sábado, 8 de fevereiro de 2014

Windows 8.1 Update 1 – Nova ferramenta para gestão de disco

A Microsoft está a preparar uma actualização do Windows 8.1 que trará um novo conjunto de novidades e que a aproximará um pouco mais daquilo que os utilizadores esperariam deste novo SO.
Uma das versões de testes desta actualização foi tornada pública e lentamente têm sido conhecidas as novidades que estão para chegar. A mais recente novidade a ser conhecida mostra uma nova zona de opções, onde podemos fazer uma gestão completa dos discos.
update_1_disco_1
Esta nova ferramenta está associada à interface Modern e permitirá que conheçam em detalhe o estado do vosso disco, mostrando informação sobre a ocupação do mesmo, não apenas em número e volume de aplicações instaladas, mas também na contabilização de ficheiros multimédia ou descarregados e armazenados.Será o local onde vão procurar saber mais sobre o estado de ocupação do disco, conseguindo ter uma visão geral da sua ocupação, ao mesmo tempo que dá também informação detalhada e pormenorizada.
Vai estar dividida em quatro zonas distintas, onde cada uma mostrará informação sobre uma área em particular. Em primeiro lugar temos a informação sobre o estado de ocupação do disco, sendo ficado no espaço ocupado e disponível.
De seguida temos acesso à informação sobre o espaço ocupado pelas aplicações que temos instaladas no Windows. Esses dados são associados apenas às aplicações que a conta que está a ser usada tem instalada.
De seguida temos acesso à lista detalhada de ficheiros e elementos multimédia no sistema, sendo cada um dos tipo analisados em detalhe.
Por fim uma novidade que tão cedo não se esperava na interface Modern. Passamos a poder esvaziar o caixote do lixo de forma directa e nessa mesma aplicação.
update_1_disco_2
Caso carreguem na opção associada às aplicações instaladas, vão poder aceder à lista das que estão no Windows, associada a esse utilizador.
Esta é uma área que já existia desde o Windows 8, e que permite um conjunto de acções. As aplicações são apresentadas por ordem de tamanho e facilmente removidas para libertar mais espaço no disco.
update_1_disco_3
Os rumores apontam para muito breve a chegada desta actualização, que será feita sem pompa ou circunstância, esperando-se que chegue numa normal actualização do Windows, num normal update.
As alterações que até agora surgiram mostram um Windows mais próximo do que os utilizadores querem, com enfoque no touch, mas voltando um pouco atrás e trazendo de volta a usabilidade do rato.