Avançar para o conteúdo principal

Ubuntu 13.10 Saucy Salamander instala em 5 minutos

Aprenda a instalar esta nova versão do Ubuntu
Como é hábito da nossa parte, costumamos marcar o lançamento das versões do Ubuntu com um pequeno tutorial com o processo de instalação. Este não é um tutorial para quem já tem algumas experiência no mundo do Ubuntu, mas sim para aqueles leitores que decididamente vão experimentar o Ubuntu pela primeira vez. Desta forma deixam de existir motivos para não experimentar e quem sabe até ficar fã.
Aqui fica todo o processo de instalação desta nova versão.
ub_00
Passo 1 – Depois de serem carregados alguns componentes, é apresentada a primeira janela de configuração. Neste momento, o utilizador decide qual o idioma que pretende e se:
  • quer apenas experimentar o Ubuntu (Try Ubuntu)
  • ou instalar o Ubuntu (Install Ubuntu)
Para este artigo vamos proceder à instalação completa do Ubuntu.
ub_01
Passo 2 – Nesta fase são fornecidas algumas indicações a nível de requisitos para instalação do Ubuntu, e é dada a possibilidade ao utilizador de indicar se pretende instalar algum software adicional para suporte a alguns formatos populares (ex. MP3, flash, MPEG, etc).
ub_02
Passo 3 – Particionamento do Disco. Para quem pretender definir partições, poderá ver aqui como fazer. Para este exemplo, definimos a opção Erase disk and install Ubuntu que irá proceder a formatação de todo o disco e instalação do Ubuntu.
Atenção: Ao escolher esta opção, toda a informação do disco será apagada. Caso pretenda usar uma determinada partição, deverá escolher a opção Something Else.
Comparando com versões anteriores, mantêm-se as funcionalidades:
  • Encrypt the new Ubuntu Installation for Security
  • Use LVM (Logical Volume Management) with new Ubuntu installation
ub_03
Passo 4 – Vamos agora definir o nosso fuso horário
ub_04
Passo 5 – E agora indicamos qual o layout do nosso teclado
ub_05
Passo 6 – Neste passo criamos o primeiro utilizador assim com a respectiva password. Definimos também qual o nome da máquina.
ub_06
Passo 7 – O instalador desta versão traz também uma interface para podermos logo associar a nossa conta do Ubuntu One ou então criar uma nova.
ub_07
…para quem ainda não tem conta, basta indicar os seguintes dados
ub_08
…início do processo de copia de ficheiros (no meu caso demorou cerca de 20 minutos)
ub_09
Instalação finalizada! A destacar os cerca de 5 minutos no processo de instalação
ub_10
Depois de se autenticar com sucesso, é só desfrutar desta nova versão do Ubuntu. De realçar também a nova funcionalidade Remote Login (entrar com os dados do Ubuntu SSO – Ubuntu Single Sign On)
ub_10
Nos próximos tempos iremos trazer mais novidades do Ubuntu 13.10 Saucy Salamander. Estejam atentos …e claro, esperamos sempre pelos vossos comentários, dicas e sugestões.
Já instalaram esta nova versão do Ubuntu? Quais as primeiras impressões?

Download: Ubuntu 13.10

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Ubuntu 13.10 Saucy Salamander virá com o MIR

Durante o dia de hoje, o mundo Linux assistiu ao anuncio de duas informações antagónicas: Por um lado Jonathan Riddell,  do projecto  Kubuntu,   referiu que o Mir/XMir não será (ainda) integrado na sua distribuição  ;  Relativamente ao projecto Ubuntu, a informação é que o Ubuntu 13.10 Saucy Salamander virá com o MIR. Tal como anunciado  o Ubuntu 13.10 Saucy Salamander virá com o MIR, um novo servidor gráfico, desenvolvido pela Canonical, desenhado para ser rápido, eficiente e transversal a várias versões do Ubuntu (ex. Ubuntu para smartphones/ tablets, desktops, TV, etc). O Mir será o  substituto do X-Window e X.org  e oferecerá uma nova experiência aos utilizadores (de referir que a não adopção do  Wayland   – projecto idêntico desenvolvido por um grupo de programadores da Redhat, se deveu a incompatibilidades com os objectivos traçados pela Canonical). Como objectivo traçado, a equipa de desenvolvimento pretende que o MIR seja totalmente compatível e estável com o

Download Windows 7,8,10

Download Windows 7,8,10 num unico ISO - mega