sexta-feira, 4 de julho de 2014

NSA recolheu dados de quem acede ou acedeu ao site do Tor

A NSA tem, depois de todas as revelações feitas por Edward Snowden, o pesado fardo de estar associada a processos pouco claros de recolha de informação privada sobre todo e qualquer utilizador da Internet ou de sistemas de telefone móvel ou fixo.
Mas o descobrir de situações pouco claras, como as que foram apresentadas por Snowden, vieram levar a que outros investigassem as acções desta agencia governamental Norte Americana.
A mais recente descoberta vem mostrar que a NSA recolheu e ainda recolhe informações sobre os utilizadores do site do software Tor.
nsa_tor_1

O Tor é uma rede que garante a privacidade e a anonimização dos utilizadores e dos dados que estes trocam com a Internet. A grande mais valia do Tor é a camada de cifra de dados que consegue oferecer, algo que a NSA tem tentado quebrar ao longo dos anos.
Mas na impossibilidade de conseguir aceder aos dados dos utilizadores, e consequentemente lê-los e armazená-los, a NSA tem-se virado para outras formas de conseguir obter informações sobre os utilizadores do Tor.
Para isso, e segundo revela uma investigação levada a cabo pelos canais de televisão Alemã NDR e WDR, a NSA tem estado a recolher informação dos servidores que alojam os sites do Tor e todos os softwares associados a esta rede.
A informação que a NSA tem vindo a recolha, há já algum tempo, diz respeito aos endereços IP dos utilizadores, bem como a outros dados, tais como o email, caso este seja deixado no site.
Esta informação será depois usada para criar perfis de utilizadores, sendo estes marcados como utilizadores do Tor e posteriormente analisados e avaliados.
nsa_tor_2
Segundo essa mesma investigação, a informação que a NSA recolhe vai até mais longe que os servidores do Tor. Ela alarga-se a outros site com o Linux Journal ou um serviço de email privado e anónimo do MIT Computer Science and Artificial Intelligence Laboratory (CSAIL).
Depois de toda a informação que Edward Snowden apresentou sobre a NSA e o escândalo que causou, surgem agora novas informações sobre os métodos usados para recolher informação sobre os utilizadores da Internet e os dados privados destes.