quinta-feira, 11 de dezembro de 2014

FIDO e o fim das passwords como as conhecemos




A FIDO Alliance quer banir as longas combinações de caracters que servem de palavra chave e já aprovou um formato padrão para a indústria.

O sistema atualmente não suporta tecnologia Bluetooth ou NFC e há algumas lacunas, como a falta de suporte do Apple Touch ID diretamente. No entanto, a FIDO Alliance está a contribuir para ajudar a uniformizar aqueles que podem ser os mecanismos de autenticação do futuro e que não passam por escrever “123456” para se entrar numa app ou no email.
A FIDO Alliance é uma organização apoiada por gigantes como a Google, Microsoft, Samsung, PayPal, entre outros e acaba de aprovar um formato padrão para mecanismos de autenticação que não envolvam o decorar e digitar de extensas cadeias de caracteres. A organização pretende substituir estes mecanismos por funcionalidades como leitores de impressões digitais ou pens USB de autenticação. A existência de especificações padronizadas pode ajudar a encontrarmos mais sistemas destes nos próximos tempos e colocar um fim às passwords usadas atualmente, noticia o Engadget.