Avançar para o conteúdo principal

Aplicação passa pela primeira vez o Teste de Turing

Eugene Goostman entrou para a história como o primeiro a conseguir passar o teste de Turing.
Não se pode dizer que é um feito especial para um rapaz de 13 anos, mas é seguramente um feito inédito para um programa de computador que conseguiu ludibriar parte do júri e dar a ideia de que era uma criança de 13 anos. Foi a primeira vez que um computador conseguiu fazer passar-se por um ser humano com a necessária credibilidade. Aconteceu no passado sábado na Royal Society de Londres, precisamente quando se assinalava a morte de Alan Turing.
Uma aplicação criada por investigadores da Rússia e da Ucrânia conseguiu ludibriar o número de pessoas suficiente para passar pela primeira vez o Teste de Turing. 


Eugene Goostman não se esquivou a alguma altivez quando chegou a hora de dar uma resposta sobre o significado do feito alcançado: «Sinto que passar o teste de Turing foi fácil. Não foi nada original», disse Eugene Goostman, o programa de computador que tem vindo a ser desenvolvido, desde 2001, por dois investigadores russos em parceria com um terceiro ucraniano.

O teste de Turing foi formulado na década de 1950 pelo pioneiro da informática Alan Turing. Para passar o teste, um computador /programa tem de convencer 33% dos interlocutores humanos durante uma conversação escrita.

Não é a primeira vez que um computador/programa é apontado como tendo superado o Teste de Turing… mas esta terá sido a primeira vez em que o feito foi registado oficialmente, e sem qualquer tópico de conversa predefinido, recorda o Independent.

Os investigadores eslavos lembram que o programa exigiu o desenvolvimento de uma personalidade. «O nosso principal objetivo era fazer com que ele (o programa de computador) pudesse mostrar que sabia falar de qualquer coisa, mas a verdade é que com aquela idade também seria perfeitamente razoável que não soubesse de tudo», referiu Vladimir Veselov, investigador que reparte com Eugene Demchenko e Sergey Ulasen a autoria do programa que suporta a personalidade de Eugene Goostman.

Cinco programas apresentaram-se a concurso. No júri encontravam-se especialistas na matéria, atores e ativistas na defesa da memória de Alan Turing, que depois de garantir o papel de herói da Segunda Guerra Mundial por deslindar a cifra do sistema de comunicação do exército Nazi, foi perseguido e condenado judicialmente pela justiça britânica por ser homossexual.

Kevin Warwick, professor da Universidade de Reading e pioneiro do conceito de ciborgue, admite que o feito alcançado pelos três investigadores eslavos não tem de ser obrigatoriamente seguido de festejos – até porque, de ora em diante, aumenta a probabilidade de um computador enganar um humano com propósitos cibercriminosos: «O Teste de Turing é uma ferramenta vital para combater uma ameaça. É importante entender melhor como comunicações deste género, on-line e em tempo real, podem influenciar um indivíduo de uma forma a enganá-lo e a levá-lo a acreditar que é uma coisa a sério… quando na verdade não é».

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Ubuntu 13.10 Saucy Salamander virá com o MIR

Durante o dia de hoje, o mundo Linux assistiu ao anuncio de duas informações antagónicas: Por um lado Jonathan Riddell,  do projecto  Kubuntu,   referiu que o Mir/XMir não será (ainda) integrado na sua distribuição  ;  Relativamente ao projecto Ubuntu, a informação é que o Ubuntu 13.10 Saucy Salamander virá com o MIR. Tal como anunciado  o Ubuntu 13.10 Saucy Salamander virá com o MIR, um novo servidor gráfico, desenvolvido pela Canonical, desenhado para ser rápido, eficiente e transversal a várias versões do Ubuntu (ex. Ubuntu para smartphones/ tablets, desktops, TV, etc). O Mir será o  substituto do X-Window e X.org  e oferecerá uma nova experiência aos utilizadores (de referir que a não adopção do  Wayland   – projecto idêntico desenvolvido por um grupo de programadores da Redhat, se deveu a incompatibilidades com os objectivos traçados pela Canonical). Como objectivo traçado, a equipa de desenvolvimento pretende...

Llama Mountain: A board mais pequena do mundo é da Intel

A miniaturização dos componentes que constituem os nossos computadores tem estado a atingir níveis microscópicos. Ao criarem estes componentes passa a ser possível incluí-los em chassis ainda mais pequenos ou permite ganhar espaço para a colocação de outros elementos de maiores dimensões. A Intel apresentou hoje um protótipo, de nome Llama Mountain, que revela uma motherboard completa, mas de dimensões extremamente pequenas. Esta tecnologia vai estar disponível para qualquer OEM criar dispositivos, completos, ainda mais pequenos ou com outras características únicas. O Llama Mountain foi apresentado pela Intel na Computex um tablet único, a correr Windows 8.1 Pro, que é suportado por uma motherboard de dimensões reduzidas e que permite que exista espaço para a colocação de duas baterias. Estas duas baterias, de dimensões generosas, garantem a este tablet de 12.5 polegadas uma autonomia de 32 horas. Também como resultado da utilização desta motherboard, o tablet que fo...

Avira PC Cleaner, do alerta para a segurança

As ferramentas que nos podem ajudar a detectar uma eventual infecção no nosso sistema são sempre uma mais-valia. Mas tornam-se ainda mais úteis quando chegam pela mão das grandes marcas de software com tradição em soluções de segurança, como é o caso da  Avira . Assim, a marca alemã disponibilizou o seu Avira PC Cleaner que pode ser descrito como uma ferramenta individual de pesquisa para vírus que funcional de forma independente, em espécie de «auditor» quer tenhamos ou não outras ferramentas de segurança instaladas. Vamos conhecer? O primeiro programa é bastante leve, rondando pouco mais de 2 MB de download sem necessidade de instalação. Uma vez descarregado basta correr o programa para que, de forma automática ele descarregue via INternet a «segunda parte» dele mesmo. Penso que começamos bem por aqui, pois este procedimento reduz, em certa forma, a possibilidade de eventuais conflitos com outras ferramentas de segurança que possamos ter instaladas. Uma vez d...