Avançar para o conteúdo principal

Quer melhorar a performance do seu Windows 8?

O Windows 8 veio mudar muito no campo dos sistemas operativos. A maior diferença para os seus antecessores assentou na parte que os utilizadores mais usam, a sua interface.
Muitos foram os que tiveram problemas de adaptação, mas com o tempo viram que era mesmo apenas uma questão de tempo.
Agora que estão habituados a usar o Windows 8, é hora de o tornarem ainda mais responsivo e com uma melhor prestação.
win8_performance_0

O Windows, quer a versão 8 (8.1) ou as suas antecessoras, foi preparado para gerir de forma eficiente os recursos que tem disponíveis. No entanto, nem sempre esses recursos abundam, e o Windows não os consegue tratar da melhor forma.
Existe ainda o caso de haverem recursos disponíveis e o Windows usá-los para embelezar o sistema e tentar dar ao utilizador uma experiência mais rica, o que nem sempre é benéfico.
A forma de conseguirem libertar esses recursos para as funções mais importantes e que aumentam o desempenho da vossa máquina é simples e rápido de implementar. Apenas necessitam de saber onde alterar.
A sua maioria são efeitos visuais que apenas servem para mostrar ao utilizador um sistema mais limpo e com ma imagem cuidada, o que nem sempre é o desejado, por quererem um sistema mais rápido e com melhor resposta.

Como melhorar facilmente a performance do Windows 8

Para acederem à gestão dos recursos e aos efeitos que o Windows irá gerar, precisam de clicar com o botão direito do rato no novo botão Start.
Da lista de opções disponíveis devem escolher System, que é a que vos dá acesso às definições do sistema, onde vão alterar as opções seleccionadas.
win8_performance_1
Na nova janela que se abrir, a referente ao vosso sistema, devem escolher a opção que permite aceder às definições avançadas do sistema.
Por isso cliquem em Advance system settings, localizada na zona esquerda dessa janela.
win8_performance_2
A janela que for aberta de seguida alberga todas as definições do vosso sistema. É composta por vários separadores, cada um contendo informação e definições específicas de cada área do sistema.
A que procuram é Advanced, pelo que devem escolher esse separador. Aí dentro devem carregar no botãoSettings, da área de Performance.
win8_performance_3
Estão agora na zona das definições que o Windows controla e que trata da componente visual do sistema operativo. Estão disponíveis quatro conjuntos de opções distintas, cada uma com um grupo de definições seleccionadas.
O vosso sistema deve estar com a gestão automatizada, o que corresponde à opção Let Windows what’s best for my computer.
win8_performance_4
Devem agora escolher uma de duas opções. Ou definem de imediato a melhor performance possível, com a opção Adjust for best performance, ou escolhem Custom e definem as opções que querem activas, seleccionando abaixo as que querem activas, da lista disponível.
Para esta última opção podem ir seleccionando opções e aplicando, vendo se estas têm ou não impacto no sistema e/ou na interface do Windows.
win8_performance_5
Para além da melhoria do próprio Windows, e caso os ajustes feitos sejam elevados, os utilizadores podem até notar uma ligeira melhoria na duração da bateria.
A escolha do perfil mais adequado pode não ser imediata pois esta é uma situação de compromisso, entre os efeitos visuais apresentados e a performance geral do Windows.
Esta pequena dica consegue dar um pouco mais de performance generalizada ao Windows, retirando alguma latência que possa existir, tornando-o mais rápido e melhor de usar.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Llama Mountain: A board mais pequena do mundo é da Intel

A miniaturização dos componentes que constituem os nossos computadores tem estado a atingir níveis microscópicos. Ao criarem estes componentes passa a ser possível incluí-los em chassis ainda mais pequenos ou permite ganhar espaço para a colocação de outros elementos de maiores dimensões. A Intel apresentou hoje um protótipo, de nome Llama Mountain, que revela uma motherboard completa, mas de dimensões extremamente pequenas. Esta tecnologia vai estar disponível para qualquer OEM criar dispositivos, completos, ainda mais pequenos ou com outras características únicas. O Llama Mountain foi apresentado pela Intel na Computex um tablet único, a correr Windows 8.1 Pro, que é suportado por uma motherboard de dimensões reduzidas e que permite que exista espaço para a colocação de duas baterias. Estas duas baterias, de dimensões generosas, garantem a este tablet de 12.5 polegadas uma autonomia de 32 horas. Também como resultado da utilização desta motherboard, o tablet que fo...

Ubuntu 13.10 Saucy Salamander virá com o MIR

Durante o dia de hoje, o mundo Linux assistiu ao anuncio de duas informações antagónicas: Por um lado Jonathan Riddell,  do projecto  Kubuntu,   referiu que o Mir/XMir não será (ainda) integrado na sua distribuição  ;  Relativamente ao projecto Ubuntu, a informação é que o Ubuntu 13.10 Saucy Salamander virá com o MIR. Tal como anunciado  o Ubuntu 13.10 Saucy Salamander virá com o MIR, um novo servidor gráfico, desenvolvido pela Canonical, desenhado para ser rápido, eficiente e transversal a várias versões do Ubuntu (ex. Ubuntu para smartphones/ tablets, desktops, TV, etc). O Mir será o  substituto do X-Window e X.org  e oferecerá uma nova experiência aos utilizadores (de referir que a não adopção do  Wayland   – projecto idêntico desenvolvido por um grupo de programadores da Redhat, se deveu a incompatibilidades com os objectivos traçados pela Canonical). Como objectivo traçado, a equipa de desenvolvimento pretende...

Avira PC Cleaner, do alerta para a segurança

As ferramentas que nos podem ajudar a detectar uma eventual infecção no nosso sistema são sempre uma mais-valia. Mas tornam-se ainda mais úteis quando chegam pela mão das grandes marcas de software com tradição em soluções de segurança, como é o caso da  Avira . Assim, a marca alemã disponibilizou o seu Avira PC Cleaner que pode ser descrito como uma ferramenta individual de pesquisa para vírus que funcional de forma independente, em espécie de «auditor» quer tenhamos ou não outras ferramentas de segurança instaladas. Vamos conhecer? O primeiro programa é bastante leve, rondando pouco mais de 2 MB de download sem necessidade de instalação. Uma vez descarregado basta correr o programa para que, de forma automática ele descarregue via INternet a «segunda parte» dele mesmo. Penso que começamos bem por aqui, pois este procedimento reduz, em certa forma, a possibilidade de eventuais conflitos com outras ferramentas de segurança que possamos ter instaladas. Uma vez d...