Apesar da história dos cidadãos da cidade de Munique terem de emigrado de Windows para Linux ter sido considerado um desastre, a verdade é que há mais cidades alemãs a seguirem o exemplo e a migrar de Windows para Linux.
Gummersbach, uma cidade da Alemanha com cerca de 50 mil habitantes acabou de terminar, com sucesso, o processo de migração do Windows para Linux Suse.
Desconfia-se que esta migração tem a ver com a descontinuidade do suporte do Windows XP.
Em Agosto, os responsáveis pela cidade enviaram um comunicado ao sitePro Linux, um site de notícias alemão Linux, anunciando a conclusão do projecto de migração e detalhando a política de implementação.
O processo de migração iniciou-se em 2007, quando já havia uma clara visão em substituir o software proprietário por open source. . A migração “salvou” a cidade de uma soma de cinco dígitos, e espera-se uma redução adicional de custos com TI, licenças proprietárias e também custos inferiores com hardware.
De acordo com o site Joinup, foram migrados 300 Desktops de Windows para Linux, mais concretamente para a distribuição Linux Suse. Como ambiente de trabalho passou a ser usado o Mate.
Actualmente há apenas 25 computadores com software proprietário.
Os funcionários da cidade de Gummersbach passaram a usar o LibreOffice como ferramenta de produtividade, Open-Xchange para e-mail e outras ferramentas open source. Alguns departamentos estão a também a usar o Wollmux ,uma ferramenta de código aberto para gestão de formulários e modelos de documentos desenvolvidos pela cidade alemã de Munique.
Via Joinup
Comentários
Enviar um comentário