Avançar para o conteúdo principal

Tor tem uma vulnerabilidade que identifica os utilizadores

Um dos criadores da rede Tor, a Darkweb usada para navegar anonimamente e muitas vezes para tráfico de artigos ilegais, sabe que existe uma vulnerabilidade no sistema e pretende corrigi-la. 

O alerta foi dado por dois investigadores da Universidade de Carnegie Mellon: Alexander Volynkin e Michael McCord iam falar em público na conferência Black Hat e explicar como se consegue identificar quem está a navegar na rede Tor.
Agora, um anúncio no site da conferência indica que os dois oradores vão, inexplicavelmente, suspender a sua palestra. Os investigadores explicaram numa fase inicial que um kit de software de três mil dólares, cerca de 2200 euros, pode ser usado para explorar falhas fundamentais na estrutura da Tor e na sua implementação e que podem revelar os IP de quem está a navegar e os servidores usados para armazenar conteúdos.
Um dos criadores da Tor refere que não sabia que a palestra ia ser suspensa e confirma que, informalmente, já viu provas de que há uma falha no sistema e que terá de ser corrigido. Roger Dingledine confirmou ainda que já tem uma solução em mente e que que terá de ser aplicada brevemente, noticia a BBC.
A rede Tor é conhecida pelo submundo da Internet e é usada por militares, advogados, jornalistas em contacto com as suas fontes e também por utilizadores que queiram manter o anonimato. Uma das grandes vantagens é que todo o tráfego passa por várias “camadas” com encriptação, o que torna quase impossível a identificação dos utilizadores. A cobro dessa anonimidade, a Tor é ainda usada para tráfico de armas, trocas de mensagens entre criinosos sexuais e venda de drogas.
Sabe-se ainda que as autoridades como a NSA e a GCHQ estão a tentar monitorizar o tráfego da Tor para conseguir identificar os utilizadores e os temas aí falados.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Llama Mountain: A board mais pequena do mundo é da Intel

A miniaturização dos componentes que constituem os nossos computadores tem estado a atingir níveis microscópicos. Ao criarem estes componentes passa a ser possível incluí-los em chassis ainda mais pequenos ou permite ganhar espaço para a colocação de outros elementos de maiores dimensões. A Intel apresentou hoje um protótipo, de nome Llama Mountain, que revela uma motherboard completa, mas de dimensões extremamente pequenas. Esta tecnologia vai estar disponível para qualquer OEM criar dispositivos, completos, ainda mais pequenos ou com outras características únicas. O Llama Mountain foi apresentado pela Intel na Computex um tablet único, a correr Windows 8.1 Pro, que é suportado por uma motherboard de dimensões reduzidas e que permite que exista espaço para a colocação de duas baterias. Estas duas baterias, de dimensões generosas, garantem a este tablet de 12.5 polegadas uma autonomia de 32 horas. Também como resultado da utilização desta motherboard, o tablet que fo...

O Windows 8.1 já chegou!

A mais recente actualização do Windows já está na loja de aplicações do Windows! De acordo com as datas que Microsoft tinha apresentado para o lançamento da mais recente versão do windows, seria hoje que a sua chegada aconteceria. E como a Microsoft cumpre escrupulosamente aquilo que promete, o Windows 8.1 já começou a ser visto na Loja de Aplicações para actualização. Segundo vários relatos, e confirmado pelo Pplware, já existem utilizadores a ter disponível na Store do Windows a opção de actualização para o Windows 8.1. A instalação desta actualização, que será muito mais que isso, vai permitir aos utilizadores terem acesso a todas as novidades do Windows 8.1, sendo a mais esperada o regresso do botão Iniciar. Existem ainda outras novidades, que formos apresentando e que podem ser descobertas com a utilização deste novo sistema operativo. Para verificarem se o Windows 8.1 já está disponível para download no vosso sistema, devem abrir a Store e verificar ...

Download Windows 7,8,10

Download Windows 7,8,10 num unico ISO - mega