Avançar para o conteúdo principal

Microsoft altera regras de acesso ao email por parte da empresa

As questões de privacidade e de protecção dos dados dos utilizadores dos serviços que estão alojados na Internet sempre foram um ponto de discussão e de receios.
Depois de um caso que ocorreu recentemente, e onde a Microsoft deliberadamente acedeu a dados de uma conta de um utilizador, a empresa resolveu agora alterar a sua posição e passou a não aceder aos dados dos utilizadores, numa auto-censura.
outlook_1

O caso que levou a esta mudança de posição decorreu nas últimas semanas e levou a que a Microsoft acedesse à conta de correio Hotmail de um bloguer Francês que estava a receber informações internas da companhia.
Este acesso não foi autorizado e foi usado para conseguirem chegar ao funcionário que estava a disponibilizar código fonte de forma não autorizada e que acabaria por ser preso.
Esta medida pouco normal está prevista nas regras de utilização do email da Microsoft, mas por norma não é usada. Esta situação de excepção revelou-se útil para a Microsoft que acabaria por terminar a fuga de informação.
Foi anunciada pela própria Microsoft a medida que foi tomada e as razões para a sua aplicação. A empresa necessitava de provas para poder acusar o seu funcionário e por isso recorreu a esta medida prevista nas regras de utilização do Hotmail e do Outlook.
Mas durante os dias que se seguiram várias foram as vozes que se insurgiram contra a Microsoft e a sua acção não autorizada, apesar de prevista nas regras de utilização.
outlook_2
Então, e segundo anunciou a Microsoft, as regras mudaram e a empresa alterou as suas próprias regras para deixar de poder aceder de forma indiscriminada às caixas de correio dos utilizadores dos seus serviços.
Effective immediately, if we receive information indicating that someone is using our services to traffic in stolen intellectual or physical property from Microsoft, we will not inspect a customer’s private content ourselves. Instead, we will refer the matter to law enforcement if further action is required.
Sempre que surgirem situações similares ou parecidas, a empresa passará essa situação para as entidades competentes e com poderes judiciais para agirem.
Esta mudança pretende voltar a trazer a confiança dos utilizadores que ficou abalada com esta situação e a posição que a empresa tomou, ao aceder de forma indiscriminada e sem qualquer autorização aos dados de um utilizador para conseguir identificar o seu funcionário.
É apenas uma pequena mudança, mas que irá alterar completamente a posição da empresa face aos dados que tem na sua alçada e que estão à sua guarda. Mesmo com indicação expressa nas regras de utilização não devem abusar da sua posição dominante e de controlo dos dados.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Ubuntu 13.10 Saucy Salamander virá com o MIR

Durante o dia de hoje, o mundo Linux assistiu ao anuncio de duas informações antagónicas: Por um lado Jonathan Riddell,  do projecto  Kubuntu,   referiu que o Mir/XMir não será (ainda) integrado na sua distribuição  ;  Relativamente ao projecto Ubuntu, a informação é que o Ubuntu 13.10 Saucy Salamander virá com o MIR. Tal como anunciado  o Ubuntu 13.10 Saucy Salamander virá com o MIR, um novo servidor gráfico, desenvolvido pela Canonical, desenhado para ser rápido, eficiente e transversal a várias versões do Ubuntu (ex. Ubuntu para smartphones/ tablets, desktops, TV, etc). O Mir será o  substituto do X-Window e X.org  e oferecerá uma nova experiência aos utilizadores (de referir que a não adopção do  Wayland   – projecto idêntico desenvolvido por um grupo de programadores da Redhat, se deveu a incompatibilidades com os objectivos traçados pela Canonical). Como objectivo traçado, a equipa de desenvolvimento pretende que o MIR seja totalmente compatível e estável com o

Download Windows 7,8,10

Download Windows 7,8,10 num unico ISO - mega