Avançar para o conteúdo principal

Actualização do Windows 8 para Windows 8.1 acaba com o Linux?

A tecnologia tem evoluído significativamente nos últimos anos. No entanto, se analisarmos os PC’s, especialmente quando estes arrancam, vamos chegar à conclusão que pouco ou nada mudou até há relativamente pouco tempo. No sentido de ultrapassar a limitações da BIOS e permitir novas funcionalidades, foi criada uma nova interface de firmware à qual foi dada o nome de UEFI.
A adopção desta nova interface gerou vários conflitos entre defensores do Windows e Linux…mas com o tempo, tudo acalmou e hoje a UEFI faz parte do “mundo da computação”. No entanto, parece que o tema vai voltar a aquecer, isto porque há vários utilizadores que se queixam  que uma actualização do Windows 8 remove o Grub2 e altera a UEFI para Secure Boot.
Linux_00
De acordo com vários testemunhos na Internet, uma actualização do Windows 8 detecta os sistemas Linux instalados e activa por omissão o secure boot sem qualquer intervenção ou permissão por parte do utilizador. Além disso, a actualização apaga também o GRUB , impossibilitando assim que o utilizador volte a entrar na sua distribuição Linux.
Muitas das queixas podem ser encontradas no site Reddit. Segundo um dos primeiros testemunhos, o utilizador refere que o Windows 8 o informou que havia um problema com sistema e que necessitava de actualizar o sistema. Depois da actualização, reparou que o GRUB2 tinha sido removido e o o modo de booting tinha sido alterado para Secure boot.
Went through a W8 update. After it was done doing that, grub2 had been removed, and UEFI booting had been set to ‘secure boot’ -which it wasn’t prior to the update. Note: it was not the infamous W8->W8.1 update. Also, during the update, W8 mentioned ‘there is a security problem with your computer’ that needed to be ‘fixed.’ At no point could I intervene, true to MS form,”
Apesar de ser um problema caricato, o mesmo tem solução. Para isso basta que o utilizador use uma versão LIVE CD de qualquer Linux e reponha o GRUB2.
UEFI (EFI (Extensible Firmware Interface) Unificado) é uma interface de firmware padrão para PCs, concebida para substituir o BIOS (basic input/output system). Este padrão foi criado por mais de 140 empresas tecnológicas como parte do consórcio UEFI, incluindo a Microsoft. Foi concebido para melhorar a interoperabilidade do software e contornar as limitações do BIOS. O UEFI oferece algumas características interessantes como a protecção contra bootkits (será que há assim tantos???), rapidez no boot (…se tivermos um disco SSD), etc etc. A verdade é que as queixas do mundo Linux relativamente a todo este mecanismo têm sido muitas.´

Resumo das principais características da UEFI são:
  • Melhor segurança ao ajudar a proteger o processo de pré-arranque contra ataques de bootkit.
  • Velocidade de arranque e retoma de hibernação mais rápida.
  • Suporta unidades superior a 2,2 terabytes (TB), o que a BIOS não suportava.
  • Suporta controladores (drivers) de firmware de 64 bits modernas.
  • Podemos utilizar a BIOS com hardware UEFI.

Para quem nunca experimentou Dual Boot no seu sistema com UEFI

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Llama Mountain: A board mais pequena do mundo é da Intel

A miniaturização dos componentes que constituem os nossos computadores tem estado a atingir níveis microscópicos. Ao criarem estes componentes passa a ser possível incluí-los em chassis ainda mais pequenos ou permite ganhar espaço para a colocação de outros elementos de maiores dimensões. A Intel apresentou hoje um protótipo, de nome Llama Mountain, que revela uma motherboard completa, mas de dimensões extremamente pequenas. Esta tecnologia vai estar disponível para qualquer OEM criar dispositivos, completos, ainda mais pequenos ou com outras características únicas. O Llama Mountain foi apresentado pela Intel na Computex um tablet único, a correr Windows 8.1 Pro, que é suportado por uma motherboard de dimensões reduzidas e que permite que exista espaço para a colocação de duas baterias. Estas duas baterias, de dimensões generosas, garantem a este tablet de 12.5 polegadas uma autonomia de 32 horas. Também como resultado da utilização desta motherboard, o tablet que fo...

Ubuntu 13.10 Saucy Salamander virá com o MIR

Durante o dia de hoje, o mundo Linux assistiu ao anuncio de duas informações antagónicas: Por um lado Jonathan Riddell,  do projecto  Kubuntu,   referiu que o Mir/XMir não será (ainda) integrado na sua distribuição  ;  Relativamente ao projecto Ubuntu, a informação é que o Ubuntu 13.10 Saucy Salamander virá com o MIR. Tal como anunciado  o Ubuntu 13.10 Saucy Salamander virá com o MIR, um novo servidor gráfico, desenvolvido pela Canonical, desenhado para ser rápido, eficiente e transversal a várias versões do Ubuntu (ex. Ubuntu para smartphones/ tablets, desktops, TV, etc). O Mir será o  substituto do X-Window e X.org  e oferecerá uma nova experiência aos utilizadores (de referir que a não adopção do  Wayland   – projecto idêntico desenvolvido por um grupo de programadores da Redhat, se deveu a incompatibilidades com os objectivos traçados pela Canonical). Como objectivo traçado, a equipa de desenvolvimento pretende...

Avira PC Cleaner, do alerta para a segurança

As ferramentas que nos podem ajudar a detectar uma eventual infecção no nosso sistema são sempre uma mais-valia. Mas tornam-se ainda mais úteis quando chegam pela mão das grandes marcas de software com tradição em soluções de segurança, como é o caso da  Avira . Assim, a marca alemã disponibilizou o seu Avira PC Cleaner que pode ser descrito como uma ferramenta individual de pesquisa para vírus que funcional de forma independente, em espécie de «auditor» quer tenhamos ou não outras ferramentas de segurança instaladas. Vamos conhecer? O primeiro programa é bastante leve, rondando pouco mais de 2 MB de download sem necessidade de instalação. Uma vez descarregado basta correr o programa para que, de forma automática ele descarregue via INternet a «segunda parte» dele mesmo. Penso que começamos bem por aqui, pois este procedimento reduz, em certa forma, a possibilidade de eventuais conflitos com outras ferramentas de segurança que possamos ter instaladas. Uma vez d...