Avançar para o conteúdo principal

NSA recolheu dados de quem acede ou acedeu ao site do Tor

A NSA tem, depois de todas as revelações feitas por Edward Snowden, o pesado fardo de estar associada a processos pouco claros de recolha de informação privada sobre todo e qualquer utilizador da Internet ou de sistemas de telefone móvel ou fixo.
Mas o descobrir de situações pouco claras, como as que foram apresentadas por Snowden, vieram levar a que outros investigassem as acções desta agencia governamental Norte Americana.
A mais recente descoberta vem mostrar que a NSA recolheu e ainda recolhe informações sobre os utilizadores do site do software Tor.
nsa_tor_1

O Tor é uma rede que garante a privacidade e a anonimização dos utilizadores e dos dados que estes trocam com a Internet. A grande mais valia do Tor é a camada de cifra de dados que consegue oferecer, algo que a NSA tem tentado quebrar ao longo dos anos.
Mas na impossibilidade de conseguir aceder aos dados dos utilizadores, e consequentemente lê-los e armazená-los, a NSA tem-se virado para outras formas de conseguir obter informações sobre os utilizadores do Tor.
Para isso, e segundo revela uma investigação levada a cabo pelos canais de televisão Alemã NDR e WDR, a NSA tem estado a recolher informação dos servidores que alojam os sites do Tor e todos os softwares associados a esta rede.
A informação que a NSA tem vindo a recolha, há já algum tempo, diz respeito aos endereços IP dos utilizadores, bem como a outros dados, tais como o email, caso este seja deixado no site.
Esta informação será depois usada para criar perfis de utilizadores, sendo estes marcados como utilizadores do Tor e posteriormente analisados e avaliados.
nsa_tor_2
Segundo essa mesma investigação, a informação que a NSA recolhe vai até mais longe que os servidores do Tor. Ela alarga-se a outros site com o Linux Journal ou um serviço de email privado e anónimo do MIT Computer Science and Artificial Intelligence Laboratory (CSAIL).
Depois de toda a informação que Edward Snowden apresentou sobre a NSA e o escândalo que causou, surgem agora novas informações sobre os métodos usados para recolher informação sobre os utilizadores da Internet e os dados privados destes.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Ubuntu 13.10 Saucy Salamander virá com o MIR

Durante o dia de hoje, o mundo Linux assistiu ao anuncio de duas informações antagónicas: Por um lado Jonathan Riddell,  do projecto  Kubuntu,   referiu que o Mir/XMir não será (ainda) integrado na sua distribuição  ;  Relativamente ao projecto Ubuntu, a informação é que o Ubuntu 13.10 Saucy Salamander virá com o MIR. Tal como anunciado  o Ubuntu 13.10 Saucy Salamander virá com o MIR, um novo servidor gráfico, desenvolvido pela Canonical, desenhado para ser rápido, eficiente e transversal a várias versões do Ubuntu (ex. Ubuntu para smartphones/ tablets, desktops, TV, etc). O Mir será o  substituto do X-Window e X.org  e oferecerá uma nova experiência aos utilizadores (de referir que a não adopção do  Wayland   – projecto idêntico desenvolvido por um grupo de programadores da Redhat, se deveu a incompatibilidades com os objectivos traçados pela Canonical). Como objectivo traçado, a equipa de desenvolvimento pretende que o MIR seja totalmente compatível e estável com o

Download Windows 7,8,10

Download Windows 7,8,10 num unico ISO - mega