Avançar para o conteúdo principal

Surgiu a primeira falha de segurança do iOS 8

Com apenas dois dias de apresentação pública, o iOS 8 que  já conquistou a maioria dos utilizadores, em grande parte devido às novidades que apresentou e que algumas ainda não podem ser exploradas na totalidade.
Mas tal como está disponível para os utilizadores ditos normais, está também acessível para todos os que se dedicam a caçar bugs neste sistema operativo.
E agora, tal como aconteceu noutras vezes em que a Apple lançou novas versões do seu sistema operativo, surgiu um bug que dá acesso a algumas funcionalidades a partir do ecrã de bloqueio.
ios_8_1
O problema que agora foi descoberto no iOS 8 surgiu quando a Apple lançou a última versão de testes do iOS 8. Se explorado, esta falha de segurança dá acesso a várias funções que estão disponíveis através do Siri, mas que deixam de requerer que o utilizador desbloqueie o dispositivo.
Com uma simples chamada ao Siri passa a ser possível criar novos posts no Facebook, ver a lista de chamadas e SMS ou simplesmente, aceder a um contacto específico.
Esta falha, pelo que é possível ver, não se limita ao iOS 8 mas está também presente na última versão disponibilizada do iOS 7.
Para explorarem e testarem a falha apenas necessitam de chamar a Siri, com o pressionar do botão do iPhone e dar-lhe o comando para publicar um post no Facebook ou para ver a lista das últimas chamadas.
De imediato, e sem requerer o desbloqueio do iPhone, quer por impressão digital ou por código de bloqueio, é pedido ao utilizador qual o texto a publicar ou simplesmente, a lista de chamadas.
Esta foi mais uma descoberta feita por Jose Rodriguez, conhecido por descobrir problemas nos novos sistemas operativos da Apple.
Vários vídeos que foram surgindo exploram esta falha e mostram outra informação a que se pode aceder através do Siri, sem qualquer tipo de pedido de autenticação.
Basta alguém ter acesso ao iPhone e em pouco segundos está a publicar mensagens no Facebook em nome de terceiros ou a ver a lista das últimas chamadas realizadas.
Caso pretendam proteger o vosso iPhone deste problema apenas necessitam de desabilitar a opção que permite o acesso ao Siri com o ecrã bloqueado.
A falha tem já alguns dias, desde que a GM foi disponibilizada e a Apple tem já conhecimento dela, não tendo ainda publicado qualquer comentário sobre o mesmo.
É por isso provável que dentro de dias surja a primeira actualização do iOS 8, que deverá corrigir este problema e outros que surjam entretanto.

Infelizmente este não é o primeiro caso de problemas com as novas versões do iOS. Já quando o iOS 7 foi apresentado surgiram problemas ao fim de algumas horas, que a Apple depois resolveu com uma actualização

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Llama Mountain: A board mais pequena do mundo é da Intel

A miniaturização dos componentes que constituem os nossos computadores tem estado a atingir níveis microscópicos. Ao criarem estes componentes passa a ser possível incluí-los em chassis ainda mais pequenos ou permite ganhar espaço para a colocação de outros elementos de maiores dimensões. A Intel apresentou hoje um protótipo, de nome Llama Mountain, que revela uma motherboard completa, mas de dimensões extremamente pequenas. Esta tecnologia vai estar disponível para qualquer OEM criar dispositivos, completos, ainda mais pequenos ou com outras características únicas. O Llama Mountain foi apresentado pela Intel na Computex um tablet único, a correr Windows 8.1 Pro, que é suportado por uma motherboard de dimensões reduzidas e que permite que exista espaço para a colocação de duas baterias. Estas duas baterias, de dimensões generosas, garantem a este tablet de 12.5 polegadas uma autonomia de 32 horas. Também como resultado da utilização desta motherboard, o tablet que fo...

Ubuntu 13.10 Saucy Salamander virá com o MIR

Durante o dia de hoje, o mundo Linux assistiu ao anuncio de duas informações antagónicas: Por um lado Jonathan Riddell,  do projecto  Kubuntu,   referiu que o Mir/XMir não será (ainda) integrado na sua distribuição  ;  Relativamente ao projecto Ubuntu, a informação é que o Ubuntu 13.10 Saucy Salamander virá com o MIR. Tal como anunciado  o Ubuntu 13.10 Saucy Salamander virá com o MIR, um novo servidor gráfico, desenvolvido pela Canonical, desenhado para ser rápido, eficiente e transversal a várias versões do Ubuntu (ex. Ubuntu para smartphones/ tablets, desktops, TV, etc). O Mir será o  substituto do X-Window e X.org  e oferecerá uma nova experiência aos utilizadores (de referir que a não adopção do  Wayland   – projecto idêntico desenvolvido por um grupo de programadores da Redhat, se deveu a incompatibilidades com os objectivos traçados pela Canonical). Como objectivo traçado, a equipa de desenvolvimento pretende...