Avançar para o conteúdo principal

Como remover a tabela de Partição GUID (GPT)

Necessita de instalar o Windows 8? Então vai ter problemas!
No inicio desta semana, após as tradicionais actualizações do Windows, o meu sistema ficou lentíssimo!Dei voltas e mais a tentar perceber qual a razão (a qual ainda hoje desconheço)..mas verifiquei que a actividade do disco andava sempre nos 100%.
Já em desespero, até porque não há muito tempo para se perder com um sistema, decidi avançar para a formatação até porque iria ser mais rápido e eficaz! Mas o binómio UEFI + GPT continuam a ser os maiores inimigos do utilizador.
gpt_06
Quem usa com muita frequência o PC é normal formatar o sistema de x em x tempo. Formatar um sistema já não é (não era) uma tarefa complexa…mas com o aparecimento das tecnologias UEFI + GPT tudo se complicou.
O que é a UEFI?

UEFI (EFI (Extensible Firmware Interface) Unificado) é uma interface de firmware padrão para PCs, concebida para substituir o BIOS (basic input/output system). Este padrão foi criado por mais de 140 empresas tecnológicas como parte do consórcio UEFI, incluindo a Microsoft. Foi concebido para melhorar a interoperabilidade do software e contornar as limitações do BIOS. O UEFI oferece algumas características interessantes como a protecção contra bootkits (será que ha assim tantos???), rapidez no boot (…se tivermos um disco SSD), etc etc.

UEFI + GPT = Problemas a instalar o Windows 8

Quem assim necessitar de reinstalar o Windows 8, aquando da remoção/alteração das partições e posterior instalação, receberá o seguinte alerta:
Windows cannot be installed on this disk. The selected disk is of the GPT partition style.

Mas o que é o GPT?

O GPT (Tabela de Partição Guid) é um novo layout relativo a particionamento de disco rígidos. Segundo algumas informações que li, o GPT traz muitos benefícios comparativamente ao tradicional MBR (Master boot record),dos quais se destcam:
  • Suporte para discos acima dos 2 TB
  • Suporte para 128 partições primárias
  • Melhor estrutura/organização ao nível das partições
  • Possui mecanismos para detecção da dados e partições corrompidas
  • Aumenta a probabilidade de recuperação de dados na existência de sectores do disco danificados
gpt_00
O problema do GPT é que não é suportado pelo modo BIOS tradicional, sendo necessário ter a opção UEFI
Mas como remover o GPT para instalar novamente o Windows?

NOTA IMPORTANTE: Antes de ensinar como remover o sistema de partições GPT do nosso disco é importante que façam um backup total do vosso disco, uma vez que TODOS os dados serão eliminados, usando o processo que vamos descrever a seguir.
Para remover o sistema de partições GPT do seu disco deve seguir os seguintes passos:
Passo 1) Correr um DVD ou Pen USB com o windows 8 e depois escolher Repair Your Computer
gpt_05
Passo 2) Depois na interface Choose an Option devemos escolher Troubleshoot
Passo 3) Depois vamos a Advanced Options
gpt_01
Passo 4) …e por fim escolhemos a opção Command Prompt
gpt_02
Ja dentro da linha de comandos, vamos usar o utilitário diskpart. Para listar o discos vamos usar o comando list disk. Como podemos ver, no campo GPT encontra-se um * que indica que este sistema de partições está activo no disco
gpt_03
Passo 4) Em seguida vamos seleccionar qual o disco no qual pretendemos remover o GPT, usando o comandoselect disk n e por fiz usamos o comando clean para limpar
Mais uma vez chamamos à atenção que este comando irá remover toda a informação do disco.
gpt_04

Depois de aplicado o comando, verificamos que o disco já não tem o sistema de partição GPT associado. Feito isto, basta voltar a arrancar com o DVD ou Pen USB e instalar normalmente o Windows 8.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Ubuntu 13.10 Saucy Salamander virá com o MIR

Durante o dia de hoje, o mundo Linux assistiu ao anuncio de duas informações antagónicas: Por um lado Jonathan Riddell,  do projecto  Kubuntu,   referiu que o Mir/XMir não será (ainda) integrado na sua distribuição  ;  Relativamente ao projecto Ubuntu, a informação é que o Ubuntu 13.10 Saucy Salamander virá com o MIR. Tal como anunciado  o Ubuntu 13.10 Saucy Salamander virá com o MIR, um novo servidor gráfico, desenvolvido pela Canonical, desenhado para ser rápido, eficiente e transversal a várias versões do Ubuntu (ex. Ubuntu para smartphones/ tablets, desktops, TV, etc). O Mir será o  substituto do X-Window e X.org  e oferecerá uma nova experiência aos utilizadores (de referir que a não adopção do  Wayland   – projecto idêntico desenvolvido por um grupo de programadores da Redhat, se deveu a incompatibilidades com os objectivos traçados pela Canonical). Como objectivo traçado, a equipa de desenvolvimento pretende...

Llama Mountain: A board mais pequena do mundo é da Intel

A miniaturização dos componentes que constituem os nossos computadores tem estado a atingir níveis microscópicos. Ao criarem estes componentes passa a ser possível incluí-los em chassis ainda mais pequenos ou permite ganhar espaço para a colocação de outros elementos de maiores dimensões. A Intel apresentou hoje um protótipo, de nome Llama Mountain, que revela uma motherboard completa, mas de dimensões extremamente pequenas. Esta tecnologia vai estar disponível para qualquer OEM criar dispositivos, completos, ainda mais pequenos ou com outras características únicas. O Llama Mountain foi apresentado pela Intel na Computex um tablet único, a correr Windows 8.1 Pro, que é suportado por uma motherboard de dimensões reduzidas e que permite que exista espaço para a colocação de duas baterias. Estas duas baterias, de dimensões generosas, garantem a este tablet de 12.5 polegadas uma autonomia de 32 horas. Também como resultado da utilização desta motherboard, o tablet que fo...

Avira PC Cleaner, do alerta para a segurança

As ferramentas que nos podem ajudar a detectar uma eventual infecção no nosso sistema são sempre uma mais-valia. Mas tornam-se ainda mais úteis quando chegam pela mão das grandes marcas de software com tradição em soluções de segurança, como é o caso da  Avira . Assim, a marca alemã disponibilizou o seu Avira PC Cleaner que pode ser descrito como uma ferramenta individual de pesquisa para vírus que funcional de forma independente, em espécie de «auditor» quer tenhamos ou não outras ferramentas de segurança instaladas. Vamos conhecer? O primeiro programa é bastante leve, rondando pouco mais de 2 MB de download sem necessidade de instalação. Uma vez descarregado basta correr o programa para que, de forma automática ele descarregue via INternet a «segunda parte» dele mesmo. Penso que começamos bem por aqui, pois este procedimento reduz, em certa forma, a possibilidade de eventuais conflitos com outras ferramentas de segurança que possamos ter instaladas. Uma vez d...