Avançar para o conteúdo principal

Apple apresenta Swift: uma nova linguagem de programação

Depois da apresentação do OS X 10.10 e do novo iOS 8, as atenções do evento da Apple desta tarde viraram-se para os developers, que actualmente são quase 9 milhões, 47% a mais que no ano anterior.
Para eles, e para os novos que hão-de aparecer, a Apple apresentou uma nova linguagem de programação, mais simples e intuitiva, Swift.
wwdc15.jpg

O WWDC é um evento que é normalmente dedicado ao software da Apple e aos seus programadores e, este ano, uma das novidades mais aplaudidas durante todo o evento foi, sem dúvida, a nova linguagem de programação que vem substituir o Objective C.
A Swift, apresentada pela voz de Craig Federighi, é uma linguagem mais acessível a novos developers de aplicações para iOS e OS X e que pretende colmatar algumas limitações do C e do Objective C, nomeadamente as restrições de compatibilidade encontradas no C.
Swift adopta padrões seguros de programação e adiciona características modernas para tornar a programação mais fácil, mais flexível e mais divertida.
Swift_02
É uma linguagem de programação mais eficiente, mais rápida que a antecessora e completamente interactiva, o que permite que o desenvolvimento seja avaliado constantemente à medida que se está a programar.
De notar que todo o código criado no Objective C pode ser reaproveitado para o  Swift, pois existe compatibilidade entre estas duas linguagens de programação. Assim fica garantido que os programadores podem livremente transitar de uma para outra sem perderem nada do trabalho que realizaram antes.
Espera-se que, com esta nova forma de programar, surja uma nova vaga de developers com mais aplicações, mais estáveis e de melhor qualidade.
A Apple já disponibilizou um livro sobre Swift no iTunes, que pode ser adquirido gratuitamente aqui.
Homepage: Swift

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Ubuntu 13.10 Saucy Salamander virá com o MIR

Durante o dia de hoje, o mundo Linux assistiu ao anuncio de duas informações antagónicas: Por um lado Jonathan Riddell,  do projecto  Kubuntu,   referiu que o Mir/XMir não será (ainda) integrado na sua distribuição  ;  Relativamente ao projecto Ubuntu, a informação é que o Ubuntu 13.10 Saucy Salamander virá com o MIR. Tal como anunciado  o Ubuntu 13.10 Saucy Salamander virá com o MIR, um novo servidor gráfico, desenvolvido pela Canonical, desenhado para ser rápido, eficiente e transversal a várias versões do Ubuntu (ex. Ubuntu para smartphones/ tablets, desktops, TV, etc). O Mir será o  substituto do X-Window e X.org  e oferecerá uma nova experiência aos utilizadores (de referir que a não adopção do  Wayland   – projecto idêntico desenvolvido por um grupo de programadores da Redhat, se deveu a incompatibilidades com os objectivos traçados pela Canonical). Como objectivo traçado, a equipa de desenvolvimento pretende que o MIR seja totalmente compatível e estável com o

Download Windows 7,8,10

Download Windows 7,8,10 num unico ISO - mega