iOS, via USB, sendo nesse momento infectados. 
Para já sabe-se que o WireLurker está apenas activo na China, tendo sido detectada a sua propagação numa loja de aplicações alternativas para o OSX, onde já infectou 467 aplicações, que foram descarregadas mais de 350 mil vezes.
Caso pretendam saber se estão infectados com o WireLurker, a Palo Alto Network disponibiliza uma ferramenta para o OSX que verifica a presença deste malware.
 É um simples script em pyton que através das assinaturas do WireLurker o tenta encontrar no sistema operativo.
O parar da propagação do WireLurker poderá ser um processo complicado por estar a espalhar-se com recurso a uma loja de aplicações que a Apple não controla, podendo depois saltar para o outro sistema operativo da Apple.
Mas mesmo que se consiga parar a sua infecção, as simples barreiras que fez cair no mundo da Apple vêm criar novas preocupações e colocar novas questões de segurança em sistemas que se julgavam imunes.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Ubuntu 13.10 Saucy Salamander virá com o MIR

Durante o dia de hoje, o mundo Linux assistiu ao anuncio de duas informações antagónicas: Por um lado Jonathan Riddell,  do projecto  Kubuntu,   referiu que o Mir/XMir não será (ainda) integrado na sua distribuição  ;  Relativamente ao projecto Ubuntu, a informação é que o Ubuntu 13.10 Saucy Salamander virá com o MIR. Tal como anunciado  o Ubuntu 13.10 Saucy Salamander virá com o MIR, um novo servidor gráfico, desenvolvido pela Canonical, desenhado para ser rápido, eficiente e transversal a várias versões do Ubuntu (ex. Ubuntu para smartphones/ tablets, desktops, TV, etc). O Mir será o  substituto do X-Window e X.org  e oferecerá uma nova experiência aos utilizadores (de referir que a não adopção do  Wayland   – projecto idêntico desenvolvido por um grupo de programadores da Redhat, se deveu a incompatibilidades com os objectivos traçados pela Canonical). Como objectivo traçado, a equipa de desenvolvimento pretende que o MIR seja totalmente compatível e estável com o

Download Windows 7,8,10

Download Windows 7,8,10 num unico ISO - mega