Avançar para o conteúdo principal

Falha em ferramenta do Google Chrome prejudica segurança do navegador

Este artigo foi criado pela equipa Bitdefender Antivírus Portugal para uso exclusivo do site Tudo Sobre Informática

A ferramenta Origin Chip – disponível apenas em versões teste – foi criada pelo Chrome com o objetivo de oferecer maior proteção contra phishing ao utilizador. O problema é que, em alguns casos, esse recurso pode fazer justamente o contrário.

Origin Chip

O Origin Chip mostra o domínio raiz de um site, deixando mais evidente para o utilizador o site que ele está realmente acedendo.



O recurso está em fase beta para o “Chrome Canary" – navegador destinado a desenvolvedores e early adopters, que antecipa características que podem ser usadas futuramente pelo navegador convencional. Ele pode ser ativado pelo “chrome://flags/", um menu com ferramentas experimentais presente na versão 36.0.1975.0 do Chrome Canary, e também pela versão estável do Chrome.

O que deu errado?

O principal problema do Origin Chip é que se a URL for longa demais, o domínio da página não é exibido, no seu lugar, aparece uma barra de ferramentas em branco com um texto fantasma. O número de caracteres para uma URL ser considerada “grande demais” pode variar, mas em alguns casos o problema surgiu a partir dos 98 caracteres.
Higbee e Sundhar, os especialistas responsáveis por detectar a falha, comentam que esse problema pode prejudicar o julgamento até mesmo de usuários experientes e treinados, por isso, o Google não demorou para focar-se em consertar o problema.

Cuidado com o phishing


Com o caso do Origin Chip é possível perceber que detectar links maliciosos é complicado até mesmo para especialistas, logo, é importante manter seu programa antivírus com o melhor produto do mercado, deixando sempre ativo e atualizado, para que todos os tipos de ataques, e não só o phishing, sejam evitados.


Crédito das imagens: Free Digital Photos.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Llama Mountain: A board mais pequena do mundo é da Intel

A miniaturização dos componentes que constituem os nossos computadores tem estado a atingir níveis microscópicos. Ao criarem estes componentes passa a ser possível incluí-los em chassis ainda mais pequenos ou permite ganhar espaço para a colocação de outros elementos de maiores dimensões. A Intel apresentou hoje um protótipo, de nome Llama Mountain, que revela uma motherboard completa, mas de dimensões extremamente pequenas. Esta tecnologia vai estar disponível para qualquer OEM criar dispositivos, completos, ainda mais pequenos ou com outras características únicas. O Llama Mountain foi apresentado pela Intel na Computex um tablet único, a correr Windows 8.1 Pro, que é suportado por uma motherboard de dimensões reduzidas e que permite que exista espaço para a colocação de duas baterias. Estas duas baterias, de dimensões generosas, garantem a este tablet de 12.5 polegadas uma autonomia de 32 horas. Também como resultado da utilização desta motherboard, o tablet que fo...

O Windows 8.1 já chegou!

A mais recente actualização do Windows já está na loja de aplicações do Windows! De acordo com as datas que Microsoft tinha apresentado para o lançamento da mais recente versão do windows, seria hoje que a sua chegada aconteceria. E como a Microsoft cumpre escrupulosamente aquilo que promete, o Windows 8.1 já começou a ser visto na Loja de Aplicações para actualização. Segundo vários relatos, e confirmado pelo Pplware, já existem utilizadores a ter disponível na Store do Windows a opção de actualização para o Windows 8.1. A instalação desta actualização, que será muito mais que isso, vai permitir aos utilizadores terem acesso a todas as novidades do Windows 8.1, sendo a mais esperada o regresso do botão Iniciar. Existem ainda outras novidades, que formos apresentando e que podem ser descobertas com a utilização deste novo sistema operativo. Para verificarem se o Windows 8.1 já está disponível para download no vosso sistema, devem abrir a Store e verificar ...

Download Windows 7,8,10

Download Windows 7,8,10 num unico ISO - mega