terça-feira, 1 de outubro de 2013

BlueLifeHosts – Editar o ficheiro de hosts de forma simples

Por vezes necessitamos de barrar o acesso a certos sites, de forma mais ou menos controlada. Existem várias formas simples de o fazermos, sem recorrermos a software de terceiros ou à firewall. A mais simples de todas é recorrer ao ficheiros de hosts, que controla a resolução de nomes nas nossas máquinas.
Temos já apresentadas várias ferramentas dedicadas à tarefa de gestão deste ficheiros, e hoje trazemos mais uma para que possam ter mais uma solução. Falamos do BlueLifeHosts, que pode ser usado no Windows de forma simples.
imagem_win_dicas_host

O BlueLifeHosts é uma ferramenta que permite que façamos, de forma simples e rápida, a gestão das entradas que temos no ficheiro de hosts do nosso Windows.
Com este controlo podemos decidir quais os sites a que queremos aceder e alterar alguns que tenhamos presentes. Vamos poder acelerar os acessos ao termos os registos definidos de forma estática ou simplesmente forçar o sistema a aceder a outro IP sempre que colocarmos um determinado endereço. Fica assim simples desenvolvermos sites ou aceder a versões de testes destes mesmos sites.
Também ao termos uma ferramenta como o BlueLifeHosts, evitamos ter de estar a editar directamente o ficheiros de hosts, o que pode não ser muito simples para a maioria dos utilizadores.
A filosofia do BlueLifeHosts vai um pouco contra o que é normal neste tipo de ferramentas. Em vez de adicionarmos os registos e os endereços IP’s correspondentes, podemos simplesmente colocar o endereço na sua barra e ele tratará de resolver o nome em endereço IP, que pode ser imediatamente adicionado ao ficheiro.
BlueLifeHosts_2
Claro que o BlueLifeHosts permite também que bloqueiem acessos a determinados endereços ou que alterem o seu destino (IP). Podem aceder a essas funcionalidades através do menu de contexto associado a cada entrada ou através dos menus da aplicação.
Todas as entradas podem também ser activadas ou desactivas, consoante a necessidade dos utilizadores, bastando para isso escolher essa opção no BlueLifeHosts.
Depois de todas as alterações feitas, apenas necessitam de as aplicar e gravar para que fiquem de imediato activas e a responder como definido.
BlueLifeHosts_3
Mas porque nem sempre as alterações correm como pretendido, o BlueLifeHosts tem presente uma ferramenta de backups para salvar as alterações e repor as configurações originais.
Esta funcionalidade tem uma interface própria e está preparada fazer uma gestão completa deste ficheiro. Podem salva configurações, repor configurações anteriores e eliminar backups anteriores.
BlueLifeHosts_4
Há muitas outras funções que podem explorar no BlueLifeHosts, desde a escolha dos servidores de DNS a serem usados ou até à sua utilização directa através da linha de comando, com um conjunto elevado de flags específicas.
O BlueLifeHosts merece ser explorado e usado por todos os que necessitam de alterar frequentemente o ficheiro de hosts do Windows.
Muito simples de usar, muito intuitiva e completamente portátil, esta ferramenta merece estar presente na categoria das ferramentas essenciais para quem trabalha nesta área.
Licença: Freeware
Sistemas Operativos: Windows XP/ Vista/ 7/ 8/
Download: BlueLifeHosts editor v1.1 [484.43KB]
Homepage: BlueLifeHosts