Avançar para o conteúdo principal

Microsoft, HP, Acer e Toshiba querem mercado dos Chromebook

O Chromebook sempre foi, desde o seu lançamento, uma máquina com um preço imbatível e com especificações adaptadas ao que os utilizadores pretendiam.
Várias foram as marcas que os tentaram combater, sempre com resultados longe do que seria esperado. A Microsoft pretende agora unir esforço com alguns parceiros para disponibilizar máquinas que possam ombrear com estas propostas da Google, sempre com o factor preço como ponto de referência.
A empresa de Redmond prepara-se para entrar no mercado, aliada a alguns dos seus parceiros, com propostas a rondar os 100 e os 200 dólares.
ms_chromebook_1

O factor preço sempre foi uma das mais valias que os Chromebook tiveram, aliadas a um sistema operativo que tem um custo nulo e que pode ser transposto para qualquer outra máquina da mesma família.
Para lutar contra esta nova corrente a Microsoft prepara-se para fazer chegar ao mercado, em conjunto com alguns dos seus parceiros, novas máquinas com preços que vão conseguir ser alternativas aos Chromebook. É no factor preço que vão batalhar e fazer valer a diferença.
As novas máquinas foram apresentadas na conferencia de parceiros da Microsoft, onde o seu COO Kevin Turner anunciou que a HP irá lançar uma máquina com um preço de 199 dólares.
Mesmo não tendo revelado as especificações deste novo equipamento, foram apresentadas outras propostas, da Acer e da Toshiba, e que vão ter preços na casa dos 249 dólares.
No caso da Acer o seu portátil será de 15 polegadas, terá um processador Celeron de 2.16 Ghz, 500GB de disco e 4GB de Ram.
A máquina da Toshiba será mais pequena, com apenas 11,6 polegadas, um SSD de 32GB e será extremamente leve.
ms_chromebook_2
Uma última máquina que Kevin Turner apresentou, também da HP, será um portátil de 7 e de 8 polegadas com um preço a rondar os 99 dólares. Também as especificações técnicas destas máquinas foram mantidas em segredo.
As afirmações de Kevin Turner sobre estes últimos equipamentos mostram a vontade da Microsoft em combater os dispositivos da Google, usando também o factor preço como uma arma.
We are going to participate at the low-end. We’ve got a great value proposition against Chromebooks, we are not ceding the market to anyone.
A Microsoft tem estado a trabalhar activamente na redução dos preços do Windows como forma de os seus parceiros poderem colocar no mercado máquinas a preços muito mais competitivos, quer reduzindo no valor final dos mesmos ou revertendo esse abaixamento do preço na escolha de componentes mais caros, sem que isso inflacione o preço.
Esta será uma batalha complicada para a Microsoft pois a experiência e simplicidade de utilização do ChromeOS pode ser um factor de escolha. Por outro lado o Windows tem o mercado que todos conhecemos, dando uma experiência de utilização mais rica e menos dependente da Internet

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Llama Mountain: A board mais pequena do mundo é da Intel

A miniaturização dos componentes que constituem os nossos computadores tem estado a atingir níveis microscópicos. Ao criarem estes componentes passa a ser possível incluí-los em chassis ainda mais pequenos ou permite ganhar espaço para a colocação de outros elementos de maiores dimensões. A Intel apresentou hoje um protótipo, de nome Llama Mountain, que revela uma motherboard completa, mas de dimensões extremamente pequenas. Esta tecnologia vai estar disponível para qualquer OEM criar dispositivos, completos, ainda mais pequenos ou com outras características únicas. O Llama Mountain foi apresentado pela Intel na Computex um tablet único, a correr Windows 8.1 Pro, que é suportado por uma motherboard de dimensões reduzidas e que permite que exista espaço para a colocação de duas baterias. Estas duas baterias, de dimensões generosas, garantem a este tablet de 12.5 polegadas uma autonomia de 32 horas. Também como resultado da utilização desta motherboard, o tablet que fo...

Ubuntu 13.10 Saucy Salamander virá com o MIR

Durante o dia de hoje, o mundo Linux assistiu ao anuncio de duas informações antagónicas: Por um lado Jonathan Riddell,  do projecto  Kubuntu,   referiu que o Mir/XMir não será (ainda) integrado na sua distribuição  ;  Relativamente ao projecto Ubuntu, a informação é que o Ubuntu 13.10 Saucy Salamander virá com o MIR. Tal como anunciado  o Ubuntu 13.10 Saucy Salamander virá com o MIR, um novo servidor gráfico, desenvolvido pela Canonical, desenhado para ser rápido, eficiente e transversal a várias versões do Ubuntu (ex. Ubuntu para smartphones/ tablets, desktops, TV, etc). O Mir será o  substituto do X-Window e X.org  e oferecerá uma nova experiência aos utilizadores (de referir que a não adopção do  Wayland   – projecto idêntico desenvolvido por um grupo de programadores da Redhat, se deveu a incompatibilidades com os objectivos traçados pela Canonical). Como objectivo traçado, a equipa de desenvolvimento pretende...

Avira PC Cleaner, do alerta para a segurança

As ferramentas que nos podem ajudar a detectar uma eventual infecção no nosso sistema são sempre uma mais-valia. Mas tornam-se ainda mais úteis quando chegam pela mão das grandes marcas de software com tradição em soluções de segurança, como é o caso da  Avira . Assim, a marca alemã disponibilizou o seu Avira PC Cleaner que pode ser descrito como uma ferramenta individual de pesquisa para vírus que funcional de forma independente, em espécie de «auditor» quer tenhamos ou não outras ferramentas de segurança instaladas. Vamos conhecer? O primeiro programa é bastante leve, rondando pouco mais de 2 MB de download sem necessidade de instalação. Uma vez descarregado basta correr o programa para que, de forma automática ele descarregue via INternet a «segunda parte» dele mesmo. Penso que começamos bem por aqui, pois este procedimento reduz, em certa forma, a possibilidade de eventuais conflitos com outras ferramentas de segurança que possamos ter instaladas. Uma vez d...