Avançar para o conteúdo principal

8 grandes funcionalidades no iOS 8 que a Apple não falou

A Apple deitou uma cartada forte no seu ecossistema. Introduziu importantes funcionalidades que faziam parte dos desejos dos seus utilizadores, algumas já eram reclamadas há anos. É verdade que deu também uma “machadada” nalguns developers, principalmente nalgumas apps, ao colocar de forma nativa funcionalidades que até hoje só terceiros as tinham.
Mas a Apple, como é normal, não falou de tudo. Vimos as mais “badaladas” mas faltou anunciar muitas outras novidades. São essas que vamos decalcar.
imagem_ios8_all_func00_small

Vimos neste evento da Apple algumas novas funcionalidades, serviços que trazem ao iOS funcionalidades que existem já há algum tempo nas outras plataformas, funcionalidades inovadoras e outras características que são ajustes, são melhorias da própria estrutura do iOS e de tudo o que envolve os dispositivos móveis da Apple.
Falou-se também em novidades como HealthKit, nova opção de extensibilidade, o HomeKit e falou-se em outras ferramentas notáveis, inclusive foi apresentada uma nova linguagem de programação. Contudo faltaram referir 8 funcionalidades muito interessantes. Seguindo um resumo que foi feito pela The Verge, deixamos algumas novidades que não foram ainda referidas ou foram pouco “iluminadas”.
Dezenas de novidades que trará o iOS 8
Dezenas de novidades que trará o iOS 8.
CHAMADAS WI-FI
A Apple a cada lançamento do OS X acrescenta algo na área de comunicações. Primeiro foi a introdução do FaceTime onde as video-chamadas eram via Wi-Fi, a seguir acrescentou o áudio e agora vai disponibilizar as chamadas através de Wi-Fi. Não se trata de nenhuma novidade, algumas operadoras como a T-Mobile já oferecem esta funcionalidade a outros smartphones já há alguns anos, mas estava vedada ao iPhone. Agora já será possível, dependendo do operador, fazer chamadas convencionais recorrendo à rede Wi-Fi.
CHAMADAS EM ESPERA NO FACETIME
A funcionalidade anterior, das Chamadas Wi-Fi, não foi a única novidade na categoria “comunicações”, há mais. Segundo parece, o iOS 8 terá a capacidade de ter chamadas em espera quando está a ser usado o serviço FaceTime. Isso quer dizer que poderá aceitar uma outra chamada, mantendo a primeira em espera, ou poderá rejeitar enquanto está a atender a primeira chamada via FaceTime, tal como podemos fazer numa chamada convencional. Isto é importante pois cada nova funcionalidade aumenta o potencial do FaceTime e traz para essa plataforma cada vez mais utilizadores Apple, retirando-os às chamadas tradicionais e respectivos operadores (e tarifas).
CONSUMO DE BATERIA POR APP
Na versão actual do iOS, podemos ver o que cada aplicação consome de espaço e há quanto tempo o iPhone está em utilização desde a última carga à bateria. Agora, com o iOS 8, iremos ter um relatório que indicará a informação do consumo de bateria por aplicação, uma funcionalidade que os utilizadores Android já têm há anos. Esta funcionalidade é importante na medida em que ajuda a perceber qual a app ou serviço que está a drenar a bateria e com isso podermos tomar as devidas providências, muitas vezes podemos recorrer a outra app que faça o mesmo que a “glotona”.
NOTIFICAÇÃO DE TEMPO DE VIAGEM
Os utilizadores Android têm uma informação segura de quanto tempo precisam para chegar a um compromisso que têm a agenda, partindo como base a localização onde se encontram. Ainda não está muito claro, mas pelo que se conseguiu perceber o iOS 8 terá também uma funcionalidade idêntica.
APP DE DICAS
O iOS 8 irá ter uma app de sugestões, na App Store já existe algo do género há muito tempo mas de developers externos. Estas aplicações estão à venda e ajudam o utilizador a perceber algumas funções e ensinar truques e dicas, aligeirando a utilização do iOS. A ser verdade a Apple trará uma app destas nativamente, melhor seria ter uma app destas mas integrada no Siri.
 O iOS 8 vem mudar a forma como fazemos fotografia no iPhone
O iOS 8 vem mudar a forma como fazemos fotografia no iPhone
CONTROLO INDEPENDENTE DE EXPOSIÇÃO E FOCAGEM NA CAMARA
Fotógrafos avançados que recorrem ao iPhone para fazer fotografia usam aplicações de terceiros com muitas funcionalidades que permitem um controlo muito mais preciso no acto de fotografar. Uma das necessidades reclamadas à Apple, na app de fotografia, era um controlo independente quer para afinar a exposição quer para a focagem. A Apple ouviu os seus utilizadores e agora no iOS 8 os fotógrafos poderão produzir imagens com muito maior rigor. Tudo controlado pelo dedo directamente com os resultados no ecrã, mesmo quando se faz fotografia com o ecrã bloqueado.
DUCKDUCKGO NA PESQUISA
A Apple está a expandir as capacidades de pesquisa do Safari incluindo mais opções. No iOS 8, a empresa de Cupertino irá incluir a pesquisa no DuckDuckGo, uma pesquisa para quem não quer ver os seus resultados serem indexados a publicidade ou que seja um anti-Google. O motor de pesquisa DuckDuckGo não é tão conhecido como o Google ou o Bing, mas agora com a sua inclusão no iOS 8 este irá ter uma exposição que certamente o irá fazer crescer em número de utilizadores.
TECLADO BRAILLE
É sabido que a Apple é quem mais se dedica a criar funcionalidades para quem mais precisa de acessibilidade. Quer no OS X quer no iOS, a Apple é mais fácil de usar para quem precisa de funcionalidades especiais. Agora, finalmente, a Apple vai incluir no iOS 8 um teclado Braille, com seis ponto directos de entrada. Ainda não se sabe ao certo como funcionará, embora que já no passado a Apple tenha deixado nas acessibilidades algumas pistas.
Estas são as “outras coisas” que não foram referidas, ou foram pouco focadas na apresentação do iOS 8, que só estará disponível no próximos Outono. O Pplware está já com a versão iOS 8 beta 1 em utilização e iremos reportar estas e outras novidades na utilização do dia a dia.
Ainda há muitas que só se conhecerão com a chegada do novo iPhone, assim como outras serão afinadas e terão mais tentacularidade, como já no passado isso aconteceu.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Ubuntu 13.10 Saucy Salamander virá com o MIR

Durante o dia de hoje, o mundo Linux assistiu ao anuncio de duas informações antagónicas: Por um lado Jonathan Riddell,  do projecto  Kubuntu,   referiu que o Mir/XMir não será (ainda) integrado na sua distribuição  ;  Relativamente ao projecto Ubuntu, a informação é que o Ubuntu 13.10 Saucy Salamander virá com o MIR. Tal como anunciado  o Ubuntu 13.10 Saucy Salamander virá com o MIR, um novo servidor gráfico, desenvolvido pela Canonical, desenhado para ser rápido, eficiente e transversal a várias versões do Ubuntu (ex. Ubuntu para smartphones/ tablets, desktops, TV, etc). O Mir será o  substituto do X-Window e X.org  e oferecerá uma nova experiência aos utilizadores (de referir que a não adopção do  Wayland   – projecto idêntico desenvolvido por um grupo de programadores da Redhat, se deveu a incompatibilidades com os objectivos traçados pela Canonical). Como objectivo traçado, a equipa de desenvolvimento pretende que o MIR seja totalmente compatível e estável com o

Download Windows 7,8,10

Download Windows 7,8,10 num unico ISO - mega