Avançar para o conteúdo principal

Windows 9 vai unificar todos os sistemas operacionais da Microsoft

Lembra-se daquele email interno da Microsoft, vazado logo no fim de 2013, que indicava que a empresa pretendia unificar as plataformas Windows, Windows Phone e Xbox? Pois agora temos uma confirmação disso vinda do próprio Satya Nadella, atual presidente da companhia, em uma conferência feita no dia 22. Este deu a seguinte declaração:
“Nós vamos simplificar a próxima versão do Windows de três sistemas operacionais em um único sistema operacional convergido para telas de todos os tamanhos. Nós queremos unir nossas lojas, comércio e plataformas de desenvolvedores para dirigir uma experiência de usuário mais coerente e uma oportunidade de desenvolvimento mais vasta. Estamos ansiosos para compartilhar mais sobre nossa próxima onda de melhorias para o Windows nos próximos meses.”
Será que vai agora?
Uma declaração como essa, de fato, já não é uma novidade tão grande. Desde o lançamento do Windows 8, um dos principais objetivos da Microsoft é criar um ambiente unificado entre PCs e portáteis – foi o que levou, por exemplo, ao “nascimento” da interface Metro.
O grande problema aqui, como o sistema operacional mais novo da empresa provou, está justamente no fato de que o público reprovou por completo esse tipo de alteração, a ponto de levar a Microsoft a decidir trazer de volta o menu Iniciar antigo. Isso é resultado de um público completamente diferente entre PC e dispositivos móveis: um está focado na grande disponibilidade de ferramentas, enquanto outro busca a facilidade de uso.
Não há nem como dizer que o objetivo da empresa com o novo Windows é seguir um caminho diferente. Como dito por ele, a ideia é preparar um sistema operacional que utilize uma interface escalável para todo o tipo de tela; novamente, outra das decisões que vimos com o Windows 8 e Windows RT, mas que acabou por ser duramente criticada pelo público.
É claro que a Microsoft ainda pode mostrar algo completamente oposto. Mesmo assim, considerando as declarações feitas por Nadella, parece que o Windows 9 está seguindo a mesma direção de seu antecessor – e não vamos esquecer que o Windows 8 não vem sendo nenhum grande sucesso.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

O Windows 8.1 já chegou!

A mais recente actualização do Windows já está na loja de aplicações do Windows! De acordo com as datas que Microsoft tinha apresentado para o lançamento da mais recente versão do windows, seria hoje que a sua chegada aconteceria. E como a Microsoft cumpre escrupulosamente aquilo que promete, o Windows 8.1 já começou a ser visto na Loja de Aplicações para actualização. Segundo vários relatos, e confirmado pelo Pplware, já existem utilizadores a ter disponível na Store do Windows a opção de actualização para o Windows 8.1. A instalação desta actualização, que será muito mais que isso, vai permitir aos utilizadores terem acesso a todas as novidades do Windows 8.1, sendo a mais esperada o regresso do botão Iniciar. Existem ainda outras novidades, que formos apresentando e que podem ser descobertas com a utilização deste novo sistema operativo. Para verificarem se o Windows 8.1 já está disponível para download no vosso sistema, devem abrir a Store e verificar ...

Download Windows 7,8,10

Download Windows 7,8,10 num unico ISO - mega

Llama Mountain: A board mais pequena do mundo é da Intel

A miniaturização dos componentes que constituem os nossos computadores tem estado a atingir níveis microscópicos. Ao criarem estes componentes passa a ser possível incluí-los em chassis ainda mais pequenos ou permite ganhar espaço para a colocação de outros elementos de maiores dimensões. A Intel apresentou hoje um protótipo, de nome Llama Mountain, que revela uma motherboard completa, mas de dimensões extremamente pequenas. Esta tecnologia vai estar disponível para qualquer OEM criar dispositivos, completos, ainda mais pequenos ou com outras características únicas. O Llama Mountain foi apresentado pela Intel na Computex um tablet único, a correr Windows 8.1 Pro, que é suportado por uma motherboard de dimensões reduzidas e que permite que exista espaço para a colocação de duas baterias. Estas duas baterias, de dimensões generosas, garantem a este tablet de 12.5 polegadas uma autonomia de 32 horas. Também como resultado da utilização desta motherboard, o tablet que fo...