segunda-feira, 28 de julho de 2014

IE é o browser mais inseguro

…durante o primeiro semestre de 2014
O mercado dos browsers é bastante competitivo, especialmente por três grandes player: Microsoft, Google e Mozilla. É verdade que existem outros browsers como é o caso do Safari e Opera,  mas o Internet Explorer, Chrome e Firefox são, sem dúvida, os mais populares para os consumidores, tendo mesmo o IE sido considerado como o browser mais popular do mundo.
De acordo com as informações de um relatório de segurança da Bromium Security, o IE é o browser mais vulnerável.
IE_01
Apesar dos browsers serem normalmente gratuitos, a verdade é que existe muito dinheiro por detrás destes. Por exemplo, para que o Firefox tenha o motor de busca da Google por omissão, a própria Google paga cerca de$300 milhões por ano.
No campo da segurança, de acordo com um relatório de segurança da Bromium Security,o Internet Explorer é considerado o navegador mais inseguro. Os dados são referentes ao primeiro semestre de 2014.
microsoft_05
O gráfico anterior mostra a tendência de vulnerabilidades: as barras azuis representam as vulnerabilidades em 2013 e as barras vermelhas representam as vulnerabilidades para o primeiro trimestre de 2014. O Internet Explorer é o browser mais vulnerável, tendo “roubado” o lugar ao Chrome.
De referir que as barras vermelhas apenas correspondem ao primeiro semestre de 2014 o que, tendo em conta o gráfico, o IE já registou mais vulnerabilidades em metade de 2014 do que em todo o ano de 2013.
Como sabemos os browsers são a porta de entrada para a Internet e nesse sentido é importante usá-los da melhor forma, garantindo uma navegação segura. Evitem descarregar aplicações que não conhecem, aceder a sites que vos pedem credenciais e que vocês não conhecem e/ou não usam SSL, etc. Quanto ao IE….