Avançar para o conteúdo principal

Aprenda a instalar o Pear Linux 8

Uma distro com cara de Mac OS
Como é hábito da nossa parte, costumamos marcar o lançamento de novas e populares versões com um pequeno tutorial com o processo de instalação. Este não é um tutorial para quem já tem algumas experiência no mundo do Linux, mas sim para aqueles leitores que decididamente vão experimentar o esta distribuição pela primeira vez. Desta forma deixam de existir motivos para não experimentar e quem sabe até ficar fã.
Aqui fica todo o processo de instalação desta nova versão.
pear_19

O Pear Linux é uma distribuição Linux de origem francesa. O objectivo/missão desta distribuição, que se  assemelha muito à distribuição elementary OS é oferecer um sistema completo e produtivo, ao estilo do MacOS X, mas numa vertente open source.

pear_18
Preparação do sistema
Para a instalação do Pear Linux 8 recorremos à tecnologia de virtualização, usando para isso o VirtualBox. Nesse sentido, criamos um perfil da máquina (virtual) com as seguintes características:
  • Memória RAM – 1024 MB
  • Disco: 10 GB
Além disso activamos também a opção: 3D Acceleration que se encontra nas opções da máquina virtual, no separador Display.
pear_20
Processo de Instalação
Passo 0 – Inicio do processo de instalação…Para instalar, escolher Start the installer directly
pear_01
Passo 1 – Escolhemos em que idioma pretendemos instalar o SO
pear_02
Passo 2 – Nesta fase são fornecidas algumas indicações a nível de requisitos para instalação do PearOS, e é dada a possibilidade ao utilizador de indicar se pretende instalar algum software adicional para suporte a alguns formatos populares (ex. MP3, flash, MPEG, etc).
pear_03
Passo 3 – Particionamento do Disco. Para quem pretender definir partições, poderá ver aqui como fazer. Para este exemplo, definimos a opção Apagar disco e instalar Pear que irá proceder a formatação de todo o disco e instalação do PearOS.
Atenção: Ao escolher esta opção, toda a informação do disco será apagada. Caso pretenda usar uma determinada partição, deverá escolher a opção Mais uma coisa.
pear_04
Passo 4 – Vamos agora definir o nosso fuso horário
pear_05
Passo 5 – E agora indicamos qual o layout do nosso teclado
pear_06…e deixamos o PearOS a instalar. No meu caso foram apenas 8 minutos.~
Passo 6 – Após a instalação propriamente dita é solicitado para  criamos o primeiro utilizador assim com definimos a respectiva password. Definimos também qual o nome da máquina.
pear_07
Depois da criação do utilizador, é hora de reiniciar o sistema. Uma vez reiniciado, é solicitada a respectiva autenticação para entrar no sistema.
pear_09
Uma das características interessantes que me tem despertado neste sistema é o facto de ser uma distribuição “inteligente”, dando constantemente indicações ao utilizador.
pear_10

Detalhes da máquina instalada
pear_11    
Algumas ferramentas próprias do Pear Linux
O Pear Linux tem algumas ferramentas distintas que são referencia desta distribuição como o Pear Contacts, Pear Security, Pear CLoud, etc. Aqui fica um breve resumo de cada uma destas ferramentas.
Pear Contacts
Tal como o nome sugere, podemos registar tudo o que informações dos nossos contactos. Ao estilo do icloud, o Pear Contacts integra também com o Pear Cloud.
pear_12
Pear Security
Plataforma que permite proteger o nosso sistema de vírus, rootkits e outro tipo de malware. Analisa todos os discos amovíveis em tempo real, em busca de ameaças. Esta ferramenta é muito util se tiveram uma partição em Windows os ficheiros que são partilhados entre Linux e Windows.
Pear Cloud
O Pear Cloud oferece 2 GB aos utilizadores para guardarem as mais diversas informações. Os utilizadores podem guardar musica, documentos, vídeos, configurações, etc.
pear_14
Pear PPA Manager
Permite adicionar e gerir facilmente a lista de repositórios
pear_17
Clean My PC
Um conjunto de ferramentas para ter sempre o sistema com o melhor desempenho.
pear_15
MyPear
O  MyPear  é uma ferramenta que permite personalizar todo o sistema. Com o MyPear podemos mudar tudo o que é parâmetro do ambiente de trabalho, como por exemplo todos os elementos da doca, painéis, animações, transições de pastas, etc, etc.
pear_16
Download: PearOS 8 [1.1 GB]
Homepage:PearLinux

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Llama Mountain: A board mais pequena do mundo é da Intel

A miniaturização dos componentes que constituem os nossos computadores tem estado a atingir níveis microscópicos. Ao criarem estes componentes passa a ser possível incluí-los em chassis ainda mais pequenos ou permite ganhar espaço para a colocação de outros elementos de maiores dimensões. A Intel apresentou hoje um protótipo, de nome Llama Mountain, que revela uma motherboard completa, mas de dimensões extremamente pequenas. Esta tecnologia vai estar disponível para qualquer OEM criar dispositivos, completos, ainda mais pequenos ou com outras características únicas. O Llama Mountain foi apresentado pela Intel na Computex um tablet único, a correr Windows 8.1 Pro, que é suportado por uma motherboard de dimensões reduzidas e que permite que exista espaço para a colocação de duas baterias. Estas duas baterias, de dimensões generosas, garantem a este tablet de 12.5 polegadas uma autonomia de 32 horas. Também como resultado da utilização desta motherboard, o tablet que fo...

Ubuntu 13.10 Saucy Salamander virá com o MIR

Durante o dia de hoje, o mundo Linux assistiu ao anuncio de duas informações antagónicas: Por um lado Jonathan Riddell,  do projecto  Kubuntu,   referiu que o Mir/XMir não será (ainda) integrado na sua distribuição  ;  Relativamente ao projecto Ubuntu, a informação é que o Ubuntu 13.10 Saucy Salamander virá com o MIR. Tal como anunciado  o Ubuntu 13.10 Saucy Salamander virá com o MIR, um novo servidor gráfico, desenvolvido pela Canonical, desenhado para ser rápido, eficiente e transversal a várias versões do Ubuntu (ex. Ubuntu para smartphones/ tablets, desktops, TV, etc). O Mir será o  substituto do X-Window e X.org  e oferecerá uma nova experiência aos utilizadores (de referir que a não adopção do  Wayland   – projecto idêntico desenvolvido por um grupo de programadores da Redhat, se deveu a incompatibilidades com os objectivos traçados pela Canonical). Como objectivo traçado, a equipa de desenvolvimento pretende...

Avira PC Cleaner, do alerta para a segurança

As ferramentas que nos podem ajudar a detectar uma eventual infecção no nosso sistema são sempre uma mais-valia. Mas tornam-se ainda mais úteis quando chegam pela mão das grandes marcas de software com tradição em soluções de segurança, como é o caso da  Avira . Assim, a marca alemã disponibilizou o seu Avira PC Cleaner que pode ser descrito como uma ferramenta individual de pesquisa para vírus que funcional de forma independente, em espécie de «auditor» quer tenhamos ou não outras ferramentas de segurança instaladas. Vamos conhecer? O primeiro programa é bastante leve, rondando pouco mais de 2 MB de download sem necessidade de instalação. Uma vez descarregado basta correr o programa para que, de forma automática ele descarregue via INternet a «segunda parte» dele mesmo. Penso que começamos bem por aqui, pois este procedimento reduz, em certa forma, a possibilidade de eventuais conflitos com outras ferramentas de segurança que possamos ter instaladas. Uma vez d...