Avançar para o conteúdo principal

Sistema informático dos tribunais portugueses com problemas

Citius com problemas poderá levar à prescrição de processos judiciais.
A plataforma informática Citius, criada para permitir que magistrados e advogados possam gerir os processos, está ainda indisponível, isto depois do Ministério da Justiça ter avançado esta segunda-feira com a intenção de activar o site, três dias depois de estar suspenso.
Estes problemas pode motivar a prescrição de processos, como refere o Presidente do Conselho Distrital de Lisboa da Ordem dos Advogados, António Jaime Martins.
imagem_portal_citius00_small
Há uma clara insatisfação entre os magistrados, ao ponto da bastonária da Ordem dos Advogados, Elina Fraga, acusar esta segunda-feira a ministra da Justiça de dar a aparência de que a plataforma informática Citius está a funcionar, quando efectivamente não está. Diz ainda a bastonária que neste momento o Citius está acessível, contudo quando se entra, o sistema bloqueia.
Mas até que ponto estes problemas podem levar à prescrição de processos?
Elina Fraga explicou à TVI24 que, enquanto nos processos-crime estes podem ser entregues por outras vias (correio e fax), no processo cível os articulados só podem ser enviados através da plataforma Citius, conforme está inscrito no novo Código do Processo Civil.
Mas não é só, os processos executivos – penhoras e cobrança de dívidas – são, obrigatoriamente, tramitados, pela plataforma Citius.
E são estes os problemas que o Presidente do Conselho Distrital de Lisboa da Ordem dos Advogados, António Jaime Martins, admite poderem motivar a prescrição de processos.
No arranque do ano judicial, o “Citius” esteve inoperacional por “intervenções técnicas imprescindíveis”.
No arranque do ano judicial, o “Citius” esteve inoperacional por “intervenções técnicas imprescindíveis”.
A plataforma foi suspensa no âmbito do plano de transição electrónica de processos judiciais encetado pelo Instituto de Gestão Financeira e Equipamentos da Justiça (IGFEJ) para a reforma judiciária, contudo deveria ter voltado ao activo desde as 00:00 horas desta segunda-feira.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Ubuntu 13.10 Saucy Salamander virá com o MIR

Durante o dia de hoje, o mundo Linux assistiu ao anuncio de duas informações antagónicas: Por um lado Jonathan Riddell,  do projecto  Kubuntu,   referiu que o Mir/XMir não será (ainda) integrado na sua distribuição  ;  Relativamente ao projecto Ubuntu, a informação é que o Ubuntu 13.10 Saucy Salamander virá com o MIR. Tal como anunciado  o Ubuntu 13.10 Saucy Salamander virá com o MIR, um novo servidor gráfico, desenvolvido pela Canonical, desenhado para ser rápido, eficiente e transversal a várias versões do Ubuntu (ex. Ubuntu para smartphones/ tablets, desktops, TV, etc). O Mir será o  substituto do X-Window e X.org  e oferecerá uma nova experiência aos utilizadores (de referir que a não adopção do  Wayland   – projecto idêntico desenvolvido por um grupo de programadores da Redhat, se deveu a incompatibilidades com os objectivos traçados pela Canonical). Como objectivo traçado, a equipa de desenvolvimento pretende que o MIR seja totalmente compatível e estável com o

Download Windows 7,8,10

Download Windows 7,8,10 num unico ISO - mega