Avançar para o conteúdo principal

Descoberta falha de segurança no Mac OS Yosemite

O Yosemite, a mais recente versão do MAC OSX, tem uma falha de segurança grave,a solução para esta falja de segurança irá ser solucionada antes do início do próximo ano.
O Rootpipe, consegue dar a um atacante permissões de root através de uma conta com privilégios de administração.
Rootpipe_0
A falha foi já apresentada à Apple, que está a trabalhar numa solução, sendo esta esperada para o início do próximo ano. 
Por esta razão a falha apenas vai ser detalhada na segunda quinzena de Janeiro de 2015.
Em concreto existe muito pouca informação disponível sobre o Rootpipe e Emil Kvarnhammar recusa-se a falar muito sobre ela, descrevendo-a apenas como uma falha que dá ao atacante permissões de root, e consequente controlo total sobre a máquina, se a conta afectada tiver permissões de administração.
A descoberta desta falha foi inicialmente feita em versões anteriores ao OSX Yosemite, tendo a Apple libertado de imediato uma correcção que tratou do problema.
Mas a perseverança de Emil Kvarnhammar levou a continuasse a explorar essa mesma falha e que com relativa facilidade conseguisse contornar o OSX Yosemite e que fosse possível explorá-la. Claro que de imediato reportou o problema à Apple, que o está a resolver
Não havendo para já uma solução para o Rootpipe, o que está a ser recomendado aos utilizadores é que abandonem a utilização de contas com privilégios de administração.
Basta que criem uma segunda conta no OSX, esta com privilégios de administração, e que depois os retirem à conta que normalmente usam. Esta nova conta apenas deve ser usada nos momentos estritamente necessários.
Uma segunda solução, esta complementar à primeira, é a utilização do FileVault, para cifrar os dados no disco do Mac, garantindo assim que mesmo que exista acesso a estes, será necessário uma palavra passe para lhes acederem.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Ubuntu 13.10 Saucy Salamander virá com o MIR

Durante o dia de hoje, o mundo Linux assistiu ao anuncio de duas informações antagónicas: Por um lado Jonathan Riddell,  do projecto  Kubuntu,   referiu que o Mir/XMir não será (ainda) integrado na sua distribuição  ;  Relativamente ao projecto Ubuntu, a informação é que o Ubuntu 13.10 Saucy Salamander virá com o MIR. Tal como anunciado  o Ubuntu 13.10 Saucy Salamander virá com o MIR, um novo servidor gráfico, desenvolvido pela Canonical, desenhado para ser rápido, eficiente e transversal a várias versões do Ubuntu (ex. Ubuntu para smartphones/ tablets, desktops, TV, etc). O Mir será o  substituto do X-Window e X.org  e oferecerá uma nova experiência aos utilizadores (de referir que a não adopção do  Wayland   – projecto idêntico desenvolvido por um grupo de programadores da Redhat, se deveu a incompatibilidades com os objectivos traçados pela Canonical). Como objectivo traçado, a equipa de desenvolvimento pretende que o MIR seja totalmente compatível e estável com o

Download Windows 7,8,10

Download Windows 7,8,10 num unico ISO - mega