Avançar para o conteúdo principal

Microsoft altera regras de acesso ao email por parte da empresa

As questões de privacidade e de protecção dos dados dos utilizadores dos serviços que estão alojados na Internet sempre foram um ponto de discussão e de receios.
Depois de um caso que ocorreu recentemente, e onde a Microsoft deliberadamente acedeu a dados de uma conta de um utilizador, a empresa resolveu agora alterar a sua posição e passou a não aceder aos dados dos utilizadores, numa auto-censura.
outlook_1

O caso que levou a esta mudança de posição decorreu nas últimas semanas e levou a que a Microsoft acedesse à conta de correio Hotmail de um bloguer Francês que estava a receber informações internas da companhia.
Este acesso não foi autorizado e foi usado para conseguirem chegar ao funcionário que estava a disponibilizar código fonte de forma não autorizada e que acabaria por ser preso.
Esta medida pouco normal está prevista nas regras de utilização do email da Microsoft, mas por norma não é usada. Esta situação de excepção revelou-se útil para a Microsoft que acabaria por terminar a fuga de informação.
Foi anunciada pela própria Microsoft a medida que foi tomada e as razões para a sua aplicação. A empresa necessitava de provas para poder acusar o seu funcionário e por isso recorreu a esta medida prevista nas regras de utilização do Hotmail e do Outlook.
Mas durante os dias que se seguiram várias foram as vozes que se insurgiram contra a Microsoft e a sua acção não autorizada, apesar de prevista nas regras de utilização.
outlook_2
Então, e segundo anunciou a Microsoft, as regras mudaram e a empresa alterou as suas próprias regras para deixar de poder aceder de forma indiscriminada às caixas de correio dos utilizadores dos seus serviços.
Effective immediately, if we receive information indicating that someone is using our services to traffic in stolen intellectual or physical property from Microsoft, we will not inspect a customer’s private content ourselves. Instead, we will refer the matter to law enforcement if further action is required.
Sempre que surgirem situações similares ou parecidas, a empresa passará essa situação para as entidades competentes e com poderes judiciais para agirem.
Esta mudança pretende voltar a trazer a confiança dos utilizadores que ficou abalada com esta situação e a posição que a empresa tomou, ao aceder de forma indiscriminada e sem qualquer autorização aos dados de um utilizador para conseguir identificar o seu funcionário.
É apenas uma pequena mudança, mas que irá alterar completamente a posição da empresa face aos dados que tem na sua alçada e que estão à sua guarda. Mesmo com indicação expressa nas regras de utilização não devem abusar da sua posição dominante e de controlo dos dados.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Llama Mountain: A board mais pequena do mundo é da Intel

A miniaturização dos componentes que constituem os nossos computadores tem estado a atingir níveis microscópicos. Ao criarem estes componentes passa a ser possível incluí-los em chassis ainda mais pequenos ou permite ganhar espaço para a colocação de outros elementos de maiores dimensões. A Intel apresentou hoje um protótipo, de nome Llama Mountain, que revela uma motherboard completa, mas de dimensões extremamente pequenas. Esta tecnologia vai estar disponível para qualquer OEM criar dispositivos, completos, ainda mais pequenos ou com outras características únicas. O Llama Mountain foi apresentado pela Intel na Computex um tablet único, a correr Windows 8.1 Pro, que é suportado por uma motherboard de dimensões reduzidas e que permite que exista espaço para a colocação de duas baterias. Estas duas baterias, de dimensões generosas, garantem a este tablet de 12.5 polegadas uma autonomia de 32 horas. Também como resultado da utilização desta motherboard, o tablet que fo...

O Windows 8.1 já chegou!

A mais recente actualização do Windows já está na loja de aplicações do Windows! De acordo com as datas que Microsoft tinha apresentado para o lançamento da mais recente versão do windows, seria hoje que a sua chegada aconteceria. E como a Microsoft cumpre escrupulosamente aquilo que promete, o Windows 8.1 já começou a ser visto na Loja de Aplicações para actualização. Segundo vários relatos, e confirmado pelo Pplware, já existem utilizadores a ter disponível na Store do Windows a opção de actualização para o Windows 8.1. A instalação desta actualização, que será muito mais que isso, vai permitir aos utilizadores terem acesso a todas as novidades do Windows 8.1, sendo a mais esperada o regresso do botão Iniciar. Existem ainda outras novidades, que formos apresentando e que podem ser descobertas com a utilização deste novo sistema operativo. Para verificarem se o Windows 8.1 já está disponível para download no vosso sistema, devem abrir a Store e verificar ...

Download Windows 7,8,10

Download Windows 7,8,10 num unico ISO - mega