Avançar para o conteúdo principal

Linux Mint: Um bom substituto para o Windows XP

A próxima terça-feira (8 de Abril) foi a data escolhida pela Microsoft para o fim do Windows XP… ou melhor, para o fim do suporte técnico a esta versão do Windows (falamos de actualizações automáticas que incluíam melhorias de funcionalidades mas também resolução de bugs e vulnerabilidades).
Tal anúncio tem levado algumas empresas, e até países a avaliar alternativas , sendo que, de acordo com algumas notícias avançadas, o Linux tem sido uma das opções que muitos têm seguido.
Sugerimos o Linux Mint para quem pretender um bom substituto para o Windows XP.
mint_002
São muitas as distribuições Linux disponíveis para substituir, em grande parte, as funcionalidades de um Windows XP. No entanto, há que admitir que o problema está no suporte das aplicações/serviços concebidos para o WindowsXP e não propriamente do SO.
mint_001
Sobre o Linux Mint
A última versão do Linux Mint é a 16. O Linux Mint 16 “Petra” é baseado no Ubuntu 13.10 Saucy Salamander  e é considerada uma das mais bonitas e estáveis distribuições Linux.
mint_003

Aplicações

Ao nível de aplicações, o Linux Mint disponibiliza tudo o que precisamos. Há aplicações para produtividade, multimédia, Internet, ferramentas de sistema, etc, etc.
Internet
Dentro da categoria Internet, podemos encontrar:
  • Browser: Firefox
  • Cliente de mensagens: Pidgin
  • Cliente de e-mail: Thunderbird
  • Download de torrents: Transmission
  • Cliente de IRC: XChat
mint_004
Produtividade
No menu da produtividade, podemos encontrar a super completa suite de produtividade LibreOffice, que pode facilmente substituir o Microsoft Office da Microsoft.
mint_005
Ferramentas de edição de imagem
Para edição de imagem, o Mint vem com o poderoso GIMP, que posso facilmente substituir o Paint. Mas está também disponível o LibreOffice Draw, Document Viewer, entre outros.
mint_006
Áudio e Vídeo
Na categoria do Áudio e vidro, o Mint vem com o melhor aquele que é considerado um dos melhores players de áudio/vídeo… o VLC.  Além disso, vem já pré-instalado o Banshee e o Brasero.
mint_009
Como instalar aplicações?
Instalar aplicações no Mint é a coisa mais simples. Para isso basta executar o Software Manager e procurar pelo que pretende instalar. O Software Manager está organizado por categorias, o que facilita a interacção com o utilizador.
mint_007
Linha de comandos
Melhor que o MS-DOS só mesmo a shell do Linux. Pouco mais há a dizer sobre a linha de comandos do Linux…
mint_008
No geral…
O Linux Mint é uma das distribuições Linux mais bonitas e estáveis. É baseada no Ubuntu, existindo muita documentação de toda a comunicação. Esta siatribuição é sem duvida alternativa ao Windows XP.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Ubuntu 13.10 Saucy Salamander virá com o MIR

Durante o dia de hoje, o mundo Linux assistiu ao anuncio de duas informações antagónicas: Por um lado Jonathan Riddell,  do projecto  Kubuntu,   referiu que o Mir/XMir não será (ainda) integrado na sua distribuição  ;  Relativamente ao projecto Ubuntu, a informação é que o Ubuntu 13.10 Saucy Salamander virá com o MIR. Tal como anunciado  o Ubuntu 13.10 Saucy Salamander virá com o MIR, um novo servidor gráfico, desenvolvido pela Canonical, desenhado para ser rápido, eficiente e transversal a várias versões do Ubuntu (ex. Ubuntu para smartphones/ tablets, desktops, TV, etc). O Mir será o  substituto do X-Window e X.org  e oferecerá uma nova experiência aos utilizadores (de referir que a não adopção do  Wayland   – projecto idêntico desenvolvido por um grupo de programadores da Redhat, se deveu a incompatibilidades com os objectivos traçados pela Canonical). Como objectivo traçado, a equipa de desenvolvimento pretende que o MIR seja totalmente compatível e estável com o

Download Windows 7,8,10

Download Windows 7,8,10 num unico ISO - mega