segunda-feira, 24 de novembro de 2014

Malware NotCompatible pode ter infectado 4.5 milhões de equipamentos Android

De acordo com os dados da empresa de segurança Lookout, mais de 4.5 milhões de equipamentos com o sistema Android poderão ter sido infetados pelo malware “NotCompatible”.


botnet android
Segundo revela a empresa de segurança, citada pelo New York Times, o “NotCompatible” é um malware que ataca os sistemas Android, com o objetivo de se tornar numa rede de bots em equipamentos móveis. Os atacantes poderiam posteriormente utilizar esta rede para realizar ataques.

O malware era descarregado no formato de uma falsa aplicação ou como sendo uma suposta atualização para o sistema. Uma vez instalado, o mesmo permanece oculto do utilizador, sendo apenas visível a sua atividade a partir do aumento do consumo de bateria e dos dados.

O malware é controlado por vários servidores remotos, no entanto utiliza vários meios para encriptação dos dados enviados, o que dificulta saber a origem do mesmo ou os comandos utilizados para ativar o malware.

A Lookout refere ainda que a sua ferramenta de segurança é capaz de detetar a atividade deste malware e bloquear a mesma, sendo que ainda se desconhece se outras empresas de segurança irão igualmente aplicar defesas contra este malware.
Fonte: TugaTech