Avançar para o conteúdo principal

Kaspersky acusada de injetar código malicioso para enganar rivais?

kaspersky

A Kaspersky é  conhecida pelos seus vários serviços de segurança e protecção, como é o caso de antivírus. No entanto a empresa encontra-se atualmente a ser alvo de várias acusações.

De acordo com a agência Reuters, citando dois antigos funcionários da empresa, a Kaspersky estaria a desenvolver falsos malwares há mais de 10 anos. Esta medida teria como objetivo prejudicar outras firmas com produtos antivírus no mercado.

Segundo os ex-funcionários, o processo seria relativamente simples. A empresa estaria a injectar pequenos códigos maliciosos em aplicações legitimas. Posteriormente, estas aplicações eram enviadas para agregadores de malware, como é o caso do serviço VirusTotal.

Posteriormente, quando outras empresas de segurança adicionassem o código malicioso injetado nas suas bases de dados, estas soluções de segurança iriam marcar aplicações fidedignas como sendo maliciosas, prejudicando assim a imagem dessa solução antivírus.

Esta sabotagem esteve a ser desenvolvida entre 2009 e 2013, sendo que alguns funcionários eram alocados para um destes projetos durante semanas. No entanto a prática era conhecida apenas por um grupo restrito de funcionários dentro da empresa.

Em resposta, a Kaspersky já emitiu um comunicado onde afirma que as práticas descritas nunca foram realizadas pela empresa. Esta sublinha ainda que considera as mesmas como desonestas e ilegais.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Llama Mountain: A board mais pequena do mundo é da Intel

A miniaturização dos componentes que constituem os nossos computadores tem estado a atingir níveis microscópicos. Ao criarem estes componentes passa a ser possível incluí-los em chassis ainda mais pequenos ou permite ganhar espaço para a colocação de outros elementos de maiores dimensões. A Intel apresentou hoje um protótipo, de nome Llama Mountain, que revela uma motherboard completa, mas de dimensões extremamente pequenas. Esta tecnologia vai estar disponível para qualquer OEM criar dispositivos, completos, ainda mais pequenos ou com outras características únicas. O Llama Mountain foi apresentado pela Intel na Computex um tablet único, a correr Windows 8.1 Pro, que é suportado por uma motherboard de dimensões reduzidas e que permite que exista espaço para a colocação de duas baterias. Estas duas baterias, de dimensões generosas, garantem a este tablet de 12.5 polegadas uma autonomia de 32 horas. Também como resultado da utilização desta motherboard, o tablet que fo...

O Windows 8.1 já chegou!

A mais recente actualização do Windows já está na loja de aplicações do Windows! De acordo com as datas que Microsoft tinha apresentado para o lançamento da mais recente versão do windows, seria hoje que a sua chegada aconteceria. E como a Microsoft cumpre escrupulosamente aquilo que promete, o Windows 8.1 já começou a ser visto na Loja de Aplicações para actualização. Segundo vários relatos, e confirmado pelo Pplware, já existem utilizadores a ter disponível na Store do Windows a opção de actualização para o Windows 8.1. A instalação desta actualização, que será muito mais que isso, vai permitir aos utilizadores terem acesso a todas as novidades do Windows 8.1, sendo a mais esperada o regresso do botão Iniciar. Existem ainda outras novidades, que formos apresentando e que podem ser descobertas com a utilização deste novo sistema operativo. Para verificarem se o Windows 8.1 já está disponível para download no vosso sistema, devem abrir a Store e verificar ...

Download Windows 7,8,10

Download Windows 7,8,10 num unico ISO - mega