O Evernote e o agregador de feeds RSS Feedly foram alvo de ataques de negação de serviço (DDoS) durante os dias de terça e quarta-feira.
Segundo afirmou hoje o Feedly, os ataques de que foram alvo foram acompanhados pela tentativa de extorsão de dinheiro. Contudo, não só não cederam à chantagem como garantem que os dados dos utilizadores não foram postos em causa.
Os ataques de negação de serviço já foram confirmados pelas duas empresas, mas não foram adiantados muitos detalhes.
Durante o dia de terça-feira, os utilizadores do Evernote foram temporariamente impedidos de sincronizar as suas notas. No dia seguinte, um ataque da mesma natureza foi feito ao agregador de feeds RSS, contudo é desconhecida relação entre ambos os ataques.
Na declaração deixada no Twitter do Evernote, durante o dia de ontem, pode ler-se que estão a “trabalhar activamente para neutralizar um ataque de negação de serviço” e que os utilizadores poderão “ter problemas no acesso ao Evernote”, enquanto resolvem o problema.
No caso do Feedly a declaração foi deixada no blog oficial, onde afirmam que o serviço está a ser “atacado por criminosos através de um ataque distribuído de negação de serviço (DDoS)” e que o atacante tentou extorquir dinheiro à empresa com a promessa de parar o ataque.
O Feedly garante que não cedeu e que está a trabalhar no sentido de travar o ataque. Acrescenta ainda que os dados dos utilizadores não foram “comprometidos ou perdidos com este ataque”.
Esta não é a primeira vez que o Evernote foi comprometido. Em 2013, os hackers conseguiram aceder aos nomes de utilizadores e endereços de email, contudo, desta vez parece que o ataque não foi tão grave e que esses dados não foram afectados.
Via: BBC
Comentários
Enviar um comentário