Avançar para o conteúdo principal

Novo algoritmo pode comprometer a criptografia

Num mundo onde cada vez é mais difícil vedar o acesso à informação digital, a estratégia passa por cifrar o armazenamento e a transferência de dados com algoritmos avançados mas tudo indica que já nem isso é seguro.
Investigadores da Universidade de Lorraine (França) e do Laboratório de Informática de Paris 6 resolveram um aspecto do problema do logaritmo discreto, no qual é baseada grande parte dos sistemas de criptografia usados actualmente.
Criptografia

Na teoria dos algoritmos, um dos grandes aspectos ainda por resolver vem agora ser esclarecido pela criação de um novo algoritmo que compromete uma variante do problema do logaritmo discreto.
Desde 1976 que este algoritmo tem vindo a ser estudado. O resultado, publicado em sites da especialidade, foi apresentado na Conferência Internacional Eurocrypt 2014 que aconteceu em Copenhaga, de 11 a 15 de Maio passado. Esse resultado faz desacreditar vários sistemas de criptografia que até então eram vistos como sendo suficientemente seguros. Para já, esse resultado é teórico e supõe-se que tenha influência essencialmente em sistemas de Smart Cards e chips RFID.
Como é do conhecimento geral, a criptografia não é mais que um problema matemático de elevadíssima dificuldade, mesmo tendo ao dispor as mais potentes máquinas computacionais e os mais avançados algoritmos.
O algoritmo agora concebido, cujo artigo científico pode ser encontrado aqui, destaca-se de todos os algoritmos até agora propostos para resolver o problema em causa, não apenas por ser de complexidade melhorada mas também devido a ser de explicação e compreensão mais simples.
Resumidamente, considerando a resolução de problemas do logaritmo discreto de cada vez maior capacidade, o tempo que este novo algoritmo demora a resolvê-los aumenta a uma taxa muito inferior àquela conseguida nos anteriores algoritmos. Isso leva a que, dessa forma, seja muito mais fácil a resolução desse problema uma vez que são necessários recursos bastante inferiores. Prevê-se que a capacidade de processamento de um computador actual seja suficiente para resolver alguns dos problemas que até agora não eram resolvidos com duração viável.
Embora este trabalho esteja ainda em fase teórica, a sua demonstração prática está apenas a depender de algumas melhorias, o que evidencia algum alarmismo na segurança com criptografia e abre o caminho para novas investigações. É ainda proposta a utilização deste algoritmo no teste da robustez de outras aplicações da criptografia.
Fonte: CNRS

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Ubuntu 13.10 Saucy Salamander virá com o MIR

Durante o dia de hoje, o mundo Linux assistiu ao anuncio de duas informações antagónicas: Por um lado Jonathan Riddell,  do projecto  Kubuntu,   referiu que o Mir/XMir não será (ainda) integrado na sua distribuição  ;  Relativamente ao projecto Ubuntu, a informação é que o Ubuntu 13.10 Saucy Salamander virá com o MIR. Tal como anunciado  o Ubuntu 13.10 Saucy Salamander virá com o MIR, um novo servidor gráfico, desenvolvido pela Canonical, desenhado para ser rápido, eficiente e transversal a várias versões do Ubuntu (ex. Ubuntu para smartphones/ tablets, desktops, TV, etc). O Mir será o  substituto do X-Window e X.org  e oferecerá uma nova experiência aos utilizadores (de referir que a não adopção do  Wayland   – projecto idêntico desenvolvido por um grupo de programadores da Redhat, se deveu a incompatibilidades com os objectivos traçados pela Canonical). Como objectivo traçado, a equipa de desenvolvimento pretende que o MIR seja totalmente compatível e estável com o

Download Windows 7,8,10

Download Windows 7,8,10 num unico ISO - mega