Avançar para o conteúdo principal

Como criar uma rede dedicada de 5GHz no AirPort

As estações base de AirPort, os routers da Apple, dito de uma forma mais simples, desde 2009 que permitem operar em duas frequências simultaneamente, quer na banda 2.4GHz quer na banda 5GHz. O que significa que pode ligar um Mac, iPhone, ou iPad a uma rede wireless e estes irão escolher que rede usar automaticamente para obter a banda mais rápida, consistente e com melhor sinal.
Mas então podemos criar nas estações base de AirPort uma rede sempre na banda 2.4GHz e outra só na banda 5GHz?
Sim, e é isso que vamos agora ensinar, elencando alguns cenários para “justificar” esta alteração.


Tal como se encontra as definições do vosso AirPort, tudo deve funcionar bem. Esta variação de frequências usadas são feitas automaticamente e, muito provavelmente, nem darão conta que a banda foi alterada. Contudo, existem algumas circunstâncias que podem precisar de colocar esta “decisão” do vosso lado, para fazer a alteração de forma manual.
Para isso recomendamos que sejam criadas duas redes na estação base do AirPort: uma para a banda 2.4GHz e a outra para a banda 5GHz (se tiver uma terceira rede, para convidados por exemplo, então terá 3 redes configuradas).
Compreender a diferença entre a banda 2.4GHz e 5GHz
Falar em redes wireless é sinónimo falar na norma IEEE 802.11. O IEEE 802.11 é uma especificação standard para as redes sem fios (WLAN, wireless local Area Network) que define um conjunto de protocolos. As normas mais usados actualmente são o  802.11a, que permite uma taxa de transmissão de 54 Mbps e usa frequências na ordem dos 5 GHz, o  802.11g que funciona na banda dos 2.4 Ghz e permite taxas de transferência de rede na ordem dos 54 Mbps, o 802.11n que funciona nos 2.4 Ghz e 5 Ghz e permite taxas de transmissão entre os 300 Mbps e 600Mbps  e, mais recentemente, o 802.11ac que funciona na gama dos 5 Ghz e permite, neste momento, taxas de transmissão na ordem dos 3.6 Gbps.
A frequência dos 2,4 GHz é muito “congestionada” ! Hoje em dia, dentro da nossa casa existem outros dispositivos que operam na banda de 2,4 GHz, como por exemplo o micro-ondas, sistemas de alarmística, sensores, etc, que podem interferir com a nossa rede wireless. Além disso, o espaço coberto pela nossa wireless é muita das vezes “inundado” por outras outras redes wireless (redes dos vizinhos) que operam exactamente na mesma frequência (mesmo canal).
A gama de 5GHz como não é muito utilizada, então é menos susceptível a interferências, não havendo assim degradação de sinal. Além disso, usando as tecnologias adequadas, é possível ter um maior  throughput em redes que operam nos 5 Ghz.
Mas nem tudo são vantagens…. pois quanto maior a frequência wireless, menor é o raio de cobertura. Além disso, as altas frequências têm um nível de penetração inferior em objectos e superfícies solidas. Para ultrapassar tais desvantagens, existe actualmente o standard 802.11ac que recorre a técnicas de  beamforming e a outras para que exista uma  melhor penetração de sinal em determinados materiais de construção.
Eu entendo que se temos condições favoráveis, então devemos utilizar sempre a de 5GHz já que teremos menor degradação de sinal. Podemos reservar a banda de 2,4 GHz para aqueles momentos em que estamos a trabalhar num local mais afastado da estação base AirPort ou então, e tenham atenção a esta parte, quando estamos a utilizar equipamentos antigos, que não suportem a frequência dos 5GHz.
Como criar uma rede Dedicada 5GHz com o estações base AirPort
Agora que percebemos a razão de estratificar as bandas na estação base AirPort, vamos aprender a separar as bandas. Criaremos duas redes, uma que irá operar na banda dos 2.4GHz e a outra na banda dos 5GHz. Estão prontos? Vamos começar.
Passo 1:
Abra a aplicação AirPort Utility ou Utilitário AirPort, este encontra-se na pasta Aplicações → Utilitários. Se forem ao Spotlight é mais rápido, basta escrever AirPort e escolher logo o sugerido. Verão esta janela depois de aberto o utilitário.
A aplicação Utilitário AirPort encontra-se na pasta Utilitários
Passo 2:
Cliquem no ícones da vossa estação base  AirPort, no meu caso tenho uma Time Capsule e ao clicar esta diz-me o seu status.
Passo 3:
Cliquem no botão Editar para entrarmos dentro da estação. Podem ter de inserir uma palavra passe, se estiver configurado esse procedimento de segurança.
Passo 4:
Seleccionem o separador Sem fios tal como estão a ver na imagem em baixo.
No separador Sem Fios, escolham o botão Opções da rede sem fios…
Passo 5:
Cliquem no botão Opções da rede sem fios…
Escolha a opção 5GHz e escolha uma país
Passo 6:
Seleccionem a opção 5GHz.
Passo 7:
Dêem um nome à nova rede 5GHz, eu chamei-lhe www.pplware.com 5 GHz. Tenha o 5GHz à frente do nome que escolher, é mais fácil seleccionar e distinguir da sua rede primária.
Passo 8:
Seleccionem o país do menu apresentado.
Passo 9:
Agora cliquem no botão Guardar. Por fim cliquem no botão Actualizar e a Estação Base AirPort irá reiniciar.
Rede de 5GHz bem identificada e em utilização
Depois de reiniciado, terão nas escolhas de redes WiFi as duas que criaram. Lembrem-se que as duas terão a mesma encriptação e respondem com a mesma palavra-passe. Volto a sugerir que usem esta banda, a não ser que estejam longe da Estação Base AirPort ou se tiverem muitas barreiras entre o router e o vosso Mac, iPod touch, iPad ou iPhone.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Ubuntu 13.10 Saucy Salamander virá com o MIR

Durante o dia de hoje, o mundo Linux assistiu ao anuncio de duas informações antagónicas: Por um lado Jonathan Riddell,  do projecto  Kubuntu,   referiu que o Mir/XMir não será (ainda) integrado na sua distribuição  ;  Relativamente ao projecto Ubuntu, a informação é que o Ubuntu 13.10 Saucy Salamander virá com o MIR. Tal como anunciado  o Ubuntu 13.10 Saucy Salamander virá com o MIR, um novo servidor gráfico, desenvolvido pela Canonical, desenhado para ser rápido, eficiente e transversal a várias versões do Ubuntu (ex. Ubuntu para smartphones/ tablets, desktops, TV, etc). O Mir será o  substituto do X-Window e X.org  e oferecerá uma nova experiência aos utilizadores (de referir que a não adopção do  Wayland   – projecto idêntico desenvolvido por um grupo de programadores da Redhat, se deveu a incompatibilidades com os objectivos traçados pela Canonical). Como objectivo traçado, a equipa de desenvolvimento pretende que o MIR seja totalmente compatível e estável com o

Download Windows 7,8,10

Download Windows 7,8,10 num unico ISO - mega