Numa primeira análise, esta notícia parece contradizer aquilo que noticiámos logo pela manhã no artigo onde demos a conhecer que a Apple é a marca mais valiosa do mundo.
Na verdade, trata-se de novas informações, publicadas pela ABI Research, que mostram que a Google conseguiu superar a Apple, ao nível das plataformas móveis, pela primeira vez, no segmento dos tablets.
Segundo a empresa ABI Research - que realiza análises do mercado ligado ao tecnologia – o Android, tal como já acontece no segmento dos smartphones, passou também a dominar no segmento dos tablets.
De acordo com os dados publicados na passada sexta-feira, a ABI Research afirma que, no segundo trimestre de 2013 a Apple vendeu cerca de 14,5 milhões de iPads e, em igual período, foram vendidos cerca de 30,5 milhões de tablets com Android.
Por outro lado, apesar de diferença de quantidades, as empresas que produzem tablets com Android apenas conseguiram pouco mais que 50% dos 12.700 milhões de dólares resultantes da receita total da venda de tablets no segundo trimestre 2013.
O preço médio do iPad da Apple caiu cerca de 17%, relativamente ao ano anterior e, ao mesmo tempo, o preço médio de um tablet Android aumentou cerca de 17%. Tendo como base esta discrepância de valores, a ABI Research refere que o iPad tem vindo a enfraquecer a sua posição no topo.
Jeff Or, da ABI, acredita que a queda do preço do iPad se deve à tendência de adopção por parte dos utilizadores para dispositivos com ecrã menor (ex. 7 polegadas). De referir que o iPad Mini representou 60% do número total de iPads vendidos no segundo trimestre, o que representa cerca de 49% da receita para a Apple.
O Android tem vindo a ganhar adeptos no segmento dos tablets mas, o iPad da Apple continua a ser o mais vendido (desde o seu aparecimento) e por uma margem bastante elevada.
Enquanto a Apple vendeu os referidos 14,5 milhões de tablets entre Abril a Junho de 2013, a Samsung, que foi o concorrente mais próximo da empresa de Cupertino, apenas conseguiu vender 8,1 milhões de tablets em igual período.
Comentários
Enviar um comentário