Avançar para o conteúdo principal

Mozilla abandona desenvolvimentos da versão Metro do Firefox

A chegada do Windows 8 e da nova interface Modern levou a que muito do software que existia tivesse de ser adaptado para esta nova realidade.
Não era apenas uma mudança cosmética , mas muito mais necessitou de ser feito. A Mozilla desde o primeiro momento que se preparou para trazer o Firefox para a ModernUI e agora, pouco antes do lançamento da primeira versão estável, resolveu terminar o seu desenvolvimento!
ffox_metro_1

A criação da versão para a interface Modern do Windows começou em 2012, logo após a chegada do Windows 8 ao mercado.
Os planos a Mozilla era terem uma versão que se adaptasse não apenas ao Windows 8, mas também que pudesse ser usada no Windows RT, assim que a Microsoft permitisse a instalação de outros browsers neste SO.
A sua criação e desenvolvimentos foram tomando forma ao longo desse ano até que começaram a surgir as primeiras versões que os mais corajosos puderam começar a testar.
Já no ano de 2013 surgiram as versões integradas nos desenvolvimentos continuados do Firefox, antecipando-se para breve a sua passagem para produção, para que todos o pudessem usar.
Mas esse passo nunca foi dado e agora o líder desse projecto anunciou que o projecto de criação de uma versão do Firefox para a ModernUI tinha sido cancelado, imediatamente antes do lançamento da primeira versão estável.
A razão que ditou a este fecho do projecto, por muito estranha que possa parecer, deveu-se à fraca ou quase nula adopção dos utilizadores por esta versão do Firefox.
In the months since, as the team built and tested and refined the product, we’ve been watching Metro’s adoption. From what we can see, it’s pretty flat.
On any given day we have, for instance, millions of people testing pre-release versions of Firefox desktop, but we’ve never seen more than 1000 active daily users in the Metro environment.
ffox_metro_2
As duas alternativas que existiam para a continuidade do projecto envolviam o lançamento da primeira versão e uma constante melhoria e correcção de problemas que acabaram por não ser detectados nas versões de testes ou o terminar de forma definitiva do projecto, o que acabou por acontecer.
Esta decisão não foi a mais simples de tomar, mas acabará por se a mais certa, permitindo que a equipa que desenvolvia esta versão seja direccionada para outros trabalhos dentro da Mozilla.
Esta falta de utilizadores para a versão de testes da versão Modern do Firefox pode revelar muito sobre o estado da adopção desta nova interface.
O Firefox é um dos browsers mais usados na Internet e ao não ter aceitação na ModernUI pode mostrar que os utilizadores continuam a preferir a interface antiga para realizarem as suas tarefas.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Ubuntu 13.10 Saucy Salamander virá com o MIR

Durante o dia de hoje, o mundo Linux assistiu ao anuncio de duas informações antagónicas: Por um lado Jonathan Riddell,  do projecto  Kubuntu,   referiu que o Mir/XMir não será (ainda) integrado na sua distribuição  ;  Relativamente ao projecto Ubuntu, a informação é que o Ubuntu 13.10 Saucy Salamander virá com o MIR. Tal como anunciado  o Ubuntu 13.10 Saucy Salamander virá com o MIR, um novo servidor gráfico, desenvolvido pela Canonical, desenhado para ser rápido, eficiente e transversal a várias versões do Ubuntu (ex. Ubuntu para smartphones/ tablets, desktops, TV, etc). O Mir será o  substituto do X-Window e X.org  e oferecerá uma nova experiência aos utilizadores (de referir que a não adopção do  Wayland   – projecto idêntico desenvolvido por um grupo de programadores da Redhat, se deveu a incompatibilidades com os objectivos traçados pela Canonical). Como objectivo traçado, a equipa de desenvolvimento pretende que o MIR seja totalmente compatível e estável com o

Download Windows 7,8,10

Download Windows 7,8,10 num unico ISO - mega