A Microsoft lançou na passada semana a mais recente versão do seu sistema operativo. O Windows 8.1 tem estado a ser instalado em todas as máquinas e todos têm estado a conhecer as novidades que foram apresentadas ao longo dos meses.
Claro que estão a surgir alguns problemas, mas a Microsft tem tratado de os resolver para que todos possam usar de forma plena este novo SO.
Algo que ainda não existe é uma forma oficial de descarregar uma imagem do Windows 8.1 para posterior utilização, mas com um pequeno truque podem resolver este problema.
A Microsof estreou no Windows 8.1 uma forma de actulizar o seu sistema operativo. Para além das habituais vendas no retalho, o Windows 8.1 surgiu a todos os utilizadores do Windows 8 na forma de uma actualização na loja de aplicações do Windows.
Este modelo deixa alguns problemas pendentes e que apenas podem ser resolvidos com a presença de uma imagem do Windows 8.1. Será desta forma que vamos poder reinstalar o sistema operativo ou resolver problemas quando eles surgirem e for pedido o suporte com o SO.
A Microsoft ainda não disponibilizou de forma oficial uma forma de fazer o download de uma imagem do Windows 8.1, mas com o recurso a uma ferramenta da própria Microsoft é já possível fazer esse download.
A forma de criar esse ISO é através da utilização das ferramentas de actualização do Windows, versão 8 e 8.1. Devem por isso descarregar as duas, que se encontram nesta página da Microsoft.
Devem descarregar as duas ferramentas e tê-las prontas para serem usadas, alternadamente. Podem obter directamente s ferramentas nos links abaixo:
Como preparar a criação do ISO do Windows 8.1
Depois de descarregarem as duas ferramentas devem lançar primeiro a versão de instalação do Windows 8. Coloquem a chave do vosso Windows 8, para que seja verificada e avancem com o processo.
De seguida será mostrada a versão a que essa chave irá dar acesso e o download da versão correcta do Windows 8 iniciará o seu download.
Quando este passo se iniciar devem interrompê-lo de imediato para que o download não termine. É neste passo que vamos passar tratar do Windows 8.1 e abandonar o Windows 8
Podem fechar a aplicação de actualização do Windows 8 e lançar de imediato a de actualização do Windows 8.1.
Ao lançarem a aplicação de actualização do Windows 8.1 esta vai iniciar de imediato o download da versão correspondente á licença que colocaram antes.
No final do processo de download será pedido que escolham o que pretendem fazer com a versão que descarregaram. As hipóteses são 3, a actualização do SO, a criação de uma versão de instalação ou a instalação directa, mais tarde.
A opção que pretendemos usar é a segunda, a criação de uma versão de instalação. Escolham-na e avancem com o processo.
O passo seguinte pode tomar duas direcções distintas. Ou criam um ISO que posteriormente podem gravar num DVD, ou criam uma pen USB de instalação.
Vamos abordar os dois procedimentos de forma separada e detalhada, para que compreendam cada um deles de forma precisa.
Criar um ficheiro ISO
Ao escolherem a opção de criação de um ISO, vão poder guardar este ficheiro e sempre que precisarem dele devem apenas gravá-lo num DVD ou numa pen para posterior utilização.
Devem apenas indicar o local onde pretendem que a ferramenta guarda o ISO e este será criado de forma rápida.
No final será mostrada novamente a chave do Windows que está associada a esse ISO e o processo estará terminado.
O ficheiro ISO irá estar no local indicado e pronto a ser usado em qualquer momento.
Criar uma pen USB de instalação
Se preferirem podem criar de imediato uma pen USP de instalação do Windows 8.1. Este processo é similar ao de criação do ficheiro ISO, sendo apenas diferente o resultado final.
Escolham então a opção de criar uma pen USB, que deve estar já ligada ao sistema e deve ter, no mínimo 3GB de tamanho.
Depois devem escolher a drive que está associada à pen USB onde pretendem que seja colocada a imagem de instalação do Windows 8.1.
Devem ter presente que este processo irá formatar a vossa pen e que todos os dados que nela estiverem vão ser eliminados.
O processo seguinte é a formatação da pen USB e a escrita da imagem do Windows 8.1.
Este processo será um pouco mais demorado que a criação do ficheiro ISO. Devem por isso aguardar o final do processo.
Tal como na opção de criação do ficheiro ISO, também no final será mostrada a chave do Windows que está associada a essa instalação e o processo estará terminado.
Esta é actualmente a única forma de ter acesso pela Internet a um ISO de instalação do Windows 8.1. Não é um processo complicado, mas requer alguns passos.
Lembrem-se que devem ter acesso a uma chave válida do Windows 8 para poderem criar o ISO e essa chave, ou uma de uma versão idêntica, deve ser usada na instalação.
Homepage: Windows 8.1
Comentários
Enviar um comentário