Avançar para o conteúdo principal

Como corrigir o erro “Sem Ligação” do Google Play

Todos nós já nos deparamos com erros parvos no Android. Tentar instalar uma aplicação e dar erro de espaço ou simplesmente parar a transferência, tentarmos abrir uma aplicação e ela fechar e dar erro sem razão aparente ou simplesmente o Google Play dar erro de ligação, são algumas desses erros.
Para os outros erros já falamos sobre possíveis soluções, mudar a cache do Google Play para o cartão SD, fazer wipe cache e wipe dalvik cache.
Neste artigo vou falar de como se pode corrigir o erro “Sem Ligação” do Google Play.


Este erro tem afectado bastantes utilizadores nos últimos tempos. Os utilizadores deixam de compreender o porquê do erro e apesar de tentarem os procedimentos normais, limpar os dados e cache da aplicação, concluem que de nada serve.
Então como podemos resolver este problema e o porquê que ele aparece? Não existe uma resposta conclusiva do que pode causar este problema, na realidade ele pode aparecer devido a vários factores, como por exemplo terem usado alguma VPN e terem ficado rastos dela nas configurações de conectividade.
Para resolver o problema é também algo dependente, uma vez que temos de proceder a tentativas e ver qual dos processos para resolução do problema, resolvem efectivamente esta situação.

Corrigir as configurações de Data e Hora

Este processo funciona em cerca de 80% das vezes que este problema aparece. O Google Play Services sincroniza os dados com os servidores da Google, para que isto seja possível, a Data e Hora do equipamento têm de estar devidamente configurados.
setdatahour_thumb
Para verificarem se o problema provém de uma má configuração da Data e Hora:
  • Vão até Definições > Data e Hora
  • Seleccionar Data e Hora automáticas
  • Numa outra alternativa, é configurarem manualmente para as configurações certas.

Limpar a cache e dados do Google Play e do Google Play Services

O Android mantém vários dados (downloads, apps instaladas, etc) do Google Play em cache de forma a que o acesso a eles seja feito rapidamente e desta forma também poupar largura de banda. Na maioria das vezes, a causa dos problemas do Google Play vêm daqui.
É aconselhável de tempos em tempos fazerem uma limpeza à cache do Google Play que para além de evitar o aparecimento de erros, também aliviam o equipamento do lixo.
wipedatacache_thumb
  • Vão até às Definições > Aplicações (Gestor de aplicações)
  • Deslizem até à tab Tudo
  • Façam scroll e escolham Google Play Store
  • Cliquem Limpar Cache

Refazer login ou alterar conta Google

Por vezes alteramos configurações de segurança na nossa conta de email ou mesmo a password e dessa forma precisamos de actualizar essas novas configurações no equipamento. Para fazer isso basta refazer o login no dispositivo.
deleteacc_thumb
  • Definições > Definições de sincronização
  • Clicar na conta correspondente à usada no Google Play > Remover
  • Agora abram o Google Play e façam login novamente
Para além disto, podemos alterar a conta para uma outra qualquer que queremos.

Remover qualquer proxy ou VPN

Remover qualquer proxy ou VPN que tenhamos no equipamento e devemos aceder à internet antes de aceder à Play Store.
network_wireless_thumb
  • Ir até Mais (Ligações sem fios e redes) e verificar as configurações das redes sem fios e remover qualquer proxy
  • Desligar qualquer app VPN que tenham a correr em background
vpn_thumb

Esvaziar o ficheiro Hosts

Nota: Este processo é só para quem tem ROOT
  • Abrir o gestor de ficheiros
  • Navegar até root/system/etc
  • Procurar e abrir o ficheiro Hosts
  • Apaguem tudo o que estiver lá dentro excepto a linha 127.0.0.1 localhost

Fazer Restauro de Fábrica (Factory Reset) ao equipamento

Se nenhum dos passos anteriores resolveu o problema, este processo vem em último recurso.
Desta forma vamos limpar totalmente o equipamento e deixar como se tivesse acabado de sair da caixa ou de ter instalado uma ROM.
Faça backup dos seus dados como mensagens, apks e outros ficheiros antes de proceder para o factory reset.
factory_reset_thumb1
  • Definições > Cópia de segurança e reposição
  • Repor definições

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Ubuntu 13.10 Saucy Salamander virá com o MIR

Durante o dia de hoje, o mundo Linux assistiu ao anuncio de duas informações antagónicas: Por um lado Jonathan Riddell,  do projecto  Kubuntu,   referiu que o Mir/XMir não será (ainda) integrado na sua distribuição  ;  Relativamente ao projecto Ubuntu, a informação é que o Ubuntu 13.10 Saucy Salamander virá com o MIR. Tal como anunciado  o Ubuntu 13.10 Saucy Salamander virá com o MIR, um novo servidor gráfico, desenvolvido pela Canonical, desenhado para ser rápido, eficiente e transversal a várias versões do Ubuntu (ex. Ubuntu para smartphones/ tablets, desktops, TV, etc). O Mir será o  substituto do X-Window e X.org  e oferecerá uma nova experiência aos utilizadores (de referir que a não adopção do  Wayland   – projecto idêntico desenvolvido por um grupo de programadores da Redhat, se deveu a incompatibilidades com os objectivos traçados pela Canonical). Como objectivo traçado, a equipa de desenvolvimento pretende...

Llama Mountain: A board mais pequena do mundo é da Intel

A miniaturização dos componentes que constituem os nossos computadores tem estado a atingir níveis microscópicos. Ao criarem estes componentes passa a ser possível incluí-los em chassis ainda mais pequenos ou permite ganhar espaço para a colocação de outros elementos de maiores dimensões. A Intel apresentou hoje um protótipo, de nome Llama Mountain, que revela uma motherboard completa, mas de dimensões extremamente pequenas. Esta tecnologia vai estar disponível para qualquer OEM criar dispositivos, completos, ainda mais pequenos ou com outras características únicas. O Llama Mountain foi apresentado pela Intel na Computex um tablet único, a correr Windows 8.1 Pro, que é suportado por uma motherboard de dimensões reduzidas e que permite que exista espaço para a colocação de duas baterias. Estas duas baterias, de dimensões generosas, garantem a este tablet de 12.5 polegadas uma autonomia de 32 horas. Também como resultado da utilização desta motherboard, o tablet que fo...

Avira PC Cleaner, do alerta para a segurança

As ferramentas que nos podem ajudar a detectar uma eventual infecção no nosso sistema são sempre uma mais-valia. Mas tornam-se ainda mais úteis quando chegam pela mão das grandes marcas de software com tradição em soluções de segurança, como é o caso da  Avira . Assim, a marca alemã disponibilizou o seu Avira PC Cleaner que pode ser descrito como uma ferramenta individual de pesquisa para vírus que funcional de forma independente, em espécie de «auditor» quer tenhamos ou não outras ferramentas de segurança instaladas. Vamos conhecer? O primeiro programa é bastante leve, rondando pouco mais de 2 MB de download sem necessidade de instalação. Uma vez descarregado basta correr o programa para que, de forma automática ele descarregue via INternet a «segunda parte» dele mesmo. Penso que começamos bem por aqui, pois este procedimento reduz, em certa forma, a possibilidade de eventuais conflitos com outras ferramentas de segurança que possamos ter instaladas. Uma vez d...