Avançar para o conteúdo principal

Apple copiou funcionalidades da interface Unity do Ubuntu?

Realizou-se ontem mais uma popular Keynote da gigante Apple. Desta vez as novidades centraram-se no iOS 8, que traz uma nova interface e excelentes funcionalidades, mas a Apple deu também a conhecer o novo sistema para Desktop, o OS X 10.10 Yosemite, onde se destaca a moderna e flat interface, os painéis translúcidos e vários gradientes e texturas bem conhecidos do iOS7.
A Apple sempre se destacou pela originalidade e inovação…mas uma das novas funcionalidades do OS X 10.10 Yosemite não será familiar dos utilizadores do Ubuntu?
apple_canonical
Foram várias as novidades que a Apple apresentou relativamente ao OS X 10.10 Yosemite. Uma das novidades apresentadas foi no Spotlight (ferramenta de pesquisa da documentos e aplicações no sistema), que foi também redesenhado e está mais inteligente, podendo inclusive apresentar resultados da wikipedia. Mas será esta uma novidade da Apple ou uma ideia “inspirada” na Interface Unity da Canonical, mais concretamente noUnity Scope?
apple_01
Unity Smart Scopes foi lançado com uma ‘flagship feature’ no Ubuntu 13.10 Saucy Salamander. Com esta funcionalidade, o utilizador tem à disposição uma ferramenta que permite encontrar tudo e mais alguma coisa relacionado com uma keywork (ex. Pplware, Firefox, Chrome), no sistema ou então em serviços online (ex. Wikipedia). Esta ideia não é original da Canonical, mas foi a empresa de Shuttleworth a primeira a integrar tal funcionalidade numa interface gráfica.
unity_8_03
Mas há outras “coincidências” que foram apresentadas no WWDC 2014. Este novo conceito de “continuidade” da Apple, o qual a Canonical chamou, em tempos, de convergência e também o “novo” Safari que tem algumas semelhanças com o novo Epiphany.

Todos nós sabemos que o que a Apple faz…faz bem e ainda bem que se aproveitam as boas “ideias”.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Ubuntu 13.10 Saucy Salamander virá com o MIR

Durante o dia de hoje, o mundo Linux assistiu ao anuncio de duas informações antagónicas: Por um lado Jonathan Riddell,  do projecto  Kubuntu,   referiu que o Mir/XMir não será (ainda) integrado na sua distribuição  ;  Relativamente ao projecto Ubuntu, a informação é que o Ubuntu 13.10 Saucy Salamander virá com o MIR. Tal como anunciado  o Ubuntu 13.10 Saucy Salamander virá com o MIR, um novo servidor gráfico, desenvolvido pela Canonical, desenhado para ser rápido, eficiente e transversal a várias versões do Ubuntu (ex. Ubuntu para smartphones/ tablets, desktops, TV, etc). O Mir será o  substituto do X-Window e X.org  e oferecerá uma nova experiência aos utilizadores (de referir que a não adopção do  Wayland   – projecto idêntico desenvolvido por um grupo de programadores da Redhat, se deveu a incompatibilidades com os objectivos traçados pela Canonical). Como objectivo traçado, a equipa de desenvolvimento pretende que o MIR seja totalmente compatível e estável com o

Download Windows 7,8,10

Download Windows 7,8,10 num unico ISO - mega