Avançar para o conteúdo principal

Sabia que o Repositório Medibuntu morreu?

O Medibuntu (Multimédia, Entretenimento, Distracções no Ubuntu) era um repositório que mantinha um conjunto de pacotes (ex. codecs, aplicações da área da multimédia, etc)  que não vinham incluídos no Ubuntu e derivados, devido às mais diversas questões legais (ver aqui). Este era um dos repositórios alternativos mais utilizados, se não mesmo o mais utilizado, e tinha como principais características a boa qualidade dos pacotes e as raras incompatibilidades com os repositórios oficiais.
Recentemente o responsável pelo repositório, Gauvain Pocentek, anunciou o seu fim.
medibuntu
Como referido, o repositório Medibuntu era um dos mais populares mas…a verdade é que foram poucos os que deram conta do seu fim.
Num anuncio publicado na própria página do projecto, pode ler-se que que o repositório já não era actualizado há algum tempo e é mesmo aconselhado que os utilizadores removam o repositório do seu sistema.
The Medibuntu repository has been unmaintained for several months, and has become more and more useless over the years. The project is now considered abandoned, and we recommend to disable the repository if you are using it.
Mas quais o motivos do fim do repositório Medibuntu?
No mesmo anuncio é informado que a manutenção deste repositório já não faz sentido, uma vez que muitos dos pacotes estão agora desactualizados e alguns dos pacotes que eram mantidos pelo projecto fazem parte dos repositórios oficiais do Ubuntu.
mediaUbuntu_00
No entanto, há  algumas excepções, como é o caso do pacote libdvdcss que será mantido por Jonathan Riddell da Blue System – saber mais aqui, num repositório que faz parte do projecto VideLan (De referir que o pacotelibdvdcss viola o DMCA (Digital Millennium Copyright Act) nos Estados Unidos).
Como remover o Medibuntu?
Para remover o repositório Medibuntu basta aceder a etc/apt/sources.list e remover as seguintes linhas
medibuntu
E está feito!

Este não era certamente o caminho esperado por milhões de utilizadores que usam este repositório nos seus sistemas. No entanto, estando muito dos pacotes presentes nas versões oficiais é verdade que um projecto com este objectivo deixa de fazer sentido (pelo menos por agora)

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Ubuntu 13.10 Saucy Salamander virá com o MIR

Durante o dia de hoje, o mundo Linux assistiu ao anuncio de duas informações antagónicas: Por um lado Jonathan Riddell,  do projecto  Kubuntu,   referiu que o Mir/XMir não será (ainda) integrado na sua distribuição  ;  Relativamente ao projecto Ubuntu, a informação é que o Ubuntu 13.10 Saucy Salamander virá com o MIR. Tal como anunciado  o Ubuntu 13.10 Saucy Salamander virá com o MIR, um novo servidor gráfico, desenvolvido pela Canonical, desenhado para ser rápido, eficiente e transversal a várias versões do Ubuntu (ex. Ubuntu para smartphones/ tablets, desktops, TV, etc). O Mir será o  substituto do X-Window e X.org  e oferecerá uma nova experiência aos utilizadores (de referir que a não adopção do  Wayland   – projecto idêntico desenvolvido por um grupo de programadores da Redhat, se deveu a incompatibilidades com os objectivos traçados pela Canonical). Como objectivo traçado, a equipa de desenvolvimento pretende que o MIR seja totalmente compatível e estável com o

Download Windows 7,8,10

Download Windows 7,8,10 num unico ISO - mega